Volteio

guabi620

Vanessa Quintiliano

App CBH

O que é volteio?

Volteio é uma modalidade eqüestre de técnica e equilíbrio. O esporte consiste no volteador fazer acrobacia sobre o lombo do cavalo enquanto ele é mantido no galope. 

O objetivo do Volteio é o aprimoramento da harmonia, do sincronismo e da ressonância com o cavalo em movimento. Proporciona ao volteador uma oportunidade de maior conhecimento das qualidades deste animal; qualidades estas que beneficiam o desenvolvimento do ser humano no que diz respeito à integração entre cavalo e volteador, solidariedade e altruísmo, estabelecendo um laço de confiança entre o atleta e o animal.

Os brasileiros Ana Hackett e Izaac Araújo nos Jogos Equestres Mundiais 2006

O Volteio desenvolve o equilíbrio, a força muscular e o reflexo do atleta, e o domínio do corpo sobre o cavalo é uma arte ao alcance de crianças e adultos.

O manejo do cavalo, montar ou voltear, sempre teve na sua essência uma função educativa.

Já no ano de 400 a.C. encontramos, em Xenofontes, literatura sobre a arte de montar e que aponta um grande estímulo na disciplina deste esporte.

A apresentação, individual, dupla ou em equipe, é acompanhada de um ritmo musical, em que os volteadores executam diferentes figuras, enquanto o “longeur” – geralmente o treinador – conduz o animal na guia. O ´longeur´ permanece no centro da pista, enquanto conduz o animal em círculos de 15 metros de diâmetro.

A premiada volteadora Thais Tavares Paes em ação 

O Brasil tem sido palco de competições nacionais e internacionais, sendo São Paulo responsável pela formação do maior número de atletas e promoção de provas. Paralelamente, vem promovido anualmente um Concurso de Volteio Internacional (CVI) e participando de competições no exterior.

Destaques brasileiros

2002 – A equipe Sênior conquistou a 9ª colocação nos Jogos Equestres Mundiais em Jerez de la Frontera, Espanha. No individual, Flávia Themudo Guida conquistou o 9º posto, melhor classficação brasileira nos Jogos

Flávia Themudo Guida fez bonito nos Mundiais de 2002 e 2006

2006 – A equipe Sênior conquistou a 8ª colocação nos Jogos Equestres Mundias em Aachen, Alemanha.

2007 – A equipe Sênior participa do Vaulting Masters em Aachen, Alemanha, onde ficou em 5º. Lugar com uma média final de 7,796, sendo este o melhor resultado obtido por uma equipe brasileira, tanto em colocação como média.

A equipe foi formada por Nicolas Martinez, Izac Araujo, Ana Hackett, Maria Luisa Giugni, Yasmin Altmann, Mariana Veiga Alves e Giulia Francini, além das reservas Anna Luisa Sigaud,Camila Hsu Guimarães, Luisa Hackett e Camila Galeazzi. O cavalo utilizado foi um Hanoveriano Guldenburg de 15 anos com Irina Lenkeit na guia, tendo obtido ótimas notas.

O Brasil também marcou presença nas disputas individuais com Flávia Themudo que ficou em 10º lugar com média final de 7,165 e Nicolas Martinez, 11º. Colocado com média de 7,363.

Para treinar a equipe a Confederação Brasileira de Hipismo contratou a técnica alemã Agnes Werhahn - campeã mundial 7 vezes por equipe e individual -  e Priscila Botton. Os treinamentos foram realizados em várias clinicas no Brasil e 15 dias em Neuss, Alemanha, sob a direção de Werhahn.

Nicolas Martinez: destaque masculino nas principais competições internacionais 

2008 - Duas equipes brasileiras participaram dos Campeonatos Mundial e Europeu realizado em Brno, na República Tcheca. A equipe Sênior foi a 9ª colocada no Mundial e a Juniores ocupou o 7º lugar no Europeu. O volteador paulista Nicolas Martinez foi o 11º colocado na disputa Individual.

***

Sugestões, correções e envio de imagens? Colabora mandando uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Fotos: Divulgação

                                             ministerioesp227 2017              seloLeiIncentivoVertical 72

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150 / Fax: (21) 2277-9165