Rédeas

guabi620

guabi180

App CBH

As Manobras de Rédeas

Em uma prova são executadas oito manobras. Círculos, Spins, Troca de Mão, Esbarro, Recuos, Rollback, Rundowns e Pausa. O cavalo entra na arena ao passo e segue até o centro da mesma demonstrando relaxamento, confiança e sem resistência aos comandos do cavaleiro.

Círculos: É o primeiro exercício. São manobras ao galope que demonstram o controle e a vontade do cavalo de ser guiado. Rédeas frouxas, sinal de pouco contato com a boca, o galope é feito em círculos grandes ou pequenos, tomando por base uma linha imaginária na pista. O grau de dificuldade está na velocidade e nas mudanças de velocidade.

Círculo

Spins:  São uma série de giros de 360º executados sobre o posterior (interno) fixo no solo, sem que a garupa saia de posição durante execução da manobra.

Spin

Esbarro: Emitindo o som de “whoaaaa” o cavaleiro diminui a velocidade do galope até que o cavalo traga os posteriores para debaixo do corpo numa posição fixa, deslizando em linha reta alguns metros até parar totalmente.

Esbarro

Troca de mão: A precisão é fundamental neste exercício onde o cavalo deve trocar seus anteriores e posteriores, ao galope, enquanto muda de direção. Com as rédeas soltas e o cavalo galopando o cavaleiro pressiona a perna direita na costela do animal. Na troca, retira a pressão da perna direita, pressionando com a esquerda, pedindo que o cavalo troque a mão do galope para direita. Ao contrário, quando estiver na mão esquerda do galope: a pressão nas costelas com a perna esquerda é retirada na hora de fazer a manobra, mudando a pressão para a direita para haver a troca de mão do galope da direita para a esquerda.

Troca de mão

Recuos: Manobra onde o cavalo se move ao reverso, em linha reta e distância descrita no percurso de pelo menos três metros. O recuar deve ser feito de forma suave, fugindo da pressão do freio.

Rollback:  É o giro de 180º sobre os posteriores após o Esbarro, quando o cavalo gira na direção oposta, partindo ao galope em movimento contínuo.

Rollback

Pausa: O cavalo deve demonstrar a habilidade de permanecer parado de forma relaxada durante o momento descrito no percurso.

Rundowns (Run Downs e Run Arounds): são corridas ao galope em linha reta até o centro da arena ou pelas laterais até o final da arena. Devem ser executados em velocidade aproximada à demonstrada nos círculos grandes e rápidos.

Rundown

Fonte: NRHA – National Reinning Horse Association / ANCR – Associação Nacional do Cavalo de Rédeas

Fotos: Adilson/Fotoperigo / Álvaro Maya / Humberto Franco / Arquivo Country Press.

               novo logo cob 75                              ministerioesp227 2017              seloLeiIncentivoVertical 72

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150 / Fax: (21) 2277-9165

© Copyright 2010 - 2017   |   Todos os direitos reservados   |   Produzido por Magoo Digital