superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

De 9 a 12/7, o Clube Hípico e Campestre de Juiz de Fora recebeu o Campeonato Brasileiro Senior Top 2009, incluindo o 3º GP de um total cinco, válidos pela 1ª fase de seletivas para formação da equipe brasileira de salto rumo aos Jogos Equestres Mundiais 2010 em Kentucky (EUA). Ao mesmo tempo, conforme o critério de seleção da CBH, o campeão sênior top 2009 já viria a garantir sua classifcação automatica para a 2ª fase de seletivas na Europa. 

A exemplo das duas primeiras seletivas para o Mundial, a armação de pista também esteve em excelentes mãos com o belga Luc Musette, um dos armadores do concurso organizado por Rodrigo e Nelson Pessoa e também do Athina Onassis International Horse Show 2009 e 2010.

Na primeira parcial, prova de caça, o paulista Yuri Mansur com QH Ideal Hipos conquistou a 1ª colocação. Já na segunda parcial - sob dois percursos idênticos - a vitória foi do paulista Bartolomeu Bueno de Miranda Neto, o Totty, com o BH Daslu Reebok Sport Club Replay For Horse, 3º colocado na caça (melhor tempo da prova e uma falta), foi único a fazer duplo zero falta garantindo a 1ª colocação.

Totty e Daslu Reebok Sport Club Replay em ação 

Um resultado que levou o conjunto à liderança da competição com 2,34 pontos perdidos (pp). De quebra, Totty e Replay - um cavalo brasileiro de hipismo de 11 anos, filho de filho de Calei II e irmão próprio de Calei Joter (montaria do medalhista olímpico André Johannpeter) -  também foi o vencedor da 3ª prova seletiva Mundial em que foi computado o melhor resultado da 1ª passagem.

Finalmente, no domingo, no GP, sob dois percursos distintos, a vitória foi do cavaleiro olímpico nove vezes campeão brasileiro Vitor Alves Teixeira montando Ramirat do Império Egípcio, com apenas 4 pontos perdidos (pp) na 2ª passagem. Francisco José Mesquita Musa com Alvorada Itapuã, conjunto vencedor da 2ª seletiva para o Mundial 2008 na 38ª Copa São Paulo, perdeu 5 pontos na 2ª passagem conquistando o 2º posto.  

Musa com Alvorada Itapuã veio a conquistar o o vice-campeonato brasileiro

Terceiro colocado no GP Final, com um derrube em cada passagem, Totty e Daslu Reebok Sport Club Replay For Horse, puderam comemorar a conquista do título brasileiro sênior top 2009 totalizando 10,31 pp. Musa com Alvorada Itapuã arrematou o vice-campeonato com 12,25 pp, seguido de perto por Vitor com Ramirat do Império Egípcio, 12,94, na 3ª colocação. Todos defendem a Federação Paulista de Hipismo.

Vitor com Ramirat do Império Egípcio fechou a disputa em 3º lugar no pódio 

Na 4ª colocação aparece o jovem talento carioca Luiz Francisco de Azevedo, o Chiquinho, montando Ircos du Rouet, também a menos de uma falta do conjunto vencedor totalizando 13,62 pp.

Chiquinho com Ircos du Rouet: 4º colocado

O 5º e 6º posto foi novamente para São Paulo com Luiz Guilherme Ciampi com ML Pandora, conjunto vencedor do GP da Copa São Paulo, 15,19 pp, e Marcos Ribeiro dos Santos com Galant de la Lande, conjunto campeão brasileiro sênior top 2006, 22,88 pp.

Gui Ciampi e ML Pandora emplacaram em 5º lugar

Marquinhos com Galant de La Lande fecharam em 6º lugar

Totty comemora seu 1º título brasileiro sênior top e revela planos

Após disputar as seletivas olímpicas na Europa em 2008, Totty, 36, tem motivos de sobra para comemorar. "Acho que a temporada 2008 foi uma grande experiência para nós", pondera o campeão brasileiro sênior top 2009, que acumula dois títulos brasileiros e vice-campeonato na categoria Sênior Especial. "Na volta ao Brasil, o Replay teve um problema de reaclimatação e quase morreu de pneumonia, além de ter pego um trauma na hora do embarque no caminhão. Só voltamos às pistas no final da temporada", conta Totty que, junto com Replay, também começou bem a temporada 2009 com uma vitória no GP de Passo Fundo.

Totty elogiou a 1ª fase do processo seletivo em solo brasileiro para formação da equipe de salto rumo ao Mundial. "Acho que o Caio Sérgio de Carvalho, diretor de Salto da CBH, está de parabéns pela escolha dos armadores nas cinco seletivas. Tivemos o suíço Rolf Lüdi armando no The Best Jump, a Marina Azevedo na Copa São Paulo, agora no Brasileiro, o belga Luc Musette, e nas duas últimas seletivas, vamos contar com o Guilherme Jorge e o Leopoldo Palacios. Isso só eleva o nosso nível, tanto dos cavalos e principalmente dos cavaleiros." 

 

O campeão Totty com o BH Replay, irmão filho de Calei II e irmão próprio do cavalo olímpico Calei Joter

Com a vaga garantida para a 2ª fase de seletivas na Europa, Totty está trabalhando para contar com mais uma montaria. "Estamos querendo formar uma condomínio para comprar mais um cavalo", revelou Totty - que também acaba de adquirir junto ao cavaleiro olímpico Bernardo Alves, uma égua de 6 anos, filha de Nabab de Reve (Quidam de Revell), em parceria com o renomado Haras Feroleto. "Talvez ela também possa participar da temporada na Europa em 2010, saltando as provas de cavalos novos categoria 7 anos", adianta o ginete, representante da Sociedade Hípica Paulista. 

Finalmente, Totty ainda destaca a realização dos Campeonatos Brasileiros das categorias Mini-mirim e Pré-mirim, concomitante com o Brasileiro Sênior Top. "Conciliar os campeonatos da garotada é super importante, isso não acontecia antigamente. Dessa forma, os jovens talentos já podem ir se espelhando e aprendendo com os grandes cavaleiros."

Jogos Equestres Mundiais 2010 em foco

Realizados a cada quatro anos, os Jogos Eqüestres Mundiais (JEM) de 2010 acontecem entre 27/9 e 10/10 no Kentucky Horse Park, em Lexington, Kentucky, Estados Unidos. Esta será a sexta versão do evento e a primeira fora do Continente Europeu. Considerada a “Capital mundial do cavalo”, Lexington pretende transformar o JEM 2010 no maior evento esportivo eqüestre americano de todos os tempos.

Batizado de “Alltech FEI World Equestrian Games”, os JEM 2010 deve atrair um público de 800 mil pessoas. As competições serão transmitidas para mais de 500 milhões de telespectadores em todo o mundo. Em pista estarão cerca de 800 atletas de 57 países. Estima-se que o impacto econômico estadual venha a girar em torno de US$ 150 milhões.

Fonte e Entrevista: Country Press - Carola May e Rute Araújo com resultados hipismobr
 

 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.