superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Etapa da programação do Global Champions Tour, a fórmula 1 do hipismo mundial, o Athina Onassis Internacional Horse Show, que em 2009, entre 1 e 4 de agosto,  chegou a sua terceira edição no país, teve como palco a Sociedade Hípica Brasileira, à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro

Vista parcial do palco de disputas no AOIHS na Sociedade Hípica Brasileira; a competição recebeu as principais estrelas do hipismo brasileiro e internacional; amadores e jovens em atividadade no país também estiveram em pista 

Participaram da 7ª de nove etapas do Global Champions Tour 2009, 52 cavaleiros e 76 cavalos vindos da Europa, além de 25 conjuntos (cavaleiro/cavalo) do Brasil. Mas a mega-estrutura foi muito além da parte esportiva recebendo a nata dos amantes do esporte, empresários e celebridades .

O brasileiro campeão olimpico de 2004 Rodrigo Pessoa em clique com Let´s Fly estava entre as grandes estrelas da competição; foto: Alexandre Vidal

O maior evento internacional já realizado no Brasil - idealizado pelo casal Doda e Athina de Miranda, que contou com duas edições anteriores em São Paulo, chegou ao Rio com um investimento de R$ 12 milhões. Foram seis meses de planejamento, 45 dias de montagem envolvendo 700 profissionais, sob a batuta dos organizadores André Beck, da Sportcom Marketing, ao lado de Rodrigo Rivelino, da Aktuell. 

O casal Athina e Doda de Miranda atento a todos os detalhes

Doda e Rodrigo em clique durante a competição; fotos: Murilo Tinoco

Os organizadores Rodrigo Rivellino e André Beck: foto; Murilo Tinoco 

Um coquetel no barco “Pink Fleet” do empresário Eike Batista, na Marina da Glória, deu as boas-vindas aos cavaleiros e amazonas internacionais, proprietários dos cavalos e Vips “Foi muito bom mostrar o Rio, essa cidade maravilhosa, aos estrangeiros. Este ano, quase todos os proprietários dos cavalos vieram”, destacou o cavaleiro olímpico e anfitrião Doda Miranda, idealizador do evento.

Durante o evento, a badalação no local da competição rolou por conta da famosa casa noturna paulistana Disco e tampouco faltou o batuque brasileiro com direito à bateria da Escola de Samba Grande Rio ao final da competição. Moda por Ermenegildo Zegna, Osklen, uma linha especial da Daslu e gastronomia a cargo do Buffet Aquim, restaurantes Nau, Pizzaria do Jockey e America fizeram parte do show na Hípica.

Athina Onassis de Miranda, patronese do evento e conhecida por sua discrição e simplicidade, fez as vezes de anfitriã na Sociedade Hípica Brasileira, onde também participou da competição. Os holofotes também apontaram para sua amiga, a jovem amazona Charlotte Casiraghi, primogênita da princesa Caroline de Mônaco que competiu na categoria Amador, chamando atenção pela beleza e charme que lembram a sua avó materna, a atriz Grace Kelly.

A bela amazona Charlotte Casighari, neta de Grace Kelly, marcou presença em pista e nos bastidores; foto: Murilo Tinoco  

O príncipe e cavaleiro Abdullah Al Saud, filho do rei da Arábia Saudita Abdullah Bin Abdul Aziz Al Saud,  foi um dos ilustres convidados e destaque em pista. Apoio forte ao evento veio por meio do Governo do Estado do Rio de Janeiro contando com a presença do Governador Sérgio Cabral, habituè nas pistas de hipismo, por conta da performance de seu filho, o jovem cavaleiro João Pedro Cabral.

O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral com sua esposa Adriana; foto: Murilo Tinoco

Entre os melhores cavaleiros do mundo estiveram presentes à competição, o atual campeão olímpico Eric Lamaze, Marcus Ehning, nº 1 do mundo, Jos Lansink, atual campeão mundial e, entre outros, os olímpicos brasileiros Rodrigo Pessoa, Doda Miranda, Bernardo Alves e Pedro Veniss. Ao mesmo tempo, a elite carioca e artistas marcaram forte presença ao lado dos amantes do esporte do Brasil e Exterior de olho na festa maior do hipismo internacional nas Américas.


Gianni Govoni: o “rei do rio”

Fortes chuvas que assolaram o Rio de Janeiro adiaram o começo da competição por um dia em que todo o comitê organizador liderado por Doda Miranda não mediu esforços para deixar as condições do piso da pista José Verda – palco da disputa – em condições de receber a nata do esporte.

Após uma noite de intenso trabalho para reconstituição do piso castigado pela chuva em que Doda não descansou...  

... o sol voltou a brilhar no Rio de Janeiro; fotos: Alexandre Vidal

E, sem dúvida, o grande nome da competição no final de semana, em 2 e 3 de agosto, foi o ginete top italiano Gianni Govoni com nada menos que três vitórias nas quatro disputas internacionais.

O italiano Gianni Govonni reinou no Rio de Janeiro; foto: Alexandre Vidal

A primeira conquista veio na abertura e principal prova da competição, o GP CN by Private, a 1.60 metro de altura, com uma premiação de 285 mil euros. Montando o sela francês Joyau D´Opal, Gianni superou o campeão olímpico Eric Lamaze com seu fantástico garanhão sela holandês Hickstead, 2º colocado. “Somente vim ao Rio de Janeiro porque a Meredith Beerbaum (tricampeã da Copa do Mundo) me convenceu e acabou dando tudo certo. Essa vitória foi muito importante para mim”, destacou o Govoni.

Gianni Govonni montando Joyau D´Opal largou com força total do AOIHS vencendo GP CN by Private - válido pela 7ª etapa do Global Champions Tour; foto: Alexandre Vidal

Os campeões olímpicos Eric Lamaze e Hickstead deram show de categoria; foto: Alexandre Vidal

Mas esse era apenas o começo da incrível sequência de vitórias que levantou a torcida e daria ao italiano o carinhoso apelido de “rei do Rio”. Ainda na noite do mesmo sábado, Govoni voltou à pista no dorso da égua Love Affair sagrando-se vencedor da prova Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Gianni Govoni e Love Affair paparam a prova Governo do Estado do Rio de Janeiro; foto: Alexandre Vidall

Já na 2ª e 3ª colocação o destaque rolou por conta dos jovens talentos brasileiros Thiago Ribas da Costa com Longane de Laum de Laubry e Stephan com Jacady des Champs. Enquanto o medalhista olímpico brasileiro Bernardo Alves levou Wizzy à 5ª colocação.

Na tarde do domingo, 3/8, último dia de competição, Govoni montando Love Affair levantou a torcida na prova Coca Cola Challenge, a 1.45m, emocionando a todos com a sua terceira vitória consecutiva.

Gianni e Love Affair cairam nas graças da torcida com sua terceira vitória consecutiva; foto: Alexandre Vidal 

Calorosamente ovacionado já na largada do desempate, Gianni e Love Affair corresponderam às melhores expectativas. Em um percurso de tirar o fôlego, o conjunto italiano ¨voou na madeira” na incrível marca de 37s03, passando em mais três segundos o 2º colocado, o ginete olímpico belga Ludo Phillipaerts com Tauber van Het Kapelhof, sem faltas, em 40s32.

Suíço Steve Guerdat vence GP Embratel Masters – Troféu Aristótoles Onassis

Com 285 mil euros em jogo, fechando a competição pela noite adentro, a grande atração foi o GP Embratel Masters – Troféu Aristótoles Onassis, a 1.60m, em que jovem talento suíço Steve Guerdat montando o cavalo sela belga Tresor conquistou uma senão a mais importante vitória de sua carreira.

Steve Guerdat e Tresor saltam para a vitória no GP Embratel Masters - Troféu Aristótoles Onassis que encerrou a competição; foto: Alexandre Vidal 

“Tive a sorte de fazer uma 1ª passagem bem rápida e com isso foi o último a entrar na 2ª volta. Como isso puder observar os demais competidores e ver o que daria para melhorar”, disse Steve, 27, que já teve duas participações olímpicas. “Nos últimos dois anos tenho tido vitórias importantes. Mas esta aqui no Athina Onassis Show, sem dúvida, foi uma das minhas melhores da minha carreira. Estou muito, muito feliz”, acrescentou o grande vencedor. 

Quem também comemorou bastante o resultado foi o príncipe Abdullah Al Saud da Arábia Saudita, vice-campeão do GP Embratel Masters, montando o sela francês Mobily Allah Jabek, seguido pela australiana Edwina Alexandrer com seu Isolvas Itot du Chateau.

Abdullah Al Saud da Arábia Saudita comemorou um grande resultado

“Estar entre cavaleiros de tão alto nível com a Edwina e o Steve – que são favoritos para mim – é uma honra. Também estou muito honrando por ter vindo ao Brasil e eu gostaria de agradecer a todos, especialmente ao Doda e a Athina por terem me convidado e ao Jan Tops pela realização do Global Tour”, destacou Abdullah Al Saud. “Agradeço também ao meu treinador que é como um irmão para mim. Ele me convenceu a saltar com este cavalo. Felizmente deu tudo certo!”

AOIHS 2010 sediará a Final do Global Champions Tour

Ao final da última coletiva de imprensa, o medalhista olímpico Doda Miranda, grande anfitrião da festa, comemorou o sucesso do evento e anunciou o AOIHS 2010 que, a exemplo de 2008, volta sediar a fechar o Global Champions Tour.
"O concurso no Rio de Janeiro superou não somente as minhas expectativas, mas também do público, cavaleiros, proprietários dos cavalos e patrocinadores", disse Doda. "Fiquei muito feliz. Ano que vem o AOIHS no Rio de Janeiro será em setembro. E, por ser a Final do Global Champions Tour, certamente vamos contar com os 20 melhores cavaleiros do mundo."

 

Carola May com as fontes: MBraga Comunicação e MKT MIX Assessoria de Comunicação; fotos: Alexandre Vidal www.fotobr.com.br e Murilo Tinoco 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.