superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

O palco não poderia ser melhor: o Athina Onassis International Horse Show (AOIHS) com sua mega-estrutura na charmosa Sociedade Hípica Brasileira, na zona sul do Rio de Janeiro.

Na noite deste sábado, 28/8,todas as atenções estava voltadas para o Grande Prêmio Oi - Final do Global Champions Tour (GCT) que também definiu o campeão da temporada do mais bem premiado concurso do mundo: o alemão Marcus Ehning com sua Noltes Küchengirl.

 
Marcus Ehning, campeão entre campeões no Global Champions Tour, deixa o Athina Onassis International Horse Show com cerca de 500 mil euros no bolso; foto: Alexandre Vidal
 

A disputa

Foram 38 os conjuntos (cavalo/cavaleiro) que largaram na 1ª passagem do GP dentre os quais os 18 melhores carimbavam o passaporte para o 2º percurso.  Mostrando alto nível técnico, nada menos que 11 fizeram pista limpa na 1ª rodada, entre eles, os brasileiros Doda Miranda com AD Ashleigh Drossel Dan e Carlos Eduardo Motta Ribas, o Cacá, com Ronaldo. Outros dois brasileiros - Luis Felipe de Azevedo Fº com Special que registrou somente 1 ponto perdido por excesso de tempo e Bernardo Alves montando Bridgit com apenas um derrube - também ficaram entre os 18 classificados.

 

Vista panorãmica da pista José Verda na Sociedade Hípica Brasileira; palco nota 10 do Athina Onassis International Horse Show; foto: Alexandre Vidal
 

Primeiro brasileiro em pista, Bernardo e valente Bridgit, de apenas 9 anos, foi impecável realizando percurso limpo e deixando a arena sob fortes aplausos do público brasileiro. Depois Felipinho Fº e Special garantiram um belo percurso computando apenas um derrube. Doda com AD Ashleight Drossel Dan também fez uma grande apresentação, mas também acabou cometendo uma falta.

E a grande e boa surpresa veio mesmo com Cacá apresentando Ronaldo. Após um pequeno susto no salto triplice de nº 3 onde o sela belga Ronaldo fez jus ao nome com uma "pedalada", o ginete paulista radicado na Holanda e sua montaria foram perfeitos até o final - causando uma explosão da aplausos na arena do AOIHS.

O eletrizante desempate

Ao lado de Cacá, outros quatro conjuntos fizeram duplo zero falta garantindo um desempate nota 10. Sempre competitiva, a australiana Edwina Alexander e seu pequenino Cevo Itot de Chateau assumiram a liderança com pista limpa, em 34s01. Marca que foi batida pelo irlandês Denis Lynch com All Inclusive NRW que zerou em 33s50. 

O brasileiro Cacá e seu Ronaldo, de 9 anos e recém adquirido por Roberto Villa Real Junior, deu mais um show de categoria e para alegria geral do público fez pista limpa em 34s33 - assumindo o 3º posto.

Mas o placar não estava definido. Simplesmente espetacular do início ao fim, o alemão Marcus Ehning e sua geniosa e potente Noltes Küchengirl voaram em pista e sem faltas em 33s23 levantaram a público na arena no Rio de Janeiro que festejou o campeão do GP Oi e da classifcação geral do GCT 2010.

 Marcus e Noltes Küchengirl: show de categoria na arena do AOIHS 2010; foto: Alexandre Vidal
   

Como se não bastasse, o número cinco do ranking mundial e tricampeão da Copa do Mundo (2003, 2006 e 2010) foi eleito o melhor cavaleiro da quarta edição do AOIHS. Com essas conquistas, o alemão recebeu a maior premiação individual da história do hipismo 427 mil euros - 300 mil euros como campeão do GCT 2010, 100 mil euros pelo título do GP Oi e 27 mil euros como melhor cavaleiro do AOIHS.

O vice-campeão geral do Global Champions Tour 2010 foi o compatriota Marco Kutscher, com 215 pontos, seguido pela australiana Edwina Alexander com 198 pontos. Como prêmio, o segundo colocado ganhou 190 mil euros e a terceira, 120 mil euros.

 


Marcus Ehning, Marco Kutscher e Edwin Alexander no pódio final do Global Champions Tour 2010 no Rio de Janeiro; foto: Alexandre Vidal
 

Depoimentos

"Eu não consigo acreditar até agora no que aconteceu. É incrível! Jamais imaginava que isso poderia acontecer. Realmente aquele passarinho me deu muita sorte ontem (27/08) e hoje (28/08), vou guardar o culote para sempre como amuleto", comemorou Ehning, referindo-se ao passarinho que carimbou o seu culote (calça de montaria) antes de entrar de vencer a prova  Bradesco  Private ontem, embolsando 31.250 mil euros.

O alemão Marco Kutscher, que liderava com folga o ranking do GCT, com 215 pontos, só precisava garantir vaga no segundo percurso da final para sagrar-se campeão por antecipação da edição 2010.  Entretanto, Kutscher cometeu duas penalidades na primeira passagem, não se classificando entre os 18 melhores para a segunda volta.  Ehning, que ocupava a segunda colocação no ranking, com 201 pontos, conseguiu uma pista perfeita e só precisava terminar em TOP 3 para erguer o troféu.

 


Cacá Ribas sentado à direita na mesa da coletiva de imprensa ao lado de Edwina Alexander, declarou estar surpreso com seu resultado e agradeceu o convite para AOIHS ao amigo Doda, idealizador do AOIHS e a Jan Tops, no centro da mesa de terno, organizador do Global Champins Tour 2010; foto: MKT Mix 
 

Cacá que finalizou o GP em 4º lugar estava bastante emocionado."Nem acredito que estou aqui. Faz tempo que eu não saltava um percurso desse nivel. Agradeço ao Doda e ao Jan Tops pela oportunidade de estar aqui. Tinha acabado de vender esse cavalo, o recém proprietário deixou que saltasse com ele pela última vez nesse GP. Foi um ótimo resultado, estou muito feliz", comemorou Cacá.

Já o brasileiro Bernardo Alves, em entrevista a Grand Prix TV (aguarde video em breve), confessou que Bridgit é seu grande Xodó. "Para o Mundial ela é muito nova. Mas tenho a certeza que ela tem tudo para brigar por uma medalha nos Jogos Pan-americanos 2011. A Bridgit saltou muito bem no GP e todas as demais provas aqui no Rio. Ela tem todas as qualidades que um cavaleiro pode sonhar!"

Missão cumprida

O idealizador do AOIHS, o medalhista olímpico Doda Miranda festejou o sucesso da quarta edição deste evento que mudou a história do hipismo no Brasil.

"Por três anos seguidos o AOIHS foi eleito a melhor etapa do GCT, espero que esse ano se repita. Na América do Sul esse é o único evento cinco estrelas por isso atrai tanto público. Antes da medalha olímpica em Atlanta 96 era muito difícil convencer o público a assistir uma prova de hipismo, agora eles não só assistem como entendem. Conto com um grande time. Atualmente não estou me envolvendo muito na organização, mas apresento sempre ideias para melhorar o nosso show", disse Doda, também agradecendo ao empresário e amigo André Beck, grande organizador do evento.

A quarta edição AOIHS recebeu 8 mil pessoas na quinta e sexta e 5 mil pessoas hoje. O AOIHS contou com o apoio de fortes patrocinadores e parceiros como Oi, Bradesco Private, Petrobras, Coca-Cola, Gerdau, Shopping Fashion Mall, Osklen, Pamcary, Pernod Ricard e apoio do Governo do Estado do RJ, da Prefeitura do RJ e da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer do RJ.

TOP 3 do Global Champions Tour 2010

1º Marcus Ehning (ALE)- 222 pontos
2º Marco Kutscher (ALE) - 215 pontos
3º Edwina Alexander (AUS) - 198 pontos

Grande Prêmio Oi de 1,60m

1º Marcus Ehning/ Noltes Küchengirl (ALE) - 33s23 e triplo zero
2º Denis Lynch/All Inclusive (IRL) - 33s50 e triplo zero
3º Edwina Alexander/ Cevo Itot du Château (AUS) - 34s01 e triplo zero

Consulte o resultado completo

Aguarde galeria de fotos.

Fonte: Imprensa CBH, FPH - Carola May com MKT MIX Assessoria de Comunicação, Presscom Comunicação e MBraga Comunicação
 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.