superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Se o sonho de uma inédita medalha por equipes no Salto em Jogos Equestres Mundiais - evento disputado a cada quatro anos e que chegou a sua 6ª edição em Lexington, no Estado do Kentucky (EUA) - está adiado, o Brasil já pode comemorar a qualificação do país para os Jogos Olímpicos 2012. Valendo destacar que o Salto é a primeira modalidade esportiva no Brasil a ter uma vaga assegurada em Londres.

Representado pelo campeão mundial de 1998 Rodrigo Pessoa montando HH Rebozo, Álvaro Affonso de Miranda, o Doda, com AD Ashleigh Drossel Dan, Pedro Veniss com Amaryliss e Bernardo Alves com Vancouver D´Auvray, a seleção verde amarela conquistou o 4º posto entre um total de 27 nações na noite dessa quarta-feira, 6/10.

O placar foi apertado e por muito pouco o Brasil não subiu ao pódio. Com apenas 17,80 pontos perdidos (pp), o time da Alemanha - Marcus Ehning montando Pot Blue, Janne-Friederike Meyer montando Cellagon Lambrasko, Carsten Nagel com Corradine e Meredith Michaels-Beerbaum com Checkmate - levantou o ouro por equipes.

 Carsten, Meredith, Marcus e Janne-Friedericke comemoram o bicampeonato mundial por equipes 1998 e 2010; foto: FEI / Dirk Caremans
 

Contando com duas amazonas em seu time, a Alemanha fez o melhor quando seus três primeiros integrantes fizeram pista limpa. Último em pista, Marcus Ehning que registrou uma falta com Pot Blue, declarou "agradeço ao meu time. Quando entrei em pista, já éramos campeões mundiais."

A prata coube à França, 24,32 pp. O bronze veio de virada para a Bélgica com 24,70 pp, a menos de dois pontos do Brasil que computou 26s49 pp. Logo atrás, o Canadá, 27,93pp,  foi quinto país a garantir a qualificação olímpica.        

E, sem dúvida, a atuação brasileira foi muito consistente. O cavaleiro top e técnico da equipe do Brasil Rodrigo Pessoa montando HH Rebozo abriu a rodada com um desempenho nota 10: a terceira pista limpa na competição. Resultado que garantiu ao campeão mundial de 1998 a liderança no quadro de qualificação parcial para a semi-final dos 30 melhores conjuntos da sexta-feira, 8/10.

 Rodrigo Pessoa com seu HH Rebozo: liderança individual na luta pelo bicampeonato e a vaga olímpica em sua estreia oficial como técnico da equipe do Brasil; foto: FEI / Dirk Caremans
 

Depois foi a vez do jovem talento paulista Pedro montando Amaryllis que cometeu somente um derrube e fechou a 3ª qualificativa no 35º posto individual. Doda e seu AD Ashleigh Drossel também tiveram uma grande atuação; com apenas 1 falta e somados os resultados dos dias anteriores, o medalhista olímpico conquistou sua vaga na semi-final com um ótimo 12º lugar.

 Doda com AD Ashleigh Drossel com muita categoria rumo à semi-final; foto: Rafael Christianini/cedida
 

Uma pista limpa de Bernardo com Vancouver D´Auvray poderia ter trazido a prata  para o Brasil. O conjunto vinha em belo percurso, mas uma falta na saída do penúltimo obstáculo, a saída do duplo de nº 12, adiou o sonho da medalha por equipes em Mundiais.

A Alemanha - campeã mundial em 1998 e que qualificou seus quatro integrantes entre os 30 conjuntos habilitados para a semi-final -  comemorou muito.  "Tive um inacreditável ano vencendo a Final Copa do Mundo, o Global Champions Tour e agora o Mundial por equipes", destacou Marcus. Já a amazona Jean Frederike mal acreditava em seu resultado. "Estou muito feliz por integrar esse time. Meredith, Marcus e Carsten-Otto são meus ídolos. Agora quero tomar cerveja e vinho para acordar de manhã estranhando porque me sinto tão mal e aí lembrar: é porque sou campeã mundial."

 Marcus Ehning com seu Pot Blue, estrela máxima do time alemão ao lado de Meredith, virou para a semi final em 27º lugar; foto: FEI / Dirk Caremans
 

Otto Becker, chefe de equipe da Alemanha, declarou estar entusiasmado porque o país não vencia a disputa há 12 anos. "Usso é muito tempo!", disse Becker. A recém mamãe Meredith disse que seu filha Brianne é um amuleto da sorte para ela e toda a equipe e, de quebra, descreveu muito bem a qualidade do desafio final das equipes. "Os obstáculos estavam mais altos e a disputa entre os sete primeiros times foi muito acirrada. Foi muita pressão em cima dos cavaleiros o que criou muito entusiasmo e uma grande competição. Agora estamos agradecidos e orgulhosos", declarou a top Meredith, amazona norte-americana naturalizada alemã.

Para o francês Kevin Staut, atual líder do ranking mundial, a Final por equipes foi um momento de superação. "Eu estava tão bravo comigo por ter montado mal na prova de caça no primeiro dia. Essa noite eu lutei mais do que nunca. Minha principal meta era a qualificação olímpica e agora esse medalha é muito importante para todos nós", ponderou Staut. Já o chefe de equipe belga  Philippe Guerdat admitiu estar supreso. "A gente veio com esperanças de obter a qualificação olímpica, não esperavamos conseguir uma medalha".

Para Rodrigo e todo o time brasileiro, a principal meta foi cumprida. “Nosso grande objetivo era conquistar a vaga olímpica por antecipação. Ela nos dá tranquilidade para os Jogos Pan-Americanos 2011 e poderemos até testar novos conjuntos”, declarou Rodrigo, líder individual e forte candidato ao bicampeonato, em sua estreia com chave olímpica como técnico da equipe do Brasil.

 Em busca do bi Rodrigo com seu HH Rebozo no Rolex Stadium em Lexington (Kentucky), grande palco dos Jogos Equestres Mundiais 2010; foto: FEI / Dirk Caremans
 

Agenda Nessa sexta-feira, 8/10,  a partir das 20h00 no Brasil, os 30 melhores conjuntos na classificação individual disputam a semi-final. Já a decisão do título individual sai no sábado, 10/10, a partir das 21 horas, com a tradicional prova de rodízio - em que os top 4 saltam seus cavalos e também as montarias de seus concorrentes.  

Placar das equipes

Ouro - Alemanha - 17,80 pontos perdidos (pp)
Prata - França - 24,32 pp
Bronze - Bélgica - 24.70 pp
4º Brasil - 26,49 pp
5º Canadá - 27,93 pp
6º Suécia - 32,18 pp
7º Austrália - 33,87 pp
8º Arábia Saudita - 35,48 pp
9º Grã Bretanha - 37,80 pp
10º EUA - 38,69 pp

Placar individual após 3 qualificativas

1º  HH Rebozo / Rodrigo Pessoa - BRA - 2.80 pp
2º  Vigo D'Arsouilles / Philippe Le Jeune - BEL - 3.11 pp
3º  Corradina / Carsten-Otto Nagel - ALE 3.24 pp
4º Hickstead / Eric Lamaze - CAN - 3.39 pp
5º Chianto / John Pearce) - CAN - 3.70 pp
6º Ninja la Silla / Rolf-Goran Bengtsson - SUE - 5.37 pp
7º Presley Boy / Khaled Al Eid - KSA - 6.20 pp
8º Tinka's Serenade / Billy Twomey - IRL - 6.54 pp
9º Seldana di Campalto / Abdullah Al Sharbatly - KSA - 7.07 pp
10º Silvana de Hus / Kevin Staut - FRA - 7.81 pp
11º Fanatico de Huincul / Christian Santis - CHI - 8,1 pp
12º AD Ashleigh Drossel Dan / Doda Miranda - BRA - 8,85 pp 
 
Consulte o placar completo.

Com fonte: Carola May e fonte FEI - Louise Parkes

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.