superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Nos Jogos Equestres Mundiais 2010 que chegaram a sua 6ª edição em Kentucky (EUA), o Adestramento Paraequestre, pela primeira vez, aconteceu concomitantemente com as demais sete modalidades chanceladas pela Federação Equestre Internacional.

Nas diversas disputas, entre 5 e 10/10, estavam em jogo uma medalha por equipes e duas medalhas individuais - teste individual e teste individual free-style -  em cinco diferentes graus - 1a, 1b, II, III, IV (escala do maior ao menor grau de comprometimento físico).  

Com um verdadeiro show e nada menos de 13 medalhas, sendo de 7 ouro, 3 de prata e 3 de bronze, os atletas britânicos do Para Adestramento contribuiram em muito com a vitória da Grã Bretanha no quadro geral de medalhas dos Jogos. 

 

A equipe dourada da Grã Bretanha: Jo Pitt, Lee Pearson, Sophie Christiansen e Anne Dunham; foto: FEI / Kit Houghton
 

Disputa por equipes

Para o Brasil, o resultado foi muito satisfatório. Após a inédita participação de uma equipe nas Olimpíadas 2008, onde Marcos Fernandes Alves, o Joca, e seu Lutheney de Vernay conquistaram duas medalhas de bronze individuais, o Brasil mais uma vez contou com a participação de um time completo.

Representaram o país, Sergio Froes Ribeiro de Oliva com Reliquia (grau 1a), Marcos Fernandes Alves com Lutheney de Vernay (grau 1b), Vera Lucia Martins Mazzilli montando Rossini (grau 1a) e Davi Salazar Pessoa Mesquita montando Lester (grau 1 b) conquistando um honroso 13º lugar entre um total de 16 equipes. Todos de Brasília, famoso por ser um centro de excelência em treinamento de cavaleiros voltados ao Para Adestramento.  

 
Os atletas do Para Adestramento brasileiro David Salazar e Sérgio Froes com o idolo máximo do hipismo brasileiro Rodrigo Pessoa; foto: Rafael Christianini/cedida
 

A medalha de ouro por equipes coube à Grã Bretanha com Sophie Cristiansen com Rivaldo of Berkeley, Anne Dunham com Teddy, Lee Pearson com Gentleman, Jo Pitt com Estralita. Enquanto a prata e o bronze foram, respectivamente, para Alemanha e Dinamarca.

Atletas brasileiros voltam a brilhar na disputa Individual


Teste Individual Grau 1a 
  
O melhor resultado brasileiro foi o importante 8º lugar da amazona Vera Lucia e seu Rossini com 65,300% de aproveitamento. Sergio com Reliquia fechou em 18º lugar, com 54,300%.

No pódio individual, as amazonas de ouro da Grã Bretanha não deram chances aos adversários.  Sophie com Rivaldo foi ouro, 76,100%, Anne com Teddy, prata, 73,200%, e Ema com Purdy´s Dream, bronze, 71,900%. 


Freestyle  Grau 1a

Na disputa individual, os atletas brasileiros voltaram a brilhar. Vera Lucia com seu Rossini garantiu o 10º posto com 64,850% de aproveitamento no Freestyle Test - Grau 1a - entre um total de 18 participantes. Série esta em que Sérgio e Reliquia fecharam na 17ª colocação com 58,200%.

O ouro individual coube a britânica Emma Sheardown com Purdy´s Dream com nada menos 78,550%. Sophie Christiansen com Rivaldo  e Anne Dunham completaram o domínio 100% britânico com a conquista das medalhas de prata e bronze computando 77,850% e 74,159%, respectivamente.

 Emma Sheardown com Purdy´s Dream: superação de ouro; foto: FEI / Kate Houghton 
 

"Nunca diga : não consigo. Diga: eu consigo! Pode ser devagar e duro, mas, ao final, sempre terá valido a pena", comemorou Anne. Palavras estas muito verdadeiras - ainda mais após a superação de companheira de equipe Emma e que na final individual havia sofrido uma queda que a levou ao hospital. Com os dentes devidamente reparados, Emma deu a volta por cima e sagrou-se campeã no freestyle.

Teste Individual Grau 1b

Pelo Brasil, David com Lester e Joca com Luthenay de Vernay fez bonito conquistando o 10º e 11º posto com 64,783% e 64% entre um total de 17 concorrentes.

Confirmando a supremacia britânica, o ouro foi para Lee Pearson com Gentlemen, 76,435%, e Ricky Balshaw com Academy Award, 72,870%, levou a prata. Stinna Tange Kaastrup com Labbenhus Snoevs, 70,174%, arrematou o bronze pela Dinamarca.

 Lee Pearson com Gentleman: show de categoria; foto: FEI / Kate Houghton  


Freestyle Grau 1b

No  Freestyle os brasileiros Joca com Lutheney de Vernay, 66,500%, e David com seu Lester, 66,150%, mais uma vez tiveram uma grande atuação com o 9º e 10º lugar, respectivamente.

 

Joca com seu Lutheney de Vernay em clique em sua bem sucedida participação nas Olimpíadas de 2008; foto: arquivo CBH
 

Lee Pearson com Gentlemen, com excelentes 82,500%, levantaram mais um ouro para a Grã Bretanha e o terceiro do conjunto na competição. A medalha de prata foi para Stinna Tange Kaastrup com Labbenhus, 77%, pela Dinamarca. Enquanto o bronze coube a Katja Karialainen com Rosie, 72,850%, pela Finlândia.

Teste Individual Grau II

A participação brasileira rolou por conta de Elisa Melaranci montando Redingen, conjunto reserva do time brasileiro, 22ª colocada com 53,238%.

Petra Van de Sande com Toscane, 69.238%, levou o ouro pela Holanda. A alemã Britta Näpel com Aquilina 3 foi prata, 67,905%, e Caroline Cecile Nielsen com Rostorn´s Hatim-Tinn, da Dinamarca, 67,238%, ficou com bronze.

Freestyle Grau II

Para Elisa com Redingen o resultado foi bem superior ao Teste Indiviudal, desta feita, registrando 62,450% - que lhe rendeu o 20º posto. 

Pelas cores da Alemanha, Angelika Trabert com Ariva-Avanti, 75,900%, conquistou o ouro. A prata foi para a Holanda com Gert Bolmer com Triumph, 75,850%. Pela Grã Bretanha Jo Pitt com Estralita, 74,950%, levou o bronze.

 Angelika Trabert com Ariva-Avanti: brilho de ouro no Freestyle; crédito: FEI / hippo photo
 


Teste Individual Grau III

Pela Alemanha, Hannelore Brenner com Women of the World conquistou o ouro com 72,440%. A dinarmarquesa Annika Dalskov com Preussen Wind, 71,067%, foi prata e Sharon Jarvis com Applewood Odorado, 68,867%, levou bronze pela Austrália.

 Hannelore Brenner montando Women of the World conquistou dois ouros individuais no Grau III ; foto: FEI / Kate Houghton
 

Freestyle Grau III

Hannelore, integrante do time de prata da Alemanha, com Women of the World conquistou sua segunda medalha de ouro individual com 79,200%. A dinamarquesa Annika com Preussen Wind, medalhista de bronze por equipes, levou a segunda prata individual com 75,400%. Fechando o mesmo placar que no Teste Individual, o bronze foi novamente para Sharon montado Applewood Odorado, 74,700%, pela Austrália.

Não houve participação brasileira no Grau III que contou com o total de 13 concorrentes.

Individual Grau IV

Sophie Wells com Pinocchio, medalhista de ouro por equipes pela Grã Bretanha, também levou seu segundo ouro com 71,677%, superando demais 17 concorrentes. Pela Holanda, Frank Hosmar com Tiesto, 70,129%, foi prata. O bronze coube a Henrick Weber Sibbesen com Rexton Royal, 69,419%, integrante do time medalha de bronze da Dinamarca.

  Sophie Wells com Pinocchio: três ouros nos Jogos Equestres Mundiais 2010; foto: FEI / Kate Houghton
 


Freestyle Grau IV

Fechando com a supremacia britânica com mais um ouro, Sophie e Pinochio conquistaram o seu terceiro ouro com 78,500%. Michele George montando FBW Rainmann, 78,050%, honrou a Bélgica com a medalha de prata. Já o bronze foi para o holandês Frank com seu Tiesto, 77,25%.

Não houve participação brasileira no Grau IV.


Grã Bretanha bate recorde de medalhas

A Grã Bretanha sagrou-se campeã do quadro de medlhas dos FEI Alltech Jogos Equestres Mundiais e, para tanto, seus atletas do Para Adestramento deram uma importante contribuição.

Levaram ouro Individual:
Lee Pearson (1b), Sophie Christiansen (1a), Sophie Wells (IV), Freestyle tests - Lee  Pearson(Ib), Emma Sheardown (Ia), Sophie Wells (IV)

Equipe de ouro: Lee Pearson, Sophie Christianse, Anne Dunham e Jo Pitt.

A Grã Bretanha também conquistou três medalhas de prata e outras três de bronze.

No computo geral, a Grã Bretanha conquistou 9 ouros, 7 pratas  e 3 bronzes  - totalizando 19 medalhas dentre as quais 13 no Para Adestramento.

Consulte o resultado completo.


Fonte: Carola May com dados FEI / Louise Parkes 
 
 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.