superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

No domingo, 4/9, três cavalos foram retirados do GP do Global Champions Tour que encerrou o Oi Athina Onassis Horse Show 2011 no Rio de Janeiro: Romanov e All Inclusive, respectivamente, montados pelos irlandeses Billy Twomey, Denis Lynch e Vancouver DML, montaria do francês Simon Delestre.

Os cavalos não passaram no exame de Termografia - aparelho de propriedade da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) - que apontou pontos de inflamação confirmando hipersensbilidade no consequente exame de apalpação. Formaram a comissão veterinária responsável pelo exame: o médico veterinário especialista em claudicação dr Jack Snyder, veterinário da equipe americana de hipismo e em quatro edições de Jogos Olímpicos, dr Fabio Camargo, veterinário do Clean Sport da CBH, o time da Azevedo Montello Veterinários com a dra Luciane Araújo, e o chief stewart do evento Cesar Hirsch da Venezuela.

Exemplo de exame termográfico em que os pontos em branco indicam maior grau de infrlamação

 

"Ao todo foram examinados 30 dos 43 cavalos do GP que foram selecionados com a ajuda do trabalho dos stewarts. Mediante o laudo do exame termográfico que acusou pontos de inflamação nos membros dos cavalos, os mesmos foram submetidos ao protocolo do exame de apalpação em que o veterinário põe uma luva e testa a sensibilidade à dor do cavalo", conta Fábio Camargo, responsável contaratado pelo Clean Sport da CBH. 

 

Fábio Camargo, médico veterinário responsável pelo Departamento de Clean Sport da CBH com o termógrafo em punho

 

"O juri - presidido pela juiza internacional Elaine Zander - acatou o laudo da comissão do Clean Sport e juntamente com os membros do time de veterinário e o chief stewart assinou o documento que resultou na eliminação dos conjuntos da competição", acrescenta Camargo. "Nosso objetivo é garantir a igualidade de condições na competição, preservando a saúde e o bem-estar dos animais. Para tanto é necessário contar com o trabalho em equipe dos stewarts e a colaboração dos veterinários dos animais, seus cavaleiros e proprietários", enfatiza o veterinário.

Tela do termógrafo que detecta os pontos de inflamação e grava as imagens

 

Fonte: CBH - C. May
 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.