superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

A grande festa do Concurso de Saltos Internacional Mundial da Juventude no Centro Hípico e Haras MD, na cidade gaúcha de Passo Fundo, terminou no domingo, 25/9, e já deixou saudades. O evento que começou na quinta-feira, 22/9, com um belo show de abertura, reuniu a geração jovem do hipismo de 14 países disputando as categorias Mirim / Children, Pré-junior, Junior e Young Riders.

Entraram em pista 153 jovens talentos de 12 a 21 anos, provenientes da Polônia, Panamá, Argentina, Áustria, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Paraguai, Uruguai, Venezuela, El Salvador e Brasil deram seu melhor para vencer cada obstáculo dos percursos desenhados pela armadora internacional Marina Azevedo.

Uma das muitas imagens marcantes do espetáculo da Cia. da Cidade, que recepcionou público e atletas estrangeiros e brasileiros com um pouco de nossa cultura; foto: Grace Carvalho

Para o titular da entidade anfitriã, Maurício Dal Agnol, o objetivo é popularizar o esporte e contribuir para que o público tenha acesso a provas de alto nível em Passo Fundo. “Agora já começamos a nos preparar para os próximos eventos, sempre primando pela hospitalidade aos visitantes”, pontua o anfitrião.

"Que nossos atletas continuem trabalhando firme pois no ano que vem tem mais. Aproveito para parabenizar o excelente trabalho de nosso chefe de equipe Caio Sergio de Carvalho, que soube comandar como ninguém nossos meninos", incentiva Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Brasil de ponta a ponta no Mirim / Children

Após vencer a disputa por equipes em um emocionante desempate, os atletas mirins brasileiros foram atrás das medalhas individuais. Dos 43 concorrentes apenas cinco chegaram ao final do campeonato sem nenhum ponto perdido. O título foi decidido em um arrepiante desempate em que a jovem amazona Patsy Mourão Zurita - campeão paulista Pré-mirim 2010 - foi a mais veloz. Com pista limpa em 25s79, a mais nova de uma família de amazonas - sua mãe Simone e sua irmã Tiffany também saltam - sagrou-se campeã com seu Singular Argus.

O estrelado pódio da categoria Children; no alto, esquerda para direita, João Victor, Patsy e Emyr. Abaixo, Luiz Roberto Giugni, Maurício Dal Agnol, Simone Zurita, Lourenço Vieira,  Eduardo Zurita e Sra. Dal Agnol; foto: Simoni Saldanha

O premiado cavaleiro do Amazonas que monta por São Paulo, João Victor Aguiar Gomes de Lima com Speed Way Império Egípcio ,foi vice-campeão após zerar o desempate em 26s52. Logo atrás aparece o campeão brasileiro Mini-mirim e vice-campeão brasileiro pré-mirim, Emyr Diniz Costa Neto com Cherie 163, sem faltas em 27s48.

Argentina vence por equipes e no individual no Pré-Junior

A Argentina levou a melhor entre as equipes da categoria Pré-junior, também após um desempate duro. Felipe Fuentes / Tamanaco Ares, Carola di Mambro / Gama Cristal, Manuela Minuzzi / 3 Coronas Altruísta e Damian Dominino / VV Karatê Kid subiram ao alto do pódio com 4 pontos perdidos e a melhor somatória de tempos: 101s19.

A medalha de prata ficou com os mexicanos. Adrian Anderhub / Unique Times, Sérgio Agustin Aguilar / Pierrot Doanjo, Andrés Andrehub / Croganhill Lady e Erick Omar Jimenez / Eternity Cristal também terminaram com uma falta em 106s32.

Argentina levou o ouro, México a prata e o Brasil ficou com o bronze na categoria Pré-junior; foto: Simoni Saldanha

A equipe verde do Brasil levou o bronze com 4 pontos em 106s50 com Carolina Maciel / Esplêndido Joter, Marina Dal Agnol / MD Cordânia, Giovanna Pellicano / Colégio Progresso Matiz do Eldorado e Sofia Scheer / Fundesporte Levin Z. A catarinense Sofia foi a atleta brasileira melhor colocada no individual: 4º lugar com uma falta em 35s50 no desempate pelo vice-campeonato contra outros três concorrentes.

O título individual ficou com o argentino Felipe Fuentes que montou Tamanaco Ares, nenhum ponto perdido nos três dias de concurso. O mexicano Erick Omar Jimenez com Eternity Cristal, único zero do desempate pela prata, foi o vice-campeão. O 3º colocado também veio do México: Andrés Berganza Anderhub com Croganhill Lady com um derrube, 33s20, melhor tempo.

Da esquerda para direita, os vencedores da categoria Pré-junior: Erick Omar do México, Felipe Fuentes da Argentina e Andrés Anderhub, também do México; foto: Simoni Saldanha

Dobradinha brasileira na categoria Junior

As equipes amarela e verde do Brasil sagraram-se campeã e vice entre os Juniores. O time de ouro que perdeu apenas 4 pontos foi formado por Juliano Loureiro Carlos / WFH Qiz, Yuri Ferreira Fortes / Rio Lindbjerg, Anna Paula Nerung de Noronha / By Ranna Palermo Guet e Fernando Chiarotto Penteado / Arriminum TW. Fernando, de São Paulo, foi o único a terminar o campeonato individual sem faltas, adicionando mais um título a sua lista, que inclui o vice-campeonato brasileiro mirim em 2010 e o vice paulista junior em 2011. Outro membro da equipe de ouro, Yuri Fortes, atual campeão brasileiro da categoria, ficou com a medalha de bronze individual após desempate com outros dois conjuntos.

Os Juniores de ouro e prata do Brasil e o time de bronze da Argentina; foto: Simoni Saldanha

Com 16 pontos computados a equipe verde do Brasil e da Argentina se enfrentaram em um desempate valendo a medalha de prata. Com 11 pontos perdidos, o time do Brasil formado por Vitor Dantas Medeiros / Kanonikus Sanol Dog Protécnica, Rafael Xavier Noronha / Hanier Xereta Método, Filippo Ferrantelli / Corlanda JMen e Luis Antonio Piva Filho / Noble Carthago venceu a Argentina, que perdeu 12 pontos.

O time bronze da Argentina teve apenas três integrantes: Matias Dominino / Calatino, Agustin Lera / Radan VDL e Constanza Werthein / Remonta Feudal.

Clique de arquivo de Fernando Penteado e seu espetacular Arriminun; foto: Duílio / Tupa Vídeo

A prata individual foi para a Guatemala. Sua representante Ivonne Zechmann montando VDL Santa Cruz, computou apenas 2 pontos perdidos em todo o campeonato.

Brasil conquista 5 medalhas na categoria Young Riders

Mais uma vez o pódio do Haras MD foi tomado pelas cores da bandeira canarinho nas duas primeiras posições. A equipe verde, campeã com 9 pontos perdidos, contou com Guilherme Dutra Foroni / Foxy TW, Lucas Rodrigues da Luz / Qrishna VD Smis Z, João Pedro Lambertucci / Nutreal Lola Mia JMen e Lucas Costa Araújo / Sidney Pádua Pré Moldados.

Formaram o time vice-campeão amarelo com 14 pontos perdidos: Luiz Piauhylino Neto / Landmark do Feroleto, Felipe Lopes Morgan / HFG Balthazar, Tiago Claro Figueira de Melo da Vinha / Art de Quinaut e Felipe Amaral / VDL Urianta de la Luz.

Dirigentes e chefes de equipe prestigiam as equipes campeãs Young Riders: ouro e prata para o Brasil - casacas verdes - e bronze para os poloneses - casacas vermelhas; foto: Simoni Saldanha

Na 3ª posição ficaram os poloneses Wojciech Dahlke / QH Eye Catcher, Arakadiusz Fimmel / QH waterloo, Michael Tyszko / Amor de Kalvarie e Paulian Wielgorska / QH Up to You, 26 pontos perdidos.

O carioca Thiago Mattos e seu RJ Rocco do Santo Antonio conquistaram o campeonato individual na categoria mais forte, a 1,45 metro de altura, com 7,87 pontos perdidos. O vice-campeão foi o conjunto young rider de Brasília Luiz Piauhylino Neto e Landmark do Feroleto, com 8,49 pontos. Em 3º lugar chegou a amazona Rianne Morais Clímaco e seu premiadíssimo Amax Z, atuais campeões paulistas Jovem Cavaleiro Top.

A famíla Dal Agnol unida (à direita) premia o campeão Thiago, o vice Luiz e a 3ª colocada Rianne, juntamente com o chefe de equipe do Brasil, Caio Sérgio de Carvalho (à esquerda), e familiares; foto: Simoni Saldanha

Programação 2012

Durante o evento a Federação Equestre Internacional (FEI) fez uma reunião com os Grupos 5 - Colômbia, El Salvador, Antilhas Holandesas, Venezuela, Costa Rica, Guatemala, Nicarágua, Cuba, Honduras, Panamá, República Dominicana, México e Porto Rico - e 6 - Argentina Brasil, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Entre outros temas foi definida a data do Americano das categorias de base e Sulamericano de Young Riders 2012 no Haras MD. De 19 a 23/9 Passo Fundo mais uma vez será a capital do hipismo jovem. "Em paralelo faremos o CSIO para as categorias de base e, a pedido da FEI, também haverá provas de Adestramento para estas categorias", ressaltou Luiz Roberto Giugni.

"Quero destacar o profissionalismo, carinho e cuidado da família Dal Agnol, que se desdobrou para que o evento fosse o sucesso que efetivamente foi. Tudo perfeito: desde o espetacular show de abertura passando pelo alto nível das provas e excelência das premiações, que arrancou elogios de todos os presentes dos grupos 5 e 6 na reunião da FEI", pontuou o dirigente da CBH. "Considero  CSIO da juventude, junto com o Athina Onassis International Horse Show, um dos melhores eventos do hipismo nacional."


Fonte: CBH - Lucíola Barbosa e Carola May e infos Jackes Hickmann / HickCom Assessoria de Comunicação e Imprensa; fotos: Simoni Saldanha, Grace Carvalho e Tupa Vídeo

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.