superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Em mais um grande evento da criação nacional, o Haras Agromen em Orlândia, no interior paulista, recebeu, entre 30/11 e 4/12, o Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos 2011. Ao todo 146 cavalos novos - 17 de 7 anos, 40 de 6 anos, 44 de 5 anos e também 44 de 4 anos - saltaram na corrida pelo título brasileiro que somou o resultado de três provas.

"O número de concorrentes foi um pouco inferior esse ano, mas pudemos verificar uma significativa melhora no nível técnico", destaca Antonio Celso Fortino, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH) na gestão 2008 a 2011. Para incentivar a participação e fomentar o trabalho dos cavalos novos também fora do Estado de São Paulo, a ABCCH patrocinou o transporte com um caminhão para animais  provenientes dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília.

O campeão da categoria 7 anos Manege Cabral Cardiff JL Sítio Chuin, um filho de Cardento em Landritter, com o brasiliense Thiago Rhavy Sá e Silva, na bela pista de grama do Haras Agromen; foto: Duílio / Tupa Vídeo

 

"Com isso as respectivas federações dos Estados puderam selecionar seus melhores conjuntos", pondera Fortino.  "Após as fortes chuvas que prejudicaram o piso no Nacional de Saltos em outubro, as pistas de grama no Haras Agromen estavam em ótimas condições e pudemos realizar uma bela disputa."

O vice-campeão CS Vivald, um filho de Landritter em Adel Prince, com Ricardo Monteiro da Luz; foto: Duilio / Tupa Video

 

Confira a seguir os campeões brasileiros nas quatro categorias que saltaram em duas pistas de grama no tradicional Haras Agromen, mais premiado criatório nacional, com armação de pista a cargo de Marina Azevedo e Sérgio Freitas.

Cardiff JL Sítio Chuin, com Thiago Rhavy, é o campeão brasileiro cavalos novos 7 anos

Na categoria 7 anos, vitória para Manege Cabral Cardiff JL Sítio Chuin, um filho de Cardento em Landritter, apresentado pelo talentoso jovem talento de Brasília Thiago Rhavy Sá e Silva sem uma única falta ao longo do campeonato.

Sagrou-se vice-campeã Inquest do Feroleto Cepel JL Sítio Chuín, uma filha de Indoctro em Landriter, sob a sela top mineiro Pedro Paulo Lacerda que registrou somente 2 pontos perdidos. No desempate pelo 3º lugar Artemus de Almeida e sua premiada Zarisma, uma filha de Chin Chin em Quickstar, levaram a melhor.

A vice-campeã Inquest do Feroleto Cepel JL Sítio Chuín, uma filha de Indoctro em Landriter, com Pedro Paulo Lacerda; foto: Duílio / Tupa Vídeo

Final Cavalos Novos 7 anos

Campeão Manège Cabral Cardiff JL Sítio Chuín (Cardento x Landritter) / Thiago de Sá e Siliva - FHBR - 0 pontos perdido (pp)
Vice Inquest do Feroleto Cepel JL Sítio Chuín (Indoctro x Landritter) / Pedro Paulo Lacerda - FHMG - 2 pp
3º Zarisma (Chin Chin x Quick Star) / Artemus de Almeida - FPH - 4 pp
3º JCR Balalaika (Baloubet du Rouet x Landritter) / Pedro Junqueira Muylaert - FPH - 4 pp
5º E Empire Cepel JL Sítio Chuin (Ogano Site x Nabab de Reve) / Pedro Paulo Lacerda - FHMG - 5 pp
5º E Chris Foly JMen (Calisco JMen x Pilot) / Leandro Serrano Giunchetti - 5 pp


CS Vivald com Ricadro Monteiro da Luz sagra-se campeão 6 anos

Em um desempate concorridíssimo com oito conjuntos zerados - 20% do total de 40 participantes - após a terceira prova, sagrou-se campeão brasileiro CS Vivald, um filho de Landritter em Adel Prince, montado por Ricardo Monteiro da Luz que cruzou a linha de chegada sem faltas em 34s44.

Mais um clique do conjunto campeão Vivald com Ricardo Monteiro da Luz; foto: Duílio / Tupa Vídeo


O vice-campeonato foi para Otto 2S, um filho de Holiday Exponencial em Calanus, em mais um grande resultado para o experiente ginete Pedro Paulo Lacerda, pista limpa, 34s91.

O vice-campeão Otto 2S com Pedro Paulo Lacerda; foto: Duílio / Tupa Vídeo

Enquanto a 3ª colocação coube a Finn Card, um filho de Cardento em Calandus, apresentado por Leandro Giunchetti, sem faltas, 35s85.

Finn Card com Leandro Giunchetti; foto: Duílio / Tupa Vídeo

Final Cavalos Novos 6 anos

Campeão CS Vivald (Landritter x Adel Prince) / Ricardo Monteiro da Luz - FPH
Vice Otto 2S (Holiday Exponencial x Calandus) / Pedro Paulo Lacerda - FHMG
3º Finn Card (Cardento x Calandus) / Leandro Serrano Giunchetti - FPH
4º Radiato JMen II (Ritual JMen x Centuer) / Edison de Aguiar Coutinho - FPH
5º Bolero JMen (Baloubet du Rouet x Pit II JMen) / Saint Clair de Aguiar - FPH
6º ACM Julie Cepel (Mirage x Winsor) / Alessandra Moreira - FHMG

 

Dobradinha dos produtos Agromen Corindus JMen Sanol Dog Protécnica e Constance JMen na categoria 5 anos

Nada menos que 11 cavalos, exatos 25% entre os 44 participantes, chegaram zerados à grande final de Cavalos Novos 5 anos habilitando-se a um desempate com a melhor aproximação ao tempo ideal de 44 segundos.

Corindhus JMen Sanol Dog Protécnica, um filho de Calisco JMen x Ritual JMen, com José Roberto Reynoso sagrou-se campeão com mais um percurso limpo, 44s32. "Estou montando o Corindhus JMen há cerca de seis meses. Fiquei muito feliz pelo fato dele ter zerado os três dias e o desempate com tempo ideal não deixa de ser uma loteria. Deu tudo certo!", conta o experiente ginete.

Corindhus JMen Sanol Dog Protécnica com Zé Roberto Reynoso Fernandez Filho salta para a vitória na série 5 anos; foto: Duílio / Tupa Vídeo


Em uma dobradinha para os produtos Agromen, o vice-campeonato foi para Charada JMen, uma filha de Calisco JMen em Cord D Alme Z, com Rafael Gouveia Junior, sem faltas, em 43s65.

A vice-campeã Charada JMen com Rafael Gouveia Junior; foto: Duílio / Tupa Video


Manege Cabral Cherie Premier, uma filha de VDL Holdap Premier x Cacao XX, na condução deThiago Rhavy de Sá e Silva obteve o 3º posto, pista limpa, 43s25. Valendo resaltar que no desempate 7 conjuntos cruzaram a linha de chegada sem faltas e outros dois com apenas 1 ponto perdido, mostrando bom nível técnico na competição.

Manege Cabral Cherie Premier com Thiago Rhavy de Sá e Silva; foto: Duílio / Tupa Vídeo


Final Cavalos Novos 5 anos

Campeão Corindhus JMen Sanol Dog Protécnica (Calisco JMen x Ritual JMen) / José Roberto Reynoso Fernandez Filho - FPH - 0 pp
Vice Charada JMen (Calisco JMen x Cord D Alme II Z) / Rafael Gouveia Junior - FPH - 0 pp
3º Manege Cabral Cherie Premier (VDL Holdap Premier x Cacao XX) / Thiago Rhavy de Sá e Silva - FHBR - 0 pp
4º Tentação Climber (MC Grafite x Risk) / Rafael Ribeiro - FPH - 0 pp
5º Anne Sophie Cooper (Voltaire x Nabab de Reve) / Renato Rodrigues dos Santos - FPH - 0 pp
6º Caratago G Cepel (Cobra x Glasnost GMS) / Pedro Paulo Lacerda - FHMG  - 0 pp

 

Trio de éguas Agromen domina o placar na categoria 4 anos com vitória de Cassiliana JMen I


Em mais uma disputa de alto nível e dobradinha para produtos Agromen, Cassiliana JMen I, uma filha de Calenium JMem em Quadrige Romain, com o jovem talento Guilherme Foroni sagrou-se campeã 4 anos - categoria em que 17 concorrentes completaram as três provas sem faltas. No desempate valendo a melhor aproximação ao tempo ideal de 49 segundos, Guilherme e Cassiliana JMen garantiram o título sem faltas em 49s21.

A campeã Cassiliana JMen I com Guilherme Foroni; foto: Duílio / Tupa Video

 
Catira JMen, uma filha de Calisco JMen em Orame, com Saint Clair de Aguair, sagrou-se vice-campeã, pista limpa, 49s28. Em 3º lugar chegou Constance JMen, um filha de Calisco JMen em Ribot, com Edison de Aguiar Coutinho, sem faltas, 47s82.

A vice-campeã Catira JMen com Saint Clair de Aguair; foto: Duílio / Tupa Video

Constance JMen com Edison de Aguiar Coutinho; foto: Duílio Tupa Video

Final Cavalos Novos 4 anos

Campeã Cassilana JMen I (Calenium JMen x Quadrige Romain) / Guilherme Dutra Foroni - FPH - 0 pp
Vice Catira JMen (Calisco JMen x Orame) /  Saint Clair de Aguiar - FPH - 0 pp
3º Constance JMen (Calisco JMen x Ribot) / Edison de Aguiar Coutinho - FPH - 0 pp
4º Quilate da Braido (Concorde x Prince Dincoville) / Eric Wajnsztejn - FPH - 0 pp
5º Boreal Premiere (Potencial JMen x Frivole de Cheux) / Rodrigo Ferreira Colares - FHMG - 0 pp
6º Clivia JMen (Clinton II x Ramiro) / Ademir de Oliveira - FHMG - 0 pp

Resultado completo - clique aqui

Investimento no trabalho de base é prioridade

Também esteve presente ao evento o especialista Sebastian Rohde por muitos anos foi responsável pela formação de cavalos novos na Associação de Criadores do Cavalo Holsteiner na Alemanha. Rhode que acompanhou as provas finais gostou do que viu mas ressaltou a necessidade de mais atenção ao trabalho de base.

"Para Sebastian Rhode, um cavalo que reage à condução de seu cavaleiro no percurso ainda não deveria competir", conta Fortino, presidente da ABCCH. "A qualidade da nossa criação vai muito bem. Mas, sem dúvida, ainda precisamos de uma dupla conscientização tanto por parte dos cavaleiros como dos proprietários e criadores para que realmente haja maior atenção ao trabalho de base e formação esportiva do cavalo.""

Para tanto, José Roberto Reynoso Fernandez Filho está entre os cavaleiros que já tem uma equipe formada. "Cada profissional precisa saber o devido tempo que seu cavalo precisa", pondera Zé Roberto, conhecido também pela exímia técnica que herdeu seu pai Alfinete (José Roberto Reynoso Fernandez in memorian). "Eu costumo montar meus cavalos novos nos primeiros três dias da semana e nos demais conto com a Lucinha Rivas, Edinei do Vale Ramos e a Janete Lee", conta o cavaleiro. "Cada vitória é resultado do trabalho em equipe do tratador, ferrador, veterinário e também do time de cavaleiros." 

Essa semana, entre 6 e 8/12, Sebastian Rhode ministra uma clínica para Cavalos Novos no Haras Método, em São Roque SP, em mais uma iniciativa da ABCCH  no fomento à criação e formação do Cavalo Brasileiro de Hipismo.


Fonte: Carola May ; fotos: Duílio / Tupa Vídeo 
 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.