superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Com a chegada dos Jogos Rio 2016, o momento do FEI VET Course -  organizado pela Federação Equestre Internacional (FEI) e Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) - não poderia ter sido mais oportuno. O evento em 16 e 17/5,no WTC São Paulo Sheraton Hotel, reuniu cerca de 130 médicos veterinários em atividade no hipismo clássico no país, além de juizes, stewarts e voluntários Rio 2016 totalizando 150 pessoas a cada dia.

john01

John McEwen, diretor veterinário da FEI, no centro das atenções

O palestrante principal foi o britânico John McEwen, formado pela Glasgow University em 1969, com 41 anos de vasta experiência em diversas áreas veterinárias e especialista em cavalos de competição, diretor veterinário da Federação Equestre Britânica e presidente do Comitê Veterinário da FEI. Thomas Wolff, diretor veterinário da CBH e presidente da comissão veterinária dos Jogos Olímpicos Rio 2016, integrou a relação de palestrantes e esteve frente ao comitê organizador ao lado de seu filho Fábio Wolff, diretor da Wolff Sports & Marketing, trazendo a experiência de dez eventos veterinários no país com destaque para o 11º Congresso da World Equine Veterinary Association (WEVA 2009).

O FEI Vet Course teve como objetivo fomentar e atualizar o conhecimento aos veterinários já credenciados junto à entidade, além de ser passagem obrigatória para os candidatos a Official e Treating Vets, que atuam em competições hípicas como salto, adestramento, CCE, enduro e rédeas, entre outras modalidades. "A cada quatro anos, o médico veterinário precisa fazer o curso da FEI para se manter credenciado junto entidade", explica Thomas Wolff. "O curso foi muito positivo atraindo a atenção de todos desde a primeira a última palestra. Nossas expectativas para os Jogos Rio 2016 são as melhores possíveis", acrescenta Woff que integrou a equipe veterinária dos Jogos Equestres Mundiais 2014 e foi o indicado da FEI para presidência a comissão veternária nos primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul. "Como filho a indicação de meu pai é um orgulho que não dá para mensurar e, sem dúvida, resultado de uma vida de trabalho, ética e competência", disse Fábio.

grupo john thomas

O diretor veterinária da FEI John McEwen e Catareine Terminie, veterinária assistente da FEI, e Thomas Wolff, diretor veterinária da CBH e presidente da comissão veterinária RIO 2016

Entre outros temas de interesse foram abordados: a estrutura da FEI, as alterações do Regulamento Veterinário, as obrigações de um Veterinário Delegado FEI, a inspeção veterinária, os traumas ortopédicos nos cavalos atletas e o tratamento dos animais em competição.

John McEwen se mostrou satisfeito com o evento. "Foi muito bom, tivemos uma discussão consistente de diversas questões da FEI e o mais importante também é o feedback do grupo de veterinários brasileiros e vice versa", disse John McEwen. "Nosso objetivo também é harmonizar e padronizar a conduta veterinária nos eventos. O suporte da comunidade ao bem-estar dos cavalos também é crucial para todas as disciplinas", acrescentou o diretor veterinário FEI, que também atua na organização World Horse Welfare há mais de 15 anos e representa a OIE (World Organisation for Animal Health) especializada em transporte de cavalos e a International Horse Sports Confederation (IHSC). Agora McEwen planeja retornar ao Brasil em agosto durante o evento teste em Deodoro, no Rio, sede do hipismo nos Jogos Rio 2016.

O FEI VET Course 2015 teve a Coordenação Científica do Diretor da Confederação Brasileira de Hipismo, Thomas Walter Wolff, e como Diretora Geral, Elizabeth Van Schelle, que apresentou o palestrante principal John McEwen. Representando o Brasil, o destaque foram os representantes do Comitê Olímpico Rio 2016, Juliana M. R. de Freitas, responsável pelos serviços veterinários e Luciana Almeida Martins Gomes, da área de Biossegurança Veterinária das Olímpiadas. Completaram a lista os professores da Universidade de São Paulo (USP) Luis Cláudio Lopes Correia da Silva, Carla Bargi Belli e Aline Magalhães Ambrósio, o representante da GTC Brasil, empresa de transporte/logística internacional de cavalos, Cassiano Rios, bem como Thomas Walter Wolff, que também proferiu uma palestra. Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH, também esteve presente.

A edição 2015 do FEI VET COURSE teve patrocínio de Guabi, Laboratório Paddock, Protécnica, Vet Fórmula e Hertape na Bronze e Ortovet, Avert Laboratórios e Natural Gama na Cota Apoio.

Fonte: CBH com infos Casa Bom Conteúdo; fotos: C.May

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.