superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Esse final de semana, em 27 e 28/4, o Concurso de Adestramento Internacional Laffranchi, 2º de quatro qualificativas pan-americanas visando a formação do Time Brasil de Adestramento nos Jogos Pan-americanos 2019, e um Concurso Nacional da modalidade movimentam a Sociedade Hípica Paulista.

Dessa vez, 18 conjuntos disputam a seletiva pan-americana, cinco a mais que na 1ª seletiva e na série nacional também houve um aumento de cinco participantes agora totalizando 28. Ao lado dos candidatos a uma vaga do Pan, os concorrentes da série Nacional também têm a oportunidade de serem julgados pelo mesmo juri. Dessa vez estão frente ao julgamento o holandês Eduard de Wolff van Westerrode, juiz olímpico 5*, ao lado da brasileira Claudia Mesquita, Cesar Lopardo Grana e Sandra Smith de Oliveira Martins, da Argentina e juizes 4*, além da experiente juiza Lindinha Macedo, que integra o time na série Nacional.

joao oliva dia2 2604 650

João Victor Oliva e Biso das Lezírias vencedor das provas na 1ª seletiva Small Tour

Na primeira qualificativa pan-americana em abril, cinco atingiram o índice mínimo de 69% estabelecido pela CBH na Small Tour com as reprises St Georges e Intermediate I: o cavaleiro olímpico João Victor Oliva / Biso das Lezirias, que venceu a St Georges e Intermediate I, respectivamente, com 71,863% e 69,951%, Mauro Pereira da Silva Junior / Don Enrico AMM, duas vezes em 2º lugar com 70,245% e Yara do Amaral Fernandes / Dileto HI, duas vezes 3ª colocada com 69,608% e 69,265%, Paulo Cesar dos Santos / Espartano LS, 5º e 4º colocado com 69,216% e 69,118%, e a amazona olímpica Luiza Tavares de Almeida / Baluarte do Vouga, 4ª e 5ª totalizando 69,412% e 69,118%.

Na qualificativa do Big Tour - Grand Prix, somente o cavaleiro olímpico Pedro Manuel Tavares de Almeida montando Aoleo que registrou 68,007% atingiu o índice mínimo estabelecido pela CBH, que no Grand Prix é de 68%. O medalhista pan-americano e também olímpico Leandro Aparecido da Silva com Dicaprio chegou perto com 67,971%.

pedroalmeida650 2604 650

Pedro Almeida com Aoleo: vencedor do Grand Prix Big Tour 

Nessa 2ª qualificativa também está a postos o medalhista pan-americano João Paulo dos Santos com Carthago Comando SN, integrante do Time Brasil campeão por equipes e vencedor das três qualificativas para o Pan em novembro de 2018, que como este resultado já está pré-qualificado para o Pan. A amazona olímpica Giovana Pass, que durante a primeira seletiva em abril estava competindo na Europa, disputa a Small Tour com Colosso do Azeredo e a Big Tour com Zingaro de Lyw, desistindo de sua aposentadoria anunciada em final de 2018, e ainda com sua nova montaria Dorus Interagro. Alexandre Morais de Oliveira com Casmurro HI e Paula Maria Nogueira com Xangô de Arete também passaram a integrar a lista de candidatos a uma vaga no Pan nesse segunda seltiva.

Certamente, os internacionais também deixam frutos na base do hipismo e todas as categorias válidas pelo ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). "Fizemos uma escolha criteriosa no convite aos juizes em nossas qualificativas. No Internacional de maio, o francês Raphael Saleh é o juiz 5* convidado e o espanhol Paco Guerra, o juiz 5* na última qualificativa pan-americana em junho", adianta a juiza Sandra Smith de Oliveira Martins, também diretora da CBH.

Essa semana, o vice-campeão mundial paraequestre Rodolpho Riskalla com seu cavalo Don Henrico disputou o Internacional Horses & Dreams de Adestramento em Hagen na Alemanha, também de olho em uma vaga no Time Brasil de Adestramento no Pan 2019. O cavaleiro que perdeu a parte inferior das duas pernas, uma mãe e parte dos dedos da outra, devido a uma meningite em 2015,´é destaque em ambas modalidades: Paraequestre e Adestramento Clássico. Rodolpho e Don Henrico registraram 68,029% na Intermediate I e 67,971% no Prêmio St George.

Rumo ao Pan 2019 e histórico

Os Jogos Pan-americanos 2019 em Lima no Peru, entre 26/7 e 11/8, também são qualificativos para Toquio 2020. A equipe brasileira no Pan contará com quatro conjuntos e deve ter no mínimo um conjunto de nível Big Tour (Grand Prix) e as outras três vagas podem ser preenchidas por conjuntos nível Small Tour (St Georges e Intermediate I).

O adestramento brasileiro detém até hoje quatro medalhas de bronze por equipes em Jogos Pan-americanos:no México 1975, Caracas 1983, Rio de Janeiro 2007 e Toronto 2015, além de um bronze individual conquistado por Orlando Facada montando Premiado em Caracas.

Em todas as três modalidades do hipismo no Pan 2019, os Times Brasil de Adestramento, Salto e Concurso Completo também buscam a qualificação olímpica. No Adestramento habilitam-se para Toquio 2020 os dois países melhores colocados, ou seja, a equipe qualifica o país para os Jogos. Os EUA já estão pré-qualificados, assim caso o país conquiste ouro ou prata, o país medalha de bronze também se habilita para Toquio. Vale lembrar que, pela primeira vez no hipismo em Jogos Olímpicos, as equipes serão formadas por apenas três integrantes (antes eram quatro).

Transmissão ao Vivo - clique aqui

Ordens de Entrada e Resultados

Imprensa CBH -  Carola May; fotos: Erika Costa

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.