Dois dias de competição com a participação de aproximadamente 50 conjuntos, em 30/4 e 1/5, movimentaram o Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, com um Concurso de Adestramento Nacional. Ao final, um grande coquetel de confraternização, promovido pelo comandante da Escola de Equitação do Exercito Major Sérgio Murillo Cerqueira, brindou os participantes e público. O Nacional de Adestramento foi o último evento antecede a 5ª edição dos Jogos Mundiais do Exército, de 16 a 24 de julho, com sede em Deodoro, mesmo palco do Pan RIO 2007 e das Olimpíadas 2016.
O cavaleiro e anfitrião Major Sérgio Murillo Cerqueira, comandante da Escola de Equitação do Exército
Pela série principal, série Forte II, sagrou-se vencedor Cel. Salim Nigri com Esgrima do Rincão somando 121, 404% de aproveitamento nas duas disputas. Já o Major Eduardo Schlup integrante da equipe brasileira de adestramento para os Jogos Mundiais do Exército, venceu da série Forte I, com Equação do Rincão, com a média final de 128, 421%, seguido de perto de outro integrante da equipe brasileira, Cel. Marcus Vinhas com Arquipélago do Rincão com 127, 105%. O 3º posto coube ao Major Sérgio Murillo Cerqueira com Feitor do Rincão, 126,66%, também integrante da equipe do Brasil no Mundial do Exército.
Major Marcus Vinhas com Arquipélago do Rincão
O cavaleiro de São Paulo, João Victor Macari Oliva montando Portugal foi o grande destaque da série Média II, pela categoria Junior, conquistando a 1ª posição com a média final de 133, 241%. Pela categoria Profissional desta série, o vencedor também foi de São Paulo, o cavaleiro Rodrigo Evangelista com Zurike do Aretê, 134, 908%.
O jovem talento João Victor Macari Oliva e Rodrigo Evangelista vencem no Rio de Janeiro
Pela Série Média I, o destaque ficou para o Rio de Janeiro com a amazona Carolina Rosadas montando Belle Binah, pela categoria amador, 126, 014%, conquistando a 1ª posição. Na 2ª colocação aparece o Capitão Rodrigo Diógenes com Januária do Rincão, 120, 690%, seguido pelo Major Ricardo da Rosa com Fobia do Rincão, 119, 930%.
Carolina Rosadas sendo premiada pelo Major Cerqueira e Cel Nigri
Na Série Preliminar as atenções ficaram voltadas para os cavaleiros e amazonas da categoria Mirim, que mostraram muita técnica e categoria na arte equestre. O cavaleiro de São Paulo, Antonio Victor Macari Oliva com Zunido da Raposa sagrou-se vencedor com a soma de 134, 764%, seguido de perto da amazona do Rio de Janeiro, Nicole Rothell com Mercedita da Vista, 130, 831%.
Alejandra, Carolina e Nicole
Major Cerqueira na cerimônia de premiação com os vencedores na categoria Mirim Antonio Victor Macari Oliva e Nicole Rothell
Ainda nesta série, pela categoria Profissional, o vencedor foi Rodrigo Evangelista desta feita com Black da Prata com 133, 536% e entre os Amadores vitória para o Capitão Miguel com Lânus do Rincão, 130,303%.
Finalmente, pela série Elementar, categoria Profissional, o vencedor foi Ewerton Yale Cavallaro com Apolo LS com 133, 766%, por São Paulo. Pela categoria Amador o 1º posto coube a amazona do Rio de Janeiro, Yara Francisco China com Apalagian, 121, 000%, seguida de perto por Alejandra Fernandez com Principal TW, 119, 467%. Na categoria Amador, vitória para Gabriela Scharf com Ícaro da Mata com 123, 233%, representando a Federação Equestre do Rio de Janeiro.
Esmero na mesa de quitutes do Coquetel de Encerramento e Cerimônia de Premiação
Logo após o encerramento das provas as premiações e prêmios finais foram entregues durante o coquetel de confraternização, selando a excelente organização da Escola de Equitação do Exercito.
Fonte e fotos: SKS Promoções - Sílvia Milani