Sem dúvida, o hipismo brasileiro vem passando por um momento de grandes resultados em pistas internacionais. Na sexta-feira, 9, no CSIO5* La Baule, na França, o Time Brasil arrematou a medalha de ouro e no domingo, 11, Rodrigo Pessoa e Major Tom, que vêm de dois duplos zeros em Copas das Nações em St Gallen, Suíça, e agora em La Baule, emplacou em 5º lugar no GP Rolex. Também no domingo, 11, Stephan Barcha levou o BH Chevaux Hex Lup ao 4º posto no Prêmio, a 1.45m, em duas fases, em La Baule.
Mas os resultados do Brasil não pararam por aí. Entre outras conquistas, também no domingo, 11, destaque para o desempenho de Santiago Lambre montando Chacco Blue II que fechou o GP Rolex, a 1.60m, no CSI5* Spruce Meadows, no Canadá, em 6º lugar, com apenas muma falta na 1ª passagem com armação da course-designer internacional brasileira Marina Azevedo, que esse ano será a primeira mulher a armar Jogos Pan-americanos em Santiago. Dos 20 conjuntos top mundiais em pista, quatro foram a desempate e o título ficou com John Perez Bohm montando Gigi-Carmen, sem faltas, 45s32, pela Colômbia. O top irlandês Darragh Kenny com Arna´t Kruisveld garantiu o vice, sem faltas, 47s53. Já na qualificativa do GP, em 9/6, Santiago Lambre e Chacco Blue II haviam garantido o 4º lugar, sem faltas no desempate.
Enquanto isso, no Internacional 4* de Twente, na Holanda, o Brasil garantiu duas colocações no pódio do GP, a 1.55m, em 11/6. Dos 49 conjuntos, 13 foram ao desempate. Pelas cores do Brasil Victor Mariano Luminatti com Idette sagrou-se vice-campeão e Bernardo Alves e seu El Torreo de Muze completaram o pódio em 3º lugar, ambos sem faltas, em 42s18 e 42s73. A amazona irlandesa Emily Turkington com Cornet foi a grande campeã, pista limpa, 42s63. Em 9/6, Bernardo e El Torreio de Muze já haviam vencido a qualificativa do GP, a 1.50m, com desempate, sem faltas.
No sábado, 10, teve vitória brasileira no GP3* em Tryon, EUA. Dos 20 concorrentes, quatro foram ao desempate e Luiz Francisco de Azevedo com seu Nashville não deu chances aos adversários com percurso limpo, em 33s62. Representando o Chile, Samuel Parot com Cap West garantiu o vice, percurso limpo, 36s63.