Na segunda-feira, 9 de setembro, os Jovens Cavaleiros do Brasil, categoria para atletas de 16 e 21 anos, participaram do Internacional 1* de Enduro - CEI 100 km - em Monpazier, França. O evento ocorreu na mesma trilha onde, em 7 de setembro, foi disputado o Mundial de Enduro para Adultos (160 km), no qual o brasileiro Felipe Morgulis conquistou a importante 8ª colocação.
Integrantes do Time Brasil de Jovens Cavaleiros na apresentação do briefing do evento e do projeto de Intercâmbio Brasil x França
Entre os 111 conjuntos com jovens talentos e adultos que largaram na trilha de 100 km, 84 concluíram com sucesso o 4º e último anel, todos aprovados na inspeção veterinária. Dentre os cinco brasileiros participantes, quatro cruzaram a linha de chegada: a mineira Sofia Engels com Ammeria, 26ª colocada, o brasiliense Diogo de Oliveira Martins montando Elekthra du Claud, 28º, o paranaense Gustavo Machado Ulsenheimer conduzindo Helios de Bozouls, 49º e João Vitor Bagarolli Rodrigues, de São Paulo, com Haida el Quibi, 65º. Infelizmente, Isabella Steinbruch, de São Paulo, saiu no 3º anel devido a uma irregularidade de sua montaria, Waradmiral Endurance. O chefe de equipe foi Rodrigo Martins e todos os cavaleiros competiram com cavalos emprestados.
Uniformes especialmente confeccionados para competição
A participação dos Jovens Cavaleiros faz parte do Programa de Intercâmbio Brasil x França, uma iniciativa idealizada pelo Dr. Guilherme Santos, veterinário FEI4*, juiz e treinador internacional, que integrou a comissão veterinária do Mundial de 2024. "Retomamos essa iniciativa em 2022 com o Dr. Guilherme Santos à frente. Percebi que, de 2022 para 2024, demos um salto significativo, fruto da credibilidade do programa e do trabalho do Dr. Guilherme. Este ano, recebemos cavalos de melhor qualidade e, durante o briefing da prova, houve uma apresentação do projeto e dos integrantes da equipe do Brasil. Nossos representantes fizeram boas provas, mantendo a calma e consciência de que estavam montando cavalos emprestados. O objetivo era completar a prova com sucesso e foi alcançado", destacou Marcelo Ulsenheimer, diretor de Enduro da CBH.
Mais um flash da apresentação do Time Brasil de Jovens Cavaleiros em Monpazier na França
Gustavo Ulsenheimer, Diogo Martins, João Vitor Bagarolli Rodrigues e Sofia Engels em clique especial
Agora volta a ser a vez dos jovens cavaleiros da França competirem no Brasil por meio do bem-sucedido Programa de Intercâmbio. Em 2025, o Brasil será palco do Pan-americano de Enduro para Adultos e Jovens Cavaleiros, que acontecerá no Haras Albar, centro modelo da modalidade em Campinas, no interior paulista, nos dias 17 e 18 de julho.
Imprensa CBH com img cedidas