Fazendo jus à condição de sempre favorito, Stephan Barcha não deu chances aos adversários no GP Primavera, 1.50m, grande atração do Festival do Cavalo Brasileiro de Hipismo (BH) no sábado, 16/11, no Clube Hípico de Santo Amaro. Foi montando Primavera Império Egípcio, égua Brasileira de Hipismo criação do Haras Montana, que Stephan fez história com a conquista do ouro individual no Pan 2023 e a conquista do 5º posto em Paris 2024.
Missão cumprida para Stephan e DTC Dinozo un Prince Império Egípcio
Mas, dessa vez, teve novidade. Stephan competiu com DTC Dinozo un Prince Império Egípcio, garanhão sela-francês de 11 anos adquirido do medalhista olímpico Doda Miranda há pouco dias. "Foi uma estreia perfeita um início de história que com certeza a gente quer construir algo grandioso, é um cavalo que já tem uma grande história com Doda. Então vai fortalecer muito nosso time do Império Egípcio. Vencer esse GP no Festival que a família do Haras Império Egípcio tanto gosta, cuida e investe foi especial. Essa nossa primeira experiência mostra que a gente está no caminho certo", pontuou Stephan que foi último a largar na 2ª volta, por ter sido o mais veloz na 1ª, e com mais um percurso perfeito garantiu a vitória com 2s12 de vantagem.
Stephan e DTC Dinozo un Prince Império Egípcio: perfeita sintona e vitória no GP Primavera
Estiveram em pista 41 conjuntos e nove zerados habilitaram-se para a 2ª volta com armação do francês Bernard Mathy. O vice-campeonato coube a Felipe Juares de Lima apresentando Nina Blue M Secco Special Marathon, BH de 11 anos, dupla campeã do GP no Festival BH 2023, penúltimo em pista, cruzando a linha de chegada sem faltas em 42s37.
Felipe Juares e Nina Blue Special Marathon, dupla campeã do GP em 2023 e agora vice no mesmo GP em 2024
O 3º posto coube a Pedro Teixeira de Lima com Castor Flores, BH de 10 anos, duplo zero, 42s. Apontando para a força da criação nacional da 4ª à 6ª colocação também aparecem produtos BH com Guilherme Foroni e Cornet Prince JMen, Luiz Felipe Pimenta Alves e Bandoleiro Darco do Quiriri e o 3ª Sgto Paulo Miranda com Carol M3, todos andando abaixo da casa dos 42, mas com uma falta.
Pedro e Castor Flores em salto perfeito
"A minha confiança foi total no desempate. Os dois últimos - o Felipe e eu - levamos a prova e no caso graças a Deus eu consegui buscar a vitória e com um cavalo dessa categoria fica mais fácil. Agora semana que vem estaremos no Rio de Janeiro", finalizou Stephan.
Gabriel Khoury, presidente da ABCCH, Fernando Sperb, presidente da CBH, e Juliana Aguiar, representando o Haras Império Egípcio, com os vencedores do GP Primavera
Campeão Stephan Barcha / DTC Dinozo Un Prince Império Egípcio - FHBR - 0/0 - 0/40s25
Vice Felipe Juares de Lima / Nina Blue M Secco Special Marathon - FPH - 0/0 - 0/42s37
3º Pedro Eduardo Teixeira de Lima / Castor Flores - FPH - 0/0 - 0/46s
4º Guilherme Foroni / Cornet Prince JMen - FPH - 0/4 - 4/40s80
5º Luiz Felipe Pimenta Alves / Bandoleiro Darco do Quiri (TE) - FHBR - 0/4 - 4/41s90
6º 3º Sto Paulo Brasileiro de Miranda / Caroli M3 - FEP - 0/4 - 4/42s92
Imprensa CBH com fotos: Luis Ruas