O empresário Constantino Scampini é o candidato à presidência da chapa única Hipismo Forte & Ativo para eleição da Confederação Brasileira de Hipismo ao lado de Daniel Khury, vice-presidente. Daniel Khury já vinha atuando como diretor de Salto na gestão 2021 a 2024 e Constantino Scampini foi diretor categorias de base entre 2012 e 2016, além de ser chefe de missão em Sul-americanos desde então.
"O trabalho competente desenvolvido pelo Daniel Khury à frente do Salto, com muita seriedade, imparcialidade e inteligência, promovendo uma reorganização do Salto a nível Nacional e lnternacional, com um posicionamento firme a favor do esporte, nos dá segurança em tê-lo como vice na nossa chapa", ressalta Scampini.
A dedicação de Scampini ao hipismo começou há 20 anos seguindo a carreira de sua filha Giulia, acompanhando seu desenvolvimento desde a base e até as categorias alto rendimento com títulos brasileiros, o bicampeonato Sul-americano Junior 2013/2014 e o bicampeonato da Copa das Nações da Juventude em Wellington. Entre outras conquistas, a amazona também é a mais jovem campeã do Troféu Roberto Marinho em 2013, então com 16 anos. Atualmente Giulia, após a conclusão de sua formação acadêmica, optou por trilhar um caminho como amazona profissional no Exterior.
Constantino Scampini, candidato à presidência da CBH, no ciclo olímpico 2025/2028
"Meu envolvimento com o hipismo começou e caminhou como pai da minha filha pelo esporte hípico. A partir de então, também me envolvi com criação de cavalos, como "hobby" aprendendo e estudando as necessidades físicas, a genética deste maravilhoso animal sempre focado no bem-estar do cavalo", conta Scampini. "Junto veio também a necessidade de contribuir mais com o hipismo, envolvendo-me como dirigente, sempre com muita paixão e dedicação", acrescenta Scampini, onde atuou como membro do conselho da Sociedade Hípica Paulista e também acumulou experiência como diretor.
“Fiquei realmente feliz quando o Constantino aceitou meu pedido para presidir a CBH. Impossibilitado de continuar por questões profissionais, estava preocupado em encontrar alguém que prosseguisse e evoluísse com o trabalho que estávamos fazendo com tanta dedicação e paixão”, destaca Fernando Sperb, presidente da CBH na gestão 2021 a 2024. “O Constantino preenche todos os requisitos e me sinto tranquilo, sabendo que a nossa entidade maior do esporte hípico seguirá em ótimas mãos.”
Confira a seguir uma breve entrevista com Constantino Scampini, candidato a presidente na eleição que também define o vice-presidente, bem como os membros do Conselho de Administração, na segunda-feira, 25/11, no Rio de Janeiro.
A Confederação Brasileira de Hipismo está em um importante momento, com a nota máxima junto ao GET- Programação de Gestão, Ética e Transparência do COB. O que significa para você assumir a gestão na sequência da presidência do Fernando Sperb?
Scampini. Agora estamos no momento final da eleição para ciclo olímpico de 2025 a 2028. Sou candidato à presidência, sucedendo Fernando Sperb, a quem devemos agradecer pelo excepcional trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos à frente da CBH, promovendo o desenvolvimento do nosso esporte com muita seriedade e credibilidade.
Vou entregar meu melhor para manter os pilares de gestão: "Transparência, Governança e Crescimento no Esporte". Vamos continuar buscando cada vez mais interação com todas as Federações, com o conceito de gestão colaborativa, promovendo todas as modalidades indistintamente. Também vamos seguir trabalhando em parceria e buscando apoio do COB, agora sob a gestão de Marco de La Porta e Yane Marques, a quem também daremos todo apoio.
Em 2025, o Brasil não está habilitado para a Longines League of Nations {LLN). Mas não faltarão oportunidades de saltar Copa das Nações de todos os níveis. De que forma, você está pensando em fomentar essas participações?
Scampini. Certamente não vão faltar oportunidades para os nossos conjuntos disputarem Copas das Nações 3* 4* e 5* visando a preparação para o Campeonato Mundial 2026, o Pan-americano 2027 e as Olimpíadas de Los Angeles 2028. A nossa diretoria também vai planejar e apoiar participações em Internacionais em busca de uma vaga na LLN em 2026.
Sem dúvida, a cada início de ciclo olímpico, há uma expectativa referente às equipes técnicas especialmente treinadores.
Scampini. Entendo que para todas as modalidades existe a expectativa sobre composição das equipes técnicas. Hoje ainda é prematura qualquer definição. Vamos ainda conversar com todos os envolvidos e entender como planejam desenvolver e contribuir em cada uma das modalidades.
O levantamento do perfil e número efetivo de praticantes de hipismo em todas modalidades chanceladas pela CBH e Exterior é importante para as ações de marketing e divulgação na mídia. Qual a sua expectativa quanto a isso?
Scamplni. Sem dúvida, o raio X do nosso esporte é importante para captação de recursos bem como aumentar o espaço na mídia promovendo nosso esporte. Vamos ter atenção redobrada quanto a isso. Outro ponto importante é divulgar e informar sobre os cuidados com a saúde e bem-estar dos nossos cavalos, pois ainda há muita desinformação sobre este tema.
Em 2025 uma das novidades é o Circuito Grand Slam Mystic Rose que visa habilitar Cavalos Novos de 5, 6 e 7 anos para o Mundial de Lanaken em que a ABCCH vai bancar a viagem dos cavalos vencedores e há uma expectativa que a CBH consiga ajudar a levar um segundo cavalo em cada idade.
Scampiní. Sem dúvida, a iniciativa do Circuito Grand Slam com vistas ao Mundial de Cavalos Novos fomenta o hipismo a nível nacional e certamente vai promover a criação brasileira internacionalmente e a CBH não vai medir esforços para dar sua contribuição.
A seu ver, existe algum ponto especial que a CBH precisa se desenvolver mais?
Scampini. Temos que formar mais oficiais, juízes e armadores, habilitando-os para os grandes Concursos, bem como promover atualizações para técnicos e instrutores. Com especial atenção para as categorias de base que, sem dúvida, representam hoje os medalhistas do futuro.
Também devemos implantar já no início do ano, um novo sistema – ERP, uma plataforma integrada de gestão - aberta a todas as Federações, atendendo ao anseio do público hípico em ter uma única ferramenta com todas as facilidades para interagir com os Concursos, Banco de Dados, CBH, etc.
Quando será anunciada a nova diretoria?
Scampini. Ainda estamos avaliando com muita cautela os nomes dos membros que vão compor a lista de diretores a partir de 2025 que serão anunciados no início de janeiro.
Por favor, deixe uma mensagem para a comunidade hípica.
Scampini. É cheio de esperança que assumo a responsabilidade de presidir a CBH. A minha paixão pelo nosso esporte está intrinsecamente ligada à minha vida. Neste novo capítulo, meu compromisso será fortalecer nossa representatividade, manter o rigor no respeito à natureza do animal, promover e apoiar eventos que valorizem a excelência técnica, além de trabalhar para fomentar o "HIPISMO PARA TODOS", investindo na formação de novos a talentos. Tenho certeza de que juntos construiremos um cenário ainda mais promissor.
O HIPISMO NÃO É APENAS UM ESPORTE, É UM ESTILO DE VIDA!
Imprensa CBH