Quais mudanças práticas a nova definição de idade hípica dos Cavalos Novos na modalidade Salto traz para o planejamento esportivo e a preparação dos animais a partir de 2026?
Tatiana Castro. Em um primeiro momento, no primeiro semestre de 2026, teremos um calendário um pouco mais apertado, pois, com a mudança da regra, os cavalos novos terão apenas 07 meses de uma idade hípica, tendo em vista que, em 1º de agosto, todos mudarão de idade.
Os principais eventos de Cavalos Novos estão agendados no primeiro semestre desse ano: Campeonato Brasileiro, Sul-Americano e Festival do BH. Em contrapartida, a partir do segundo semestre de 2026, todos os cavalos ganharão 12 meses da nova idade. O ciclo terá início em agosto e será encerrado em julho de 2027, novamente com os principais concursos: Campeonato Brasileiro, Sul-Americano e Festival do BH.

Como essa atualização na idade hípica contribui para um desenvolvimento mais adequado e progressivo dos cavalos ao longo das diferentes fases da carreira esportiva?
Tatiana. A mudança contribui para o alinhamento com os padrões internacionais e o regulamento da FEI, permitindo que o planejamento técnico esteja em conformidade com o calendário hípico internacional, o que facilita a comercialização, exportação e participação dos nossos cavalos novos em competições internacionais.
De que forma a nova idade hípica impacta o calendário de competições e a organização das categorias destinadas aos cavalos novos no cenário nacional?
Tatiana. Conforme mencionado, a principal mudança no calendário será a realização do Campeonato Brasileiro e do Festival do BH no final do primeiro semestre. Também teremos a alteração na data de início do Circuito CBH de Cavalos Novos para o mês de agosto de 2026 com término em julho de 2027.
Acreditamos que essa mudança garante aos cavalos novos 12 meses de ciclo esportivo, de agosto a julho do ano seguinte, e que a padronização com as regras internacionais fortalecerá e valorizará ainda mais o Cavalo Novo no cenário internacional.
Nova Idade Hípica dos Cavalos Novos - acesse o documento completo.











