A jovem amazona Victoria Riskalla, 21, foi eleita representante brasileira na Final da Copa do Mundo de Adestramento para Young Riders, em Frankfurt (Alemanha), entre 15 e 17 de dezembro. O evento, único para convidados, atrai os melhores Young Riders (18 a 21 anos) do mundo. Um número selecionado de países, como o Brasil, teve a permissão de enviar um Young Rider.
Victoria e Large Times vão honrar o Brasil na FEI Young Riders Dressage World Cup Final 2010 na Alemanha; foto: one dressage cup
O passo de fazer parte do seleto grupo de 16 atletas de vários países que marcarão presença na Final FEI Young Riders World Cup foi conquistado, ainda no primeiro semestre, em 2 de maio, em um Concurso Nacional na Hípica Paulista, quando Victoria Riskala montando Large Times pela série Forte I, categoria Jovem Cavaleiro, obteve notas acima de 65% dos dois juízes olímpicos presentes na competição: o holandês Ghislain Fouarge e a alemã Evi Eisenhardt, além dos juizes internacionais brasileiros Coronel Salim Nigri e Claudia Moreira de Mesquita.
Mais um belo clique da jovem e talentosa amazona Victoria Riskalla apresentando Large Times
Em 26 de outubro do concorrente ano, Victoria obteve o bicampeonato brasileiro 2009/2010 na categoria Jovem Cavaleiro (Young Rider), também montando Large Times. A amazona - que treina com sua mãe a juiza nacional Rosangele e seu irmão o premiado cavaleiro Rodolpho Riskalla - também foi campeã paulista jovem cavaleiro 2010.
Agora de malas prontas para Alemanha, Victoria visa não somente a competição. A jovem amazona e seu Large Times terão como base o centro hípico do renomado treinador Nobert van Laak que também acompanhará a brasileira em Frankfurt, onde, é claro, também estarão presentes a mãe da atleta e o irmão Rodolpho, que em 2005, foi campeão da Final B da FEI Young Riders Dressage World Cup Final, em Frankfurt.
Victoria comemora grandes resultados na temporada 2010 que fecha chave de ouro no Mundial de Young Riders 2010; foto: Raphael Macek
A estadia se estenderá por três meses, pois a amazona - que já traz em sua bagagem dois anos de experiência hípica na Europa - permanece trabalhando e treinando com Nobert van Laak na Alemanha antes de retornar a São Paulo.
Fonte: CBH - Carola May