As equipes brasileiras de Salto têm um novo consultor técnico: Jean-Maurice Bonneau. Medalha de ouro por equipes frente ao time francês nos Jogos Equestres Mundiais 2002, Maurice Bonneau aceitou o convite da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) que anunciou oficialmente a contratação durante a cerimônia do prêmio Hipismo Brasil no Jockey Club São Paulo, em 25 de fevereiro. O prêmio condecorou os melhores atletas do ranking brasileiro 2010 em oito modalidades.
Jean Maurice Bonneau em conversa descontraída durante o coquetel de recepção do Prêmio Hipismo Brasil ao lado do empresário Jorge Gerdau Johannpeter, grande patrono do hipismo brasileiro; foto: Anna Carvalho
Maurice, acompanha as equipes brasileiras até o final de 2012 pegando o ciclo dos Jogos Panamericanos 2011 em Guadalajara, no México, e os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Ainda em março, Bonneau estará a serviço da CBH de olho no desempenho dos candidatos a uma vaga para o Pan nos EUA e a partir de abril vem ao Brasil uma vez ao mês para dar suporte técnico aos atletas locais.
Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo e Jorge Gerdau Johannpeter ladeiam Ricardo Cappelli, superintendente dos esportes de alto rendimento do Ministério dos Esportes; foto: Anna Carvalho
Valendo lembrar que, em 2011, a premiada seleção brasileira de Salto busca o hexacampeonato por equipes em Jogos Panamericanos. A vaga olímpica brasileira também já está garantida com o 4º posto individual nos Jogos Equestres Mundiais 2010, com o time liderado pelo mais premiado cavaleiro brasileiro de todos os tempos Rodrigo Pessoa, que estreou como chefe de equipe e ainda honrou o Brasil com o 4º posto individual.
Caio Sérgio de Carvalho, diretor de Salto da CBH, com Jean Maurice Bonneau e Luiz Rocco, secretário geral da CBH
Paralelamente, a boa notícia é que Bonneau também vai acompanhar a geração futuro do hipismo brasileiro com clínicas para cavaleiros e amazonas das categorias Junior e Young Riders. "A idéia é apoiar atletas locais candidatos a uma vaga na equipe principal do Brasil por meio de um suporte técnico em paralelo ao desenvolvimento do hipismo local e sua geração futuro", explica Bonneau. "Para tanto, vou precisar da ajuda de profissionais locais porque sozinho não se pode fazer nada. Vamos formar parcerias no mais alto nível de competição e juventude."
Hortência Marcari, rainha do basquete brasileiro, integrante do Comitê Olímpico Rio 2016, e mãe dos cavaleiros João e Antonio Oliva, campeões no ranking de Adestramento, com Dudu Vaz, apresentador da Bandsports; foto: Juan Guerra
A contratação de Maurice também culmina com os 70 anos de história da CBH. Além do novo treinador de Salto, durante o Prêmio Brasil Hipismo, também houve o anúncio do renomado técnico de enduro Jean Luc Leclerc, ex-treinador de uma brilhante campanha frente ao time da França, incluindo a prata individual nos Jogos Equestres Mundiais 2010. Na modalidade Concurso Completo de Equitação, o time de ponta brasileiro conta com o premiado treinador britânico Nick Turner. Em breve, a entidade deve anunciar oficialmente a contratação do treinador Eric Lette, juiz internacional, ex-chairman da FEI e esteve frente ao time time brasileiro que conquistou a medalha de bronze no Pan Rio 2007, após 24 anos de jejum.
Os conterrâneos e treinadores top franceses Jean Luc Leclerc, técnico de Enduro, e Jean Maurice Bonneau, consultor técnico de Salto, durante o Prêmio Hipismo Brasil no Jockey Club São Paulo com vista para noite paulistana; foto: Juan Guerra
Indo de encontro ao contínuo desenvolvido do hipismo no Brasil, que conta com nada menos que o segundo maior rebanho de equinos do mundo, Maurice sabiamente afirma: "sonhos se tornam realidade com trabalho duro".
Campanha de Jean-Maurice técnico e cavaleiro:
Cavaleiro
• Integrante da equipe francesa de saltos
• Medalha de Bronze por equipes pela França, no Campeonato Europeu 1995
Técnico
• Medalha de Ouro por Equipes pela França - Jogos Equestres Mundiais 2002 – Jerez de la Frontera (Espanha)
• Medalha de Prata Individual pela França - Jogos Equestres Mundiais 2002 – Jerez de la Frontera (Espanha)
• Medalha de Prata por Equipes pela França - Campeonato Europeu 2003
• Bicampeão da Copa das Nações Samsung Super League 2003 e 2004 pela França
• Seu aluno, Bruno Broucqsault, venceu a Final da Copa do Mundo em 2004
• Já foi treinador do Japão e Emirados Árabes
Fonte: CBH - Carola May com a fonte Horse Show Brasil / FPH ; fotos: Juan Guerra e Anna Paula Carvalho / divulgação CBH