Foi dada largada nessa sexta-feira, 10, ao Campeonato Brasileiro de Masters na Sociedade Hípica Paulista (SP), entidade que esse ano comemora seu centenário. Paralelamente também estão em jogo os títulos brasileiros das categorias Senior e Senior Top.
A disputa da categoria Master - aberta a cavaleiros e amazonas não profissionais acima de 40 anos - se dá em quatro alturas: Master B, a 1 metro, Master A, 1.10 metro, Master, 1.20 metro e Master Top, 1.30 metro. E o páreo está acirrado no espetacular picadeiro indoor da entidade anfitriã.
Na categoria Master B - com participação de 56 conjuntos (cavalo/cavaleiro) - foram 25 os vencedores da prova e assumiram a liderança do campeonato, todos sem faltas. Outros cinco perderam apenas 1 ponto por excesso de tempo 9 fecharam com derrube.
No placar por equipes, Brasília vem a frente com zero ponto perdido (pp), São Paulo ocupa o 2º posto, 4 pp e Minas Gerais, o 3º, 8 pp.
Já na categoria Master A, 23 conjuntos em total de 63 fecharam o percurso sem faltas conquistando o 1º posto na prova e, é claro, na liderança parcial do campeonato.
Na disputa por equipes, o time do Paraná vem à frente, com 0 ponto perdido,seguido pela equipe Minas Gerais, 4 pp. Rio Janeiro e São Paulo vêm empatados em 3º lugar, 12 pp.
Na altura de 1.20 metro, o sempre favorito master Anderson Deps com Tango largou na frente com pista limpa, 58s38, pelas cores do Espírito Santo, superando demais 26 candidatos ao título. Na 2ª posição aparece o cavaleiro da casa Ricardo Luiz Lima Vianna com Melissa do MM, sem faltas, 62s61. Enquanto o 3º posto foi do carioca João Roberto Marinho apresentando Haria, pista, 63s29. Porém, na contagem do campeonato, ao todo, sete conjuntos sem faltas vêm empatados em 1º lugar.
Na disputa por equipes, o Rio de Janeiro vem a frente com boa folga sem um único ponto perdido. São Paulo ocupa o 2º posto, 12 pp, e Santa Catarina vira em 3º, 20 pp.
Finalmente ,na recém criada categoria Master Top - com participação de 10 conjuntos - quem levou a melhor foi o mineiro Paulo Sérgio Rodrigues Nunes com BF Rembrant, sem faltas, 66s22.
Na 2ª e 3ª colocação aparecem Wilson Mathias de Lima com Pavarotti JMene e Eloy Valles Prieto Junior com Kokochka des Hayettes, ambos sem faltas, em 66s74 e 70s85, pelas cores de São Paulo. Para efeito do campeonato, todos os três primeiros colocados ocupam o 1º posto. A categoria não tem disputa por equipes.
O Campeonato Brasileiro de Masters prossegue nesse sábado, 11/6, com a 2ª parcial individual e a final por equipes. No domingo se definem os pódios individuais. O evento conta com transmissão ao vivo da Horse Show Brasil, a webtv da Federação Paulista de Hipismo.
Resultado completo - clique aqui.
Fonte: Carola May