Os Jogos Panamericanos 2011, maior competição das Américas, começam nessa sexta-feira, 14/10, em Guadalajara, no México. No próximo domingo, 16/10, o hipismo brasileiro estreia nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em busca da 20ª medalha do esporte.
A equipe de Adestramento formada por Rogério Clementino / Sargento do Top, Luiza Almeida / Pastro, Mauro Pereira Jr / Tulum Comando SN e Leandro Silva VDL / L´Acteur entra na pista com tudo já na briga pela quinta medalha da modalidade nos Jogos, uma vez que a definição do país campeão por equipes acontece no próprio domingo, primeiro dia de provas.
A decisão no individual do adestramento será no dia 19 de outubro. Além de um lugar no pódio dos Jogos do México, estão em disputa também duas vagas olímpicas. Considerando que os Estados Unidos já estão classificados para Londres 2012, o Brasil pode ficar até em terceiro, caso o ouro ou a prata fique com os EUA para garantir a classificação para os Jogos Olímpicos no adestramento.
A expectativa por bons resultados é grande. O Brasil tem ao todo 19 medalhas em Jogo Pan-Americanos, sendo quatro no adestramento, quatro no Concurso Completo de Equitação e 11 no saltos. Na última edição dos Jogos em 2007, no Rio de Janeiro, o Brasil conquistou medalhas nas três modalidades: foi bronze no Adestramento por equipes e no Concurso Completo de Equitação (CCE), prata nos Saltos individual, com Rodrigo Pessoa e ouro nos Saltos por equipe. E o investimento para manter o alto nível aumentou com a contratação do inglês Nick Turner, como técnico para o CCE, e do sueco Eric Lette, para o Adestramento.
"Praticamente quintuplicamos os postulantes para as seletivas de Adestramento em relação a 2007. O envolvimento de cavaleiros e proprietários foi enorme com aquisição de vários animais de ponta além de técnicos particulares de alto nível. Nossos resultados são significativamente melhores em relação ao último ano. A Equipe definida foi a melhor e estamos bastante otimistas", aponta Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Marcio Carvalho, Ruy Leme da Fonseca, Marcelo Tosi, Jesper Martendal e Serguei Fofanoff integram a equipe do Concruso Completo de Equitação (CCE), que estreia no dia 21 de outubro. A disputa por medalhas no individual e por equipes acontecem ambas no dia 23.
"O primeiro desafio do CCE foi nos Jogos Eqüestres Mundiais, em 2010, no Kentucky. O time é bom e está preparado. Parte dos cavaleiros são radicados no Brasil e parte na Europa , porém todos muito experientes", afirma Giugni.
A equipe de Saltos entra na pista dia 26 de outubro. Sob o comando do francês Jean Maurice Bonneau, Rodrigo Pessoa, Doda Miranda, Bernardo Alves, Cesar Almeida e Karina Johannpeter entram na pista para brigar pela sexta medalha de ouro do Brasil em Jogos Pan-Americanos.
A final dos Saltos por equipe será no dia 27 e a do individual no dia 29 de outubro. Vale ressaltar que a equipe brasileira de saltos já está classificada para os Jogos Olímpicos de Londres, depois da quarta colocação no Mundial de Kentucky, em outubro do ano passado. Mesmo assim, o Brasil está com força máxima no México.
"Estamos levando a equipe principal. São todos muito experientes, com medalhas olímpicas, mundiais e pan-americanas. Tenho certeza de que teremos um bom desempenho", completa o presidente da CBH.
Medalhas do Hipismo Brasileiro em Jogos Pan-Americanos
ADESTRAMENTO
BRONZE - Jogos da Cidade do México (1975) Equipe - Diana Paes Leme, Gerson Borges, Ingrid Trokyou
BRONZE - Jogos de Caracas (1983) - individual - Ornalndo Facada
BRONZE - Jogos de Caracas (1983) - Equipe - Iliana Diniz, José sheleder, Ornalndo Facada
BRONZE - Jogos do Rio (2007) - Equipe - Luiza Almeida, Renata Rabello Costa, Rogério Clementino
CONCURSO COMPLETO DE EQUITAÇÃO
OURO - Jogos de Mar del Plata (1995) - Equipe: André Luiz Giovanini, Luciano Miranda Drubi, Ruy Leme da Fonseca, Serguei Fofanoff
BRONZE - Jogos de Mar de Plata (1995) - Individual: André Luiz Giovanini
PRATA - Jogos de Winnipeg (1999) - Equipe: Ortemus de Almeida, Luciano Miranda Drubi, Marcelo Tosi, Serguei Fofanoff
BRONZE - Jogos do Rio (2007) - Equipe: André Paro, Carlos Paro,Fabrício Salgado, Renan Guerreiro
SALTOS
PRATA - Jogos de Chicago (1959) - Equipe: Antonio Moraes Carvalho, Francisco Babello, Nelson Pessoa, Renyldo Ferreira
PRATA - Jogos de Winnipeg ( 1967) - Individual - Nelson Pessoa
OURO - Jogos de Winnipeg (1967) - Equipe: Antonio Simões, José Roberto Reynoso Fernandez, Nelson Pessoa, Renyldo Ferreira
OURO - Jogos de Havana (1991) - Equipe: André Johannpeter, Luiz Felipe Azevedo,Marcelo Artiaga, Vitor Alves Teixeira
BRONZE - Jogos de Havana (1991) - Individual: Vitor Alves Teixeira
OURO - Jogos de Mar del Plata (1995) - Equipe: André Johannpeter, Nelson Pessoa, Rodrigo Pessoa, Vitor Alver Teixeira
OURO - Jogos de Winnipeg (1999) - Equipe: Doda Miranda, André Johannpeter, Bernardo Resende Alves, Vitor Alves Teixeira
BRONZE - Jogos de Winnpeg (1999) - Individual: Vitor Alves Terxeira
BRONZE - Jogos de Santo Domingo (2003) - Equipe: Doda Miranda, Bernardo Resende Alves, César Almeida, Karina Johannpeter
OURO - Jogos do Rio (2007) - Equipe: Bernardo Alves, César Almeida; Pedro Veniss, Rodrigo Pessoa
PRATA - Jogos do Rio (2007) - Individual: Rodrigo Pessoa
Fonte: MktMix Rio - Samantha Leiras e Alice Furtado