A Assembleia Geral da Federação Equestre Internacional terminou nesta segunda, 14/11, no Rio. Depois de quatro dias de debates, integrantes de 130 Federações Internacionais definiram novas diretrizes para o hipismo e fizeram adequações nas regras das modalidades equestres já para o ano de 2012.
O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, Carlos Arthur Nuzmann, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, os cavaleiros Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves e Marcus Freire, do COB
Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), comemorou o sucesso do evento, organizado pela primeira vez no Brasil após vinte anos. "Nossa principal missão foi mostrar para a toda comunidade hípica a nossa capacidade de organização. Vieram os presidentes e secretários de todas as federações, que são muito exigentes, e conseguimos mostrar a eles que estamos preparados para os Jogos Olímpicos. O saldo foi absolutamente positivo", comentou Giugni.
Para o Hipismo da América do Sul e brasileiro, alguns avanços técnicos foram apresentados ao longo dos últimos anos. "Já conseguimos avançar bastante com o hipismo latino-americano nas últimas competições internacionais. Nosso objetivo principal é a qualidade dos nossos conjuntos e não a quantidade. Especificamente no hipismo brasileiro, a ideia é trabalhar em duas frentes, tanto no alto rendimento quanto na base do esporte", completou Giugni.
Cúpula do hipismo mundial movimentou o Sofitel no Rio entre 11 e 14/11
O Secretário Geral da CBH, Luiz Rocco, foi nomeado membro do "Nomination Committee", grupo responsável por fazer as nomeações aos cargos da FEI.
O campeão olímpico Rodrigo Pessoa, que integra a Associação dos Cavaleiros de Saltos há mais de dez anos, também participou do evento. A entidade atua como porta voz dos cavaleiros e Pessoa foi o representante do grupo no evento.
"Temos oportunidade de expor a visão dos cavaleiros e fazer com que as nossas opiniões e pontos de vistas sejam levados em consideração", disse Pessoa, que também comentou o planejamento para as Olimpíadas de Londres. "Nos Jogos Olímpicos, nossa intenção é nos prepararmos da melhor maneira possível e chegar com a melhor equipe", comentou o mais premiado cavaleiro brasileiro de todos os tempos.
Personalidades e homenageados são destaque em jantar de gala
Para encerrar o evento, um jantar de gala no Copacabana Palace nesta segunda à noite reuniu os membros das Federações e convidados da CBH, entre eles o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman, o empresário Jorge Gerdau, o campeão olímpico Rodrigo Pessoa, o cavaleiro Bernardo Alves, medalha de bronze nos Jogos de Guadalajara, entre outros.
Na cerimônia, a Federação Equestre Internacional homenageou 39 Federações e o Brasil, além de anunciar os vencedores do Prêmio FEI 2011. Criado em 2009, a premiação homenageia em cinco categorias atletas ou personalidades que foram destaque no ano ou que contribuiram para o desenvolvimento do esporte.
Os melhores do ano 2011
Os campeões deste ano foram:
Melhor Tratador - Alice Galliard (FRA)
Quebrando Barreiras - pessoa que tenha obtido bons resultados apesar de alguma deficiência física ou condições adversas - Meg Wade (AUS)
HSBC Estrela Revelação - pessoa entre 14 e 21 anos que demonstra o talento desportivo excepcional e compromisso)- Nina Lamsam Ligon (TAI e EUA)
Desenvolvimento - pessoa ou organização dedicada a tornar desporto equestre acessível a um público mais amplo - Soraya Ourrais (FRA/MAR) que vem desenvolvendo o Hipismo em Camboja.
Reem Acra Melhor Atleta - Adelinde Cornelissen ( HOL)
A próxima Assembleia da FEI acontece em novembro de 2012, na Turquia.
Com a fonte MktMix Rio - Samantha Leiras e Alice Furtado; fotos: Rosane Bekierman