Nesse final de semana, o Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, recebe, de 9 a 11/12, o Internacional e Adestramento incluindo prova seletiva rumo às Olimpíadas 2012.
Quanto mais alta a nota, maior a chance de estar no páreo para representar o Brasil nas Olimpíadas de Londres no ano que vem. As chances de vaga são pequenas e quem está mais próximo de alcançar o feito é a amazona Luiza Tavares de Almeida, melhor colocada do País no Ranking da Federação Equestre Internacional (FEI).
Luiza Almeida com Pastor está luta pela qualificação olímpica individual; foto: Ney Messi
Penúltimo do ano (o último acontece de 16 a 18/12), o CDI3* - Concurso de Dressage Internacional - é uma oportunidade para que atletas de vários níveis, incluindo os do Concurso de Adestramento Nacional (CAN) possam ser avaliados por juízes “O” (grau máximo) como Axel Steiner, dos Estados Unidos, e Maribel Alonso, do México, enviados da FEI para estas seletivas. Os dois já estiveram várias vezes no Brasil.
Montando desde criança, Axel Steiner começou a julgar em 1968, tornando-se juiz 5* da FEI em 1988. Já julgou em 35 países e em Olimpíadas, Jogos Pan-americanos e finais da Copa do Mundo de Adestramento. Militar, médico e treinador, Steiner mora em San Diego, na Califórnia, com a esposa Terri Miller, conhecida fotógrafa de cavalos.
A outra juíza internacional nestes dois últimos CDI3* é Maribel Alonso, do México, que já contabiliza entre suas atuações os Jogos Equestres Mundiais de Kentucky/EUA, Campeonatos Europeus e Norte-americanos de Young Riders, CDIO de Aachen e Rotterdam, além das finais da Copa do Mundo em ´S Hertogenbosch, na Holanda, de de Las Vegas, nos Estados Unidos.
Completam o júri o Cel. Salim Nigri, Sabine Bilton, Cláudia Moreira de Mesquita, Rosalind Flosi Macedo e Natacha Wadell, todos pelo Brasil.
Na programação do CDI3*, a partir das 10h00 desta sexta-feira, 9/12, serão realizados o FEI Prix St. George e o Grand Prix – válido como seletiva. No sábado, 10, no mesmo horário acontece a prova FEI Intermediária I seguida do FEI Olympic Grand Prix Special. No domingo, 11, a partir das 09h00 a pista vai estar liberada para o Freestyle – prova com coreografia e música – das séries Intermediária I e Grand Prix.
Paralelamente ao CDI3* se realizam as provas do Concurso de Adestramento Nacional (CAN) nas séries Cavalos Novos (4, 5 e 6 anos), Elementar, Preliminar, Média I e II e Forte I, com resultados válidos para o Ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
O CDI3* tem organização conjunta da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA), com chancela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Equestre Internacional (FEI).
Com a fonte: Coudelaria Ilha Verde / Rute Araújo