O evento acontece de 3 a 6/8 em Ermelo, com presença de cavaleiros brasileiros e cavalo de criação nacional.
Realizado anualmente na Europa, o Longines FEI WBFSH - Dressage Word Breeding Championship reúne a nova geração de animais da modalidade olímpica Adestramento / Dressage. Só participam da competição cavalos das melhores linhagens de esporte que são divididos por faixa etária de 4, 5, 6 e 7 anos.
Em 2022, quando estreou no Longines FEI WBFSH montando Nuelo Campline na categoria de animais de 5 anos, o olímpico João Victor Marcari Oliva obteve o melhor resultado do Brasil no Campeonato do Mundo para Cavalos Novos, além da dupla registrar a maior nota (8.1 pontos na Final) da raça Puro Sangue Lusitano na competição. João Victor e Nuelo retornam à pista de Ermelo, agora na categoria animais de 6 anos, com planos de melhorar ainda mais este resultado do anterior. As provas acontecem entre 4 e 6/8.
João e Nuelo Campline: retorno ao Campeonato Mundial de Cavalos Novos, na Holanda, com planos de bater o próprio recorde; img: Digishots
Elias Marinho é o outro brasileiro em pista. Montando o Oldenburg Van Gogh na categoria animais de 5 anos, o cavaleiro da Dressage Top, de Portugal, propriedade do também brasileiro Rodrigo Cunha, faz sua estreia na competição. Marinho e Van Gogh em nos dias 3, 4 e 5/8.
Elias Martinho e Van Gogh: estreia no FEI WBFSH - Dressage Word Breeding Championship; img: ABR Fotografia
O Mundial de Cavalos Novos conta, ainda, na categoria 5 anos, com a participação de um cavalo nascido no Brasil: Omero HI, que será montado pelo espanhol José Antônio Garcia Mena. A dupla integra o time de Portugal. Omero HI é um Puro Sangue Lusitano de propriedade da Dressage Top e criação do Haras Ianonni, de Capão Bonito (SP). Aliás, Omero HI é o segundo cavalo brasileiro - e Lusitano - a participar do FEI WBFSH. O primeiro representante do país na competição foi Dinoco do Drosa que montado por Rodolpho Riskalla competiu na categoria de animais de 4 anos no Mundial de 2012, na Alemanha.
Já a brasileira Coudelaria Vila de Sagres, de Santo Antônio do Pinhal (SP), e que também cria cavalos de Dressage em Portugal, será representado no Mundial de Cavalos Novos por dois produtos alemães de sua seleção: os warmblood Van Sagres na categoria 4 anos e Victory Prime na categoria 7 anos. Competindo por Portugal, os dois animais serão montados por Roberto Brasil.
O brasileiro Omero HI montado pelo espanhol José Antonio Garcia Mena, por Portugal: segundo cavalo de criação nacional a a competir no Mundial de Dressage de Cavalos Novos ; img: ABR
Além das disputas para cavalos novos, o FEI WBFSH também comporta um Concurso de Dressage Internacional (CDI3*) com presença da amazona olímpica brasileira Luiza Tavares de Almeida que montando o Lusitano Hermes compete no Grand Prix no sábado, 5, em busca do índice mínimo de elegibilidade (MER, na versão em inglês) para integrar o Time Brasil nos Jogos Pan-americanos de Santiago, em outubro.
Acompanhe os resultados - clique aqui
CBH com Rute Araújo