Primeiro Concurso de Dressage / Adestramento Internacional 4* realizado na América Latina, o CDI4* Rocas do Vouga, entre 8 e 10/12, em Itu (SP), reuniu 13 conjuntos divididos em Big Tour e Small Tour. Marcaram presença, entre outros, o cavaleiro olímpico espanhol José Antonio Garcia Mena e o medalhista pan-americano e cavaleiro olímpico João Victor Oliva.
A Coudelaria Rocas do Vouga comemorou em grande estilo as três décadas dedicadas à criação e seleção do Puro Sangue Lusitano. O evento histórico organizado e promovido pela família Tavares de Almeida foi um misto de atrações atraindo criadores e cavaleiros olímpicos de vários países e um júri renomado. Entre as atrações, destaque para o primeiro Concurso de Dressage / Adestramento nível 4* da América Latina.
Conjunto reserva Jogos Pan-americanos de Santiago, Victor Trielli Ávila montando Corsário IGS atingiu o primeiro Índice Mínimo de Elegibilidade (MER, na versão em inglês) para os Jogos Olímpicos de Paris, que é de 67% na média geral e com juiz 5* da Federação Equestre Internacional (FEI). O objetivo foi atingido no Grand Prix, na sexta-feira, 8, quando a dupla fechou a apresentação com 67.022% de nota final e 67.717% com o juiz dinamarques Leif Törnblad. Victor e Corsário IGS retornaram para o GP Freestyle no domingo (10), fechando a apresentação com 70.990%.
Victor e Corsário IGS executando uma bela piroueta
Faltou pouco para Murilo Augusto Machado na condução de Jorge V.O também atingir o MER. O conjunto do Ilha Verde Team registrou no GP 66.870% de nota final e 67,609% com o juiz alemão Ulrike Nivelle. Murilo e Jorge V.O retornaram para o GP Special registrando 67,128%.
Murilo e Jorge VO no picadeiro nos 30 anos da Coudelaria Rocas do Vouga
Apesar da conquista do índice olímpico Victor e Corsário IGS não há tempo hábil para a dupla registrar o segundo índice necessário, uma vez que o Brasil tem até 31/12 para apresentar o Certificado de Capacidade (“NOC Certificate of Capability”) com pelo menos três diferentes conjuntos. Até o momento dois atingiram este requisito.
Grandes disputas no Internacional Small Tour
A série contou com dez conjuntos na sexta-feira, 8, com participação de dois atletas estrangeiros. No Prêmio São Jorge, vitória do cavaleiro olímpico José Antonio Garcia Menan, espanhol que compete por Portugal, que montando Hector do Vouga, cedido pela Coudelaria Rocas do Vouga, registrou 68.735%.
José Garcia apresentando Hector do Vouga
O vice-campeão foi Adriano Salomão Paiva Soares com Jogador do Drosa (68.647%), seguido de Joana Marie Sliwik, pela Alemanha, em 3º, apresentando Intef Interagro (68.088%), em 4º se posicionou João Paulo dos Santos/Húngaro da Sasa JE (67.823%), em 5º, Vinicius Miranda da Costa/Húngaro da Sasa JE (66.912%) e em 6º, Pia Aragão/Cabernet do Adonai (66.441%).
Adriano em ação com Jogador do Drosa
No sábado, 9, na Intermediária I, dos sete conjuntos em pista, cinco Lusitanos. Os estrangeiros ocuparam as duas primeiras colocações: vitória da alemã Joana Marie Sliwik/Intef Interagro (70.294%), seguida de José A. Garcia Menna/ Hector do Vouga (69.735%). Adriano Soares/Jogador do Dosa ficou em 3º (66.765%), Raquel Mendonça Maurell de Mattos/Dayfony SMH em 4º (66.294%), Vinicius Miranda/Húngaro do Vouga em 5º (65.676%), Pia Aragão/Cabernet do Adonai em 6º (64.971%) e em 7º, Victor Ávila/Lobo da Sasa JE (63.000%).
Joana com seu Intef Interagro: dupla em franca ascensão
O domingo, 10, na Intermediária Freestyle, quatro duplas se apresentaram com mais uma vitória de Joana Sliwik /Intef Interagro (73.990%), sequida de Raquel Mattos/Dayfony SMH (71.025%), Adriano Soares/Jogador do Drosa (69.905%) e Pia Aragão/ Cabernet do Adonai (69.050%).
Raquel e Dayfony SMH cada vez mais afiados
João Victor Oliva foi um dos destaques na série Nacional
O Concurso de Adestramento Nacional (CAN3*), reservado para convidados, controu com 48 atletas amadores distribuídos em nove séries, 50% deles competindo na série Cavalos Novos, entre eles o olímpico João Victor Marcari Oliva em participação especial no Brasil depois de quatro anos. João Victor apresentou a égua Brasileira de Hipismo Onabeat V.O (TE), de sua criação, e filha de Feel Good V.O, sua montaria na conquista da medalha de prata individual e por equipe nos Jogos Pan-americano de Santiago 2023. A dupla venceu nas duas provas da série Cavalos Novos 5 anos com 88.400% e 89.200%.
João e Onabeat V.O (TE) deram show na categoria Cavalos Novos com pontuação recorde
Convidados internacionais
Além dos dois atletas estrangeiros que competiram no CDI4* - o espanhol José Antonio Garcia Mena e a alemã radicada no país Joana Marie Sliwik - outros sete atletas de quatro países, cinco deles competindo pela primeira vez no Brasil, participaram do CAN como convidados da Coudelaria Rocas do Vouga que cedeu os animais para a disputa: os franceses Camile Judet Cheret/PHD Mito do Vouga e Corentin Claude Huber/Mr. Pastor do Vouga, a canadense Mathilde Brais Tetreaut/O Pastor do Vouga, a chilena Sol Piraino/Lapidado do Vouga, e de Portugal a olímpica Maria Caetano/Nepal do Vouga, Manuel Veiga/Orvalho Mito do Vouga e César Marques, radicado no Brasil, mas competindo por seu país Portugal que montou Oxidado do Castanheiro e César Marques/Nagoh CAP OA.
O estrelado juri do CDI4* Rocas do Vouga e CAN32* foi formado por cinco juízes FEI5* e três FEI4*, que se revezaram nos três dias de competição: os FEI5* Ulrike Nivelle e Gotthil Riexinger, da Alemanha, Leif Tornsblad (Dinamarca), Isabelle Judet (França) e Maribel Alonso (México), e os FEI4* Cláudia Moreira de Mesquita e Natacha Waddell, pelo Brasil, e Sandra Smith (Argentina).
CBH com Rute Araújo: fotos: Ney Messi