Em 2 e 3/5, um Internacional de Adestramento CDI3*2*1* movimentou o picadeiro de Adestramento da Sociedade Hípica Paulista, em paralelo com uma série Nacional. O julgamento da série Internacional contou com Natacha Waddell, juíza 3* do Brasil, três juízes 4* (nível máximo) - Cara Whitham e Elizabeth McMullen, ambas do Canadá, e o francês Bernard Maurel - ao lado do brasileiro Marcio Camargo, juiz internacional 1*, e do mexicano Omar Zayrik, juiz internacional 2*.
Murilo Augusto com Jorge VO: vencedor Grand Prix e Grand Prix Special
A série Internacional 3* - com as reprises Grand Prix, Grand Prix Special e Freestyle Grand Príx - deu início às seletivas para o Mundial 2026, em Aachen, na Alemanha. Porém, com conjuntos ainda em formação, dessa vez, não ninguém índice de técnico de no mínimo 66% de aproveitamento em duas ocasiões em CDIs3* ou mais, com dois juízes internacionais de diferentes países e também na soma geral no Grand Prix.
Joana Sliwik com Intef Interagro, 2ª e 3ª colocada, no Grand Prix e Grand Prix Special, conjunto que recém estreou nesse nível e vem em ascensão
Adriano Soares com Jogador do Drosa, conjunto que recém estreou no Big Tour e que garantiu um 3º e um 2º lugar, com Tatiana Gutierrez, secretaria geral da CBH
Vencedores da série Internacional atentos ao hino nacional em 3/5
A série Internacional também recebeu a 2ª seletiva em solo nacional em busca de uma vaga Mundial de Cavalos Novos 2025 (idades de 5, 6 e 7 anos), entre 4 e 10/8, em Verden, na Alemanha. Na categoria cinco anos com boas apresentações, especialmente, na série 5 anos.
Frederico Mandrot com Quilombo da Sasa JE: vencedor da categoria 5 anos em 2/5
Frederico Mandrot com Querido da Sasa: vencedor da categoria 5 anos em 3/5
Bernard Maurel, que era muito presente nos Internacionais de Adestramento na década de 90 e início dos anos 2000, após um longo hiato, disse estar feliz com seu retorno ao Brasil, onde já esteve pelo menos dez meses. "No Grand Prix, os conjuntos que se apresentaram ainda necessitam um amadurecimento maior. Nós juízes, escrevemos muitos comentários no primeiro dia e penso que os cavaleiros levaram em conta as observações e melhoraram em alguns pontos na segunda prova. Como juízes de adestramento que somos, estamos sempre olhando para a escala de treinamento clássica com a autossustentação e contato corretos, impulsão e submissão", observou Maurel, juiz FEI há mais de 30 anos.
Fabio Lombardo e Magico Interagro: vencedor da Medium Tour nos dois dias de competição
Grupo de juizes e oficiais que trabalharam no CDI e CAN na Sociedade Hípica Paulista
Tatiana Gutierrez, secretaria geral da CBH acompanhou de perto a competição no sábado, 3/5, e Constantino Scampini, presidente da CBH no ciclo olímpico, esteve presente no domingo, 4/5, conversando com atletas, patrocinadores e juízes. Haras Cachoeira, Fazenda Sasa, Rancho Cariama, Coudelaria Ilha Verde, Battuto´s foram os patrocinadores do evento junto com a Confederação Brasileira de Hipismo, organizadora do concurso, e apoio da Sociedade Hípica Paulista e Federação Paulista de Hipismo.
Constantino Scampini, presidente da CBH, com os juizes internacionais Bernard Maurel e Omar Zayrik
Fabiana Gotschalk e Philipe Freemann, da Battuto´s, na cerimônia de premiação, em que os todos vencedores tiveram direito a um brinde, aqui em registro no pódio com Frederico Mandrot e Fabio Lombardo Jr e Tatiana Gutierrez, secretaria geral da CBH
Clínica de alto rendimento com o espanhol Luís Lucio Perez
Entre 9 e 11/5, na Sociedade Hípica Paulista, o renomado treinador espanhol Luís Lucio Perez ministra um Clínica CBH visando o fomento à modalidade e formação do Time Brasil nos Jogos Sul-Americanos - Odesur 2026 em Santa Fé (Argentina) e Mundial 2026 em Aachen (Alemanha).
A clínica é uma iniciativa da CBH e voltada prioritariamente para conjuntos de Big Tour (nível Grand Prix) e o restante para conjuntos com melhores percentuais Medium Tour e Small Tour e Cavalos Novos e, eventualmente, se houver vagas, para os melhores amadores das séries Forte II, Forte I e Média II.
Sábado, 3/5
Cavalos Novos 5 anos
1º Frederico Mandrot / Querido do Sasa - BRA - 83,000%
2º Fabio Lombardo Junior / Quehermosa do Vouga - BRA - 71,600%
3º Frederico Mandrot / Quilombo da Sasa JE - BRA - 70,600%
Cavalos Novos 7 anos
1º Fabio Rogério Lombardo Junior / Ostrakova da Paixão - BRA - 64,857%
Grand Prix Special
1º 3º Sgto Murilo Augusto Machado / Jorge VO - BRA - 66,128%
2º Adriano Soares / Jogador do Drosa - BRA - 63,936%
3º Joana Marie Sliwik / Infef Intergaro - ALE - 63,723%
Medium Tour
1º Fabio Rogério Lombardo Junior / Mágico Interagro - BRA - 66,784%
Small Tour
1º Eduardo Alves de Lima / Florisbela V.O. - BRA - 68,294%
2º Diego Fernando da Silva / Motor da Sasa JE - BRA - 60,765%
Sexta-feira, 2/5
Cavalos Novos 5 anos
1º Frederico Correa Mandrot / Quilombo da Sasa JE - 80,440%
2º Fabio Rogério Lombardo Junior / Querhermosa do Vouga - 76,000%
3º Frederico Correa Mandrot / Querida da Sasa JE - 75,800%
Cavalos Novos 7 anos
1º Fabio Rogério Lombardo Junior / Ostrakova da Paixão - 67,357%
Grand Prix
1º Sgto Murilo Augusto Machado / Jorge VO - 64,761%
2º Joana Marie Sliwik / Intef Interagro - 64,065%
3º Adriano Salomão Paiva Soares / Jogador do Drosa - 62,674%
Medium Tour
1º Fabio Rogério Lombardo Junior / Magico Interagro - 63,323%
Small Tour - St Georges
1º Eduardo Alves de Lima / Florisbel V.O - 67,853%
2º Diego Fernando / Motor da Sasa JE - 62,941%
Fonte e imagens: Imprensa CBH - C.May