No sábado, 14/2, o GP World Cup, a 1.60m, foi a principal disputa no complexo do World Equestrian Center, em Ocala (EUA). Estiveram a postos 40 conjuntos, representando 11 países e contando com 14 atletas olímpicos, entre os quais quatro habilitaram-se ao desempate idealizado pelo português Bernardo Costa Cabral, com 300 mil dólares em jogo (cerca de 1,7 milhão de reais). O olímpico e medalhista pan-americano brasileiro Eduardo Menezes, com H5 Ozzy vd Bisschop, sela belga de 12 anos que recém estreou nesse nível de competição, conquistou o vice-campeonato, com apenas uma falta, em 42s54.

Eduardo Menezes, com H5 Ozzy vd Bisschop, a caminho do vice no GP Word Cup - Mars Equestrian; img: Andrew Ryback Photography - WEC
Sagrou-se campeã a jovem amazona norte-americana Mimi Gochman, 22, com Iron Maiden, única a zerar o desempate, em 41s79, conquistando sua primeira vitória em um GP 5 estrelas e carimbando seu passaporte para a Final da Copa do Mundo 2025/2026 pela Liga Norte-Americana Costa Leste. Em 3º lugar chegou o medalhista olímpico irlandês Cian O’Connor, com Kentucky TN, uma falta, 43s36.
Eduardo, 45, integrante do time medalha de ouro no Pan 2019 e do Time Brasil na Rio 2016, teve motivos de sobra para comemorar. “Há pouco tempo, o meu cavalo ainda saltava 1.30m, 1.40m. Então, fico muito feliz pelo esforço que ele demonstrou”, disse Menezes sobre o garanhão sela belga de 12 anos, filho de Diamant de Semilly x Utrillo Z, de propriedade da H5 Sport Horses LLC. “Ele não é o cavalo mais veloz, então já fiquei orgulhoso por conseguir zerar dentro do tempo na primeira volta. Fizemos o nosso melhor no desempate. Mesmo zerando, não conseguiria alcançar a Mimi. Estou feliz com o segundo lugar.”
A H5 Sport Horses pertence à família Hank, patrocinadora de Menezes há 21 anos. “Acho que temos uma parceria bastante única. É uma relação incrível porque crescemos juntos. O primeiro ano nos Estados Unidos virou dois, depois três e quatro. Minha carreira cresceu com o apoio extraordinário que sempre recebi. Eles são meus patrocinadores, mas também são minha família.”
O course-designer Bernardo Costa Cabral também celebrou o resultado: “O percurso foi justo para os cavalos, mesmo os menos experientes. Foi um grande espetáculo esportivo no melhor local do mundo. Sou muito feliz por desenhar neste nível e ter esses cavaleiros competindo em meus percursos.”
Esta foi a última qualificatória para a Final da Longines FEI Jumping World Cup™ 2026, que acontece de 8 a 12 de abril, em Fort Worth, Texas (EUA).
Imprensa CBH com infos World Equestrian Center











