Muita emoção marcou a Cerimônia de Abertura dos 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no sábado, 16/7. Cerca de 35 mil pessoas estavam no local para acompanhar o evento que deu ínicio à competição mundial, entre eles, a presidente da República Dilma Rousseff, o Ministro da Defesa Nelson Jobim e o Governador Sérgio Cabral, entre outras personalidades.
Estádio Olímpico João Havelange recebe a cerimônia de abertura dos 5º Jogos Mundiais Militares; foto: site oficial
O atleta do século XX, o Soldado Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, foi o responsável por acender a pira com o fogo que simboliza o início oficial da competição. Outro momento de muita emoção foi a entrada da delegação militar brasileira recebida aos gritos de "Brasil, Brasil, Brasil".
A platéia também vibrou com o espetáculo de cores, luzes e sons, que transformou o Engenhão em um mar e uma floresta. A primeira parte da apresentação foi dedicada às belezas naturais do Brasil e sua fauna diversificada. Na segunda, o imaginário infantil tomou conta.
Cerca de 1200 crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, das redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro, mostraram o sonho infantil de ser soldado e entraram fantasiadas com alegorias representando as três Forças Armadas: Exército, Marinha e Aeronáutica.
Apresentaram-se os cantores Toquinho com a música “Aquarela”, Zizi Possi o grupo Paralamas do Sucesso, que tocou a música “Tropa da paz”.Nesse momento, em meio a efeitos especiais, o mascote Arion surgiu ao lado da Tropa da Paz, que representa as Forças Armadas e as Forças Auxiliares. Já ao final da festa, o samba tomou conta do local com as apresentações de Alcione, Diogo Nogueira, Dudu Nobre e Jorge Aragão.
Adestramento define o campeonato por equipes nesse terça
Nessa terça feira, 19/7, a partir das 9 horas, em Deodoro, o time formado militar brasileiro com Capitão Eduardo Schlup com Remonta Zeus, coronel Marcus Vinhas com Arquipélago do Rincão, Major Cerqueira com Feitor do Rincão e a Sargento Luiza Tavares de Almeida, mais jovem amazona olímpica de todos os tempos, com Pastor defendem o Brasil na disputa por equipes com boas chances de medalhas. Na quinta-feira, militares de todo mundo disputam a medalha individual. Coronel Salim, diretor de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo e juiz internacional, será o presidente do juri.
Luiza Almeida com seu lusitano Pastor na inspeção veterinária; foto: Escola de Equitação do Exército
Luiza atenta às instruções de Coronel Nigri também frente à organização das provas de adestramento; foto: Escola de Equitação do Exército
Fonte e fotos: Escola de Equitação do Exército e Site Oficial - edição CBH - Carola May