Em mais uma grande atuação, Leandro Aparecido da Silva com o sela holandês L´Acteur VDL voltou a vencer o Prix St George - válido como 5ª seletiva de total de oito em solo brasileiro para formação da equipe brasileira de Adestramento rumo ao Pan 2011 - na noite dessa sexta-feira, 27/5, durante a 30ª Exposição Internacional do Puro Sangue Lusitano, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP).
Leandro e L´Acteur VDL haviam vencido a qualificativa durante a One Dressage Cup, em 13/5. Desta feita, o conjunto registrou nada 68,763%. Resultado este que o coloca na vice-liderança extraoficial da seletiva do Pan com 203,394% computados os três melhores índices na St Georges e de acordo com a íntegra do critério de seleção.
Leandro e L´ Acteur VDL, garanhão sela holandês filho de VDL Lorentin I e P Raimondo, mostram força em busca de uma vaga na equipe brasileira de adestramento nos Jogos Panamericanos Guadalajara 2011; foto: Ney Messi
Valendo salientar que a classificação parcial das seletivas será confirmada pela Confederação Brasileira de Hipismo no decorrer da semana que vem e passa necessariamente pela participação nas provas Intermediaria I e Kür I a serem disputadas, respectivamente, nesse sábado e domingo.
Já o 2º colocado nesta quinta prova seletiva foi o sempre competitivo e premiado Rogério Clementino apresentando o lusitano Sargento do Top, com 67,079%. Com esse placar Rogério ocupa a 3ª posição na qualificação parcial rumo ao Pan 202,771%.
Com muita constância nas seletivas Rogério e seu Sargento do Top conquistaram o 2º posto no Prix St Georges na Exposição Internacional do Puro Sangue Lusitano no Clube Hípico de Santo Amaro; foto: Ney Messi
Luiza Almeida com seu Puro Sangue Lusitano Pastor garantiu o 3º posto e agora com 202,263% encontra-se na 4ª colocação parcial nas qualificativas. Em mais um grande resultado para os irmãos Tavares de Almeida, o jovem talento Manuel, 17, levou lusitano Viheste ao 4º posto com 66,368%.
Luiza Almeida cada vez mais entrosada com sua nova montaria Pastor na acirrada disputa por uma vaga no time brasileiro em Guadalajara; foto: Ney Messi
Completaram o placar na 5ª e 6ª colocação, o cavaleiro revelação da temporada João Paulo dos Santos com o lusitano Veleiro do Top, 65,579%,e o experiente ginete André Ganc com o lusitano Utopia Imperial, 65,368%.
Já Mauro Pereira Junior com seu lusitano Tulum Comando SN, desta feita registrou 65,263% terminado na 7ª colocação. Mas com o direito a descarte, Mauro e Tulum mantiveram-se na liderança parcial das qualificativas com 203,538% - computados os três melhores índices em seletivas anteriores.
A seguir, noite adentro na Exposição Internacional do Lusitano, com presença de grande público na pista principal do Clube Hípico de Santo Amaro, a medalhista panamericana Luiza Almeida com o lusitano Samba foi a grande vencedora do Grand Prix totalizando 64,894%. O 2º posto coube a Marcelo Alexandre com seu lusitano Signo dos Pinhais, 62,660%. Ambos já tem índice técnico para os Jogos Olímpicos 2012.
Luiza e seu pequeno grande companheiro Samba em mais uma vitória especial; foto: Ney Messi
"A grande participação de cavalos Puro Sangue Lusitanos nas seletivas do Adestramento Brasileiro permite uma grande projeção da raça e isso é muito importante para nós", comemora José Brito Eusébio, presidente da Associação Brasileira do Puro Sangue Lusitano. (Aguarde em breve entrevista na webtv Horse Show Brasil).
Integraram o juri, Raphael Saleh, da França, Mariette Whitages, da Bélgica, e os brasileiros Coronel Salim Nigri, Claudia Moreira de Mesquita e Sabine Bilton.
Nesse sábado e domingo, em 28 e 29/5, a nata do adestramento brasileiro continua nos picadeiros do Clube Hípico de Santo Amaro concorrendo no Concurso Nacional e Internacional de Adestramento.
Resultado completo e programação - clique aqui
Fonte: Carola May; fotos: Ney Messi / ABPSL e CBH