O projeto que aumenta o limite de dedução no Imposto de Renda para o Incentivo ao Esporte foi aprovado em Plenário do Senado na quarta-feira, 16, 74 votos favoráveis e nenhum contrário e agora segue para sanção presidencial. O texto ainda fortalece os dispositivos da Lei de Incentivo ao Esporte, tornando permanente a política que permite deduções no Imposto de Renda em doações ou patrocínios para o setor esportivo.
De acordo com o Ministério do Esporte, em 2024, mais de R$ 1 bilhão foi repassado a projetos esportivos por meio do incentivo tributário previsto na lei. Caso o PLP 234/2024 seja convertido em lei, a partir de 2028 a dedução para pessoas jurídicas passará de 2% para 3%. Os projetos com foco em inclusão social continuarão com possibilidade de 4% de dedução.
As regras para deduções fiscais também deverão ficar mais claras e transparentes, com a fixação de parâmetros para que estados e municípios criem leis semelhantes antes da adoção, em 2033, do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O objetivo é aumentar a captação de recursos para projetos esportivos, com estímulo especial ao desenvolvimento de base.
Investimento
Em Plenário, a proposição foi relatada pela senadora Leila Barros (PDT-DF). Leila acolheu as alterações propostas pelos deputados, e, em seu parecer, argumentou que “cada real investido no esporte retorna em múltiplos ganhos, dinamizando áreas como turismo, construção civil, comércio, saúde e mídia, sendo uma fonte fundamental de todo o ciclo de prosperidade que se inicia com a Lei de Incentivo ao Esporte”.
O projeto de lei de incentivo ao esporte havia sido aprovado por unanimidad na Camara em 14/7; img: Saulo Cruz COB
No Plenário, atletas, ex-atletas e a ex-ministra do Esporte Ana Moser e dirigentes esportivos. O presidente da CBH Constantino Scampini, ao lado de outros dirigentes e representantes esportivos, também esteve presente na votação da Câmara em 14/7.
Com a fonte: Agência Senado
CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150
Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.
© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.