Atrelagem

superior hipismo 2

portaltransparencia icone

ID CBH 4

No sábado, 25/5, acontece a retomada da modalidade e do ranking brasileiro de Atrelagem 2024. A pista de grama do Clube de Campo São Paulo é palco da disputa que deve contar com 30 inscritos nas categorias Singular (um cavalo), Parelha (dois cavalos) e Quadra (quatro cavalos).

atrelagem quadra interagro ccsp21

Quadra de cavalos lusitanos Interagro em apresentação no Clube de Campo de São Paulo

"Esse ano temos uma retomada. Com a pandemia, a Atrelagem deu uma esfriada e tudo parou. Programamos três etapas ao longo de 2024, essa primeira no Clube de Campo São Paulo, depois teremos uma no Haras Larissa e mais uma em local a ser definido", conta Ana Carolina Borja Coelho da Fonseca, diretora de Atrelagem da CBH e pioneira da modalidade.

 atrelagem parelha ccsp 21

Ana Carolina Borja Coelho da Fonseca na condução de uma parelha no Clube de Campo São Paulo

"Teremos apresentações com cavalos das raças Morgan, Lusitano, Crioulo, Friesian e Ponei", conta Ana Carolina, primeira a defender o Brasil em Campeonato Mundial, em 2012, em Portugal, na categoria singular.

"No Clube de Campo São Paulo, usamos a pista de grama inteira e fica super bonito", pontua Ana Carolina, que mantém seus cavalos de atrelagem no Haras Larissa. A prova será de Maneabilidade (cones) em que os condutores cumprem um percurso e vence aquele que não derrubar cones no melhor tempo. A 1ª Etapa do ranking de atrelagem da CBH também tem é válida pela Federação Paulista de Hipismo.

atrelagem singular 21

Antonio  Mariano de Souza conduzindo Jakpot Interagro: apresentação Singular

Internacionalmente, a Atrelagem, reconhecida pela Federação Equestre Internacional, é disputada com um Concurso Completo em três etapas: Adestramento, Cross e Maneabilidade.

Mais sobre a modalidade

A Atrelagem Esportiva tem como objetivo mostrar a versatilidade do condutor na condução de um ou mais cavalos atrelados a um “carro” (carruagem, trole etc). A modalidade caracteriza-se pelos movimentos sincronizados e ritmados dos animais, pela beleza plástica do conjunto, elegância dos arreios e dos trajes dos condutores, e também pela habilidade e destreza na condução dos cavalos.

Em 1970, quando competições já eram praticadas em mais de 20 países da Europa e América do Norte, a Atrelagem foi reconhecida como esporte pela Federação Equestre Internacional (FEI). A entidade máxima mundial do hipismo passou a promover o Concurso Completo composto por três provas: Adestramento, Maratona e Maneabilidade (ou prova dos cones). As provas são divididas pelas categorias de um animal (Singluar), dois (parelhas) e quatro animais (quadras).

Atrelagem esportiva no Brasil

No Brasil, animais atrelados se limitavam a passeios e demonstrações em eventos equestres, exposições agropecuárias, romarias até início da década de 2000. Participavam desde os pesos-pesados representados pelas raças Bretão, Percheron e Clydesdale, aos animais de sela como o American Troter, Crioulo, Brasileiro de Hipismo, Puro Sangue Lusitano, Haglinger, Welsh Cobs e Pôneis, entre outras.

No final de 2009, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) adotou os regulamentos da Federação Equestre Internacional (FEI) e passou a reger o esporte no país. 

Com iniciativas da CBH e entidades privadas como o Haras Larissa e as Fazendas Interagro, os adeptos da modalidade passaram a ter acesso a clínicas e cursos com nomes de destaque internacional, aumentando o número de criadores e raças para o esporte. Em 2011, a CBH promoveu o primeiro Campeonato Brasileiro de Atrelagem, aberto a todas as raças, além do primeiro ranking brasileiro da modalidade.

Programa 1ª Etapa Ranking CBH de Atrelagem 

Regulamento Atrelagem 2024

Imprensa CBH com Rute Araujo; imgs divulgação 

 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
                       
 logo rocha 35            anonimo        

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.