Com enorme pesar, compartilhamos a notícia do falecimento de Jean Maurice Bonneau, 64, ex-técnico do Time Brasil de Salto e também da França, que representou como cavaleiro titular entre 1994 e 1996 e foi técnico entre 2000 e 2006. Maurice Bonneau também atuou como técnico do Japão, integrou o comitê de Salto da FEI e ainda o comitê organizador do Internacional de Chantilly, na França

Em 2011, Jean Maurice foi contratado como técnico do Time Brasil que liderou até o final de 2015, atuando em dois Pan-americanos 2011 e 2015, Olimpíadas de Londres 2012 e o Mundial de 2014. Em 2021, Maurice assumiu o cargo de consultor técnico da prestigiada Young Riders Academy, criada em 2014, que tem como patrona a Federação Equestre Europeia.

jean maurice ridersacademay1803

Jean-Maurice Bonneau: uma vida dedicada aos cavalos e hipismo mundial

"Em 2010, no Mundial de Kentucky (EUA), o Jean-Maurice era técnico do Doda (Miranda) e já ajudou muito o Brasil e, no ano seguinte, foi oficialmente contrato pela CBH", lembra o Caio Sérgio de Carvalho, ex-cavaleiro olímpico e chefe de equipe do Brasil.

"Ele foi uma pessoa, que eu particularemte tive um contato muito grande por ter atuado ao seu lado como chefe de equipe. O Jean-Maurice foi muito importante para mim e nos tornamos grandes amigos", lembra Caio Sérgio.

"Aprendi muito com ele, como lidar com os membros da equipe, sobre o espírito de equipe e também tecnicamente. Ele deu muitas clínicas no Brasil, tanto para os cavaleiros da equipe principal e categorias de base", acrescenta Caio Sérgio, que atua como coordenador das categorias de base na CBH há mais de uma década. "Desenvolvemos uma amizade muito grande e sou muito grato a ele pelos serviços relevantes que prestou ao Brasil", destaca Caio.

O campeão olímpico Rodrigo Pessoa também se pronunciou:

"Perdemos um amigo do Time Brasil. Passamos muitos bons momentos juntos.”

"Em nome da CBH, comunidade hípica e amigos, agradeço o legado e empenho de Jean Maurice em favor do desenvolvimento hipismo brasileiro. Nossa solidariedade aos familiares e amigos. Descanse em paz", ressaltou Fernando Sperb, presidente da entidade.