No domingo, 29/1, a amazona brasileira Luciana Lossio, campeã do ranking brasileiro senior top 2021, levou sua Lady Louise JMen, à vitória no GP2* Berbaums Stables, a 1.45m, dotado em 50 mil dolares, fechando a 3ª semana do Winter Equestrian Festival, em Wellington (EUA). Dos 46 conjuntos, cinco foram ao desempate. Luciana e Lady Louise, BH de 12 anos filha de Landario JMen, garantiram a vitória com mais um percurso zerado em 35s01.
Luciana e sua Lady Louise a caminho da vitória; img: © Sportfot
Em 2º lugar chegou o norte-americano Jack Towel com Boheme du Moulin, seguido por Wesley Newlands com Maestro van Het Binnenveld, que zeraram em 35s99 e 38s65. Luciana, 49, renomada advogada, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral e amazona amadora, é um dos grandes destaques femininos no alto rendimento do hipismo brasileiro.
“Eu estava muito concentrada em meu plano para o desempate, com cada salto em minha mente. Tomei cuidado a obstáculo e a Lady Louise estava fantástica hoje", destacou Luciana, em entrevista à mídia oficial em Wellington. A parceria com a égua vem de longa data. “Eu estou com a Lady Louise JMen há seis anos agora e a conheço muito bem. Ela é uma égua muito calma e muito inteligente. Ela tem muita qualidade, salto qualquer coisa que tiver pela frente. Realmente, temos uma parceria muito boa. Ela confia em mim e confia nela mais do que em qualquer outro cavalo", acrescentou Luciana, que está no Winter Equestrian Festival pelo segundo ano consecutivo.
Luciana Lossio e Lady Louise JMen com o cavalariço Ronan Silveira (esquerda), Rodrigo Cunha (à direita) e and Holger Wenz (meio) do Beerbaum stables; img © Sportfot
No sábado, 28, o top brasileiro Francisco Musa levou Carte de Blue PS Marathon no GP2* de Peelbergen, na Holanda. Dos 57 conjuntos, 14 foram ao desempate. Musa e Carthe de Blue PS Marathon, de 10 anosfilho de Cartoon 21 em Cacco-Blue, levaram a melhor com percurso limpo, em 35s97. O francês Edward Levy com Broadway de Mormoulin foi vice e Patrick Bölle com Caramba de Janeiro emplacou em 3º lugar, ambos sem faltas, em 36s20 e 36s37. Musa e Carte de Blue também venceram a qualificativa do GP, a 1.45m, em 24/1.
Francisco Musa e Carte de Blue Marathon em franca ascensão
Imprensa CBH com infos Wellington Internacional; imagens Sportfot (divulgação) e acervo pessoal