Em 19 e 20/2, candidatos ao Time Brasil do Concurso Completo de Equitação nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile tiveram o primeiro encontro oficial na temporada com o técnico William Fox Pitt. Fox Pitt, ícone mundial da modalidade, assinou contrato de mais um ano com a Confederação Brasileira de Hipismo.
Como de costume, a clínica movimentou o Centro de Treinamento - Bombadill Equestrian - em Hatford, na Inglaterra, de propriedade do cavaleiro Ruy Fonseca Filho e sua esposa Renata Rabello. Estiveram a postos os cavaleiros Marcio Carvalho Jorge, Carlos Parro, Rafael Losano e Ruy com um total de nove cavalos. No primeiro dia conjuntos aprimoraram o trabalho de plano / adestramento e o segundo dia foi voltado a exercícios e técnicas de salto.
Da esquerda para direita William Fox-Pitt, Ruy Fonseca, Rafael Losano, Carlos Parro e Marcio Jorge
A vinda de Fox Pitt ao Brasil já tem data marcada: no Campeonato Brasileiro CCI 4*, entre 28 e 30/7, em Deodoro, no Rio de Janeiro. Fox Pitt irá ministrar clínica para os Seniores e categorias de base.
Esse ano, Rafael Christianini, que vinha atuando como coordenador internacional, assumiu a diretoria de Concurso Completo. Guto de Faria continua como técnico nacional e das categorias base em atividade do país. Julie Purgly segue como chefe de equipe e também passa a ser coordenadora dos concursos a nível nacional. Eduardo Limongi continua atuando como veterinário oficial.
Nos primeiros dois nacionais CCN2* na Sociedade Hípica de Ribeirão Preto, em 11 e 12/3, e no Clube Hípico de Santo Amaro, em 1 e 2/4, Guto de Faria vai ministrar uma clínica e estará à disposição dos cavaleiros e amazonas.
Entre as novidades também está um evento especial voltado para nata jovem da modalidade a ser realizado no final do ano. O regulamento será divulgado em breve.
Sobre William Fox Pitt
Seu vasto currículo inclui, entre outras conquistas, três medalhas olímpicas por equipes, prata em Atenas 2003 e Londres 2012, e bronze em Hong Kong 2008, sede do hipismo nas Olimpíadas de Pequim. Em Jogos Equestres Mundiais, o cavaleiro detém ouro por equipes e prata individual em Lexington (EUA) 2010, prata por equipes e bronze individual na Normandia (França) 2014.
CBH com imagem cedida