No sábado, 25/2, Santiago Lambre com Chacco Blue II faturou o GP Hampton Green Farms, no World Equestrian Center, em Ocala (EUA). Conjuntos de nove países disputaram o GP, a 1.55m, idealizado pelo irlandês Colim Quinn, em que sete foram ao desempate com U$ 100 mil em jogo.
Santiago e Chacco Blue II a caminho da vitória no World Equestrian Center; img: Andrew Ryback Photography
Quarto a largar, Santiago e seu Chacco Blue II zeraram em 43s135, resultado que veio a lhes garantir a vitória. Pela Austrália, Lauren Balcomb com Verdini D´Houtveld Z, pista limpa, 43s272, foi vice e a norte-americana Dorothy Douglas com MTM Pablo emplacou em 3º lugar, sem faltas, 43s372.
“Chacco Blue II tem movimentação lenta, mas seus lances são muito longos e faz boas curvas. Essa noite, ele mostrou sua velocidade. Tentei galopar em todos os espaços. (...) Para nossa sorte, ambas as curvas fechadas, foram para o lado bom dele e não do lado cego", destacou Lambre, referindo-se ao fato do garanhão oldenburger de 16 anos ser cego de um olho.
Santiago Lambre e Chacco Blue II na cerimônia de premiação com Ana Cristina Convit, Kim Van Kampen and Michael Crook, representando a Hampton Green Farm, e Jim Wolf, do World Equestrian Center; img: Andrew Ryback Photography
"Se as curvas fossem para seu lado cego, eu precisaria dar a ele um pouco mais de espaço, mas o percurso estava perfeito para nós. Na última linha eu só segui avançando, nem tenho certeza de quantos lances foram, eu apenas tentei ser o mais rápido possível", acrescentou Lambre, 48, nascido em Porto Alegre, que em 2021, após 21 anos competindo pelo México, voltou a defender o Brasil e está entre os candidatos às equipes principais.
Santiago e Chacco Blue II, filho fde Chacco-blue em Naiti Rouge (Cincaba Rouge), é de propriedade de Santiago desde o início de 2022 e anteriormente era montado pelo top holandês Jeroen Dubbeldam
CBH com a fonte e informações World Equestrian Center; imgs: Andrew Ryback Photography