Nesse domingo, 19/3, teve Brasil no pódio GP4* World Cup Qualifier, a 1.60m, no Live Oak International, em Ocala (EUA). Montando Chacco Blue II, Santiago Lambre garantiu o 3º posto sem faltas no desempate em 40s86.
Santiago e Chacco Blue II em salto perfeito: img: ©FEI/Shannon Brinkman
Largaram na disputa com 222,6 mil dólares em jogo, 38 conjuntos entre os quais 11 habilitaram-se ao desempate. Sagrou-se campeão o alemão André Thieme, campeão europeu em 2021, que montando DSP Chakaria cruzou a linha de chegada em 38s28. Maria Gabriela Gasso, da República Dominicana, com J´Adore Flamenco foi vice, percurso limpo, 40s14.
"Chacco Blue II entregou dois percursos e fechamos em 3º. Sou muito grato a esse cavalo e pela grande parceria que formamos", destacou Santiago Lambre, em sua rede social e que monta o garanhão filho de Chacco-blue em Nait Rouge, antes sob a sela do top holandês Jeroen Dubbeldam, desde o início de 2022. "Agradeço ao seu proprietário pela confiança e ao meu time pela constante dedicação e excelentes cuidados", acrescentou Santiago, 48, nascido em Porto Alegre, que em 2021 após 21 anos competindo pelo México voltou a defender o Brasil, está entre os candidatos à formação do Time Brasil de Salto nas principais competições internacionais.
O evento em Ocala fechou a liga norte-americana para Final do Copa Mundo 2022/2023 em Omaha (EUA), entre 4 e 8/4. Com a 3ª colocação e outros resultados, Santiago garantiu um convite extra para a competição. Os vencedores da liga da sul-americana para Copa do Mundo Marcello Ciavaglia, Doda Miranda e Stephan Barcha não irão à final da Copa do Mundo. O brasileiro Yuri Mansur, habilitado na liga europeia, também está classificado. Em breve a FEI divulgará a lista final de atletas confirmados.
Imprensa CBH ; img: ©FEI/Shannon Brinkman