A temporada do Concurso Completo de Equitação - considerado um triatlo equestre reunindo as modalidades Adestramento, Salto e Cross Country - está em pleno andamento. Em 11 e 12/3, a Sociedade Hípica de Ribeirão Preto foi palco da abertura da temporada e, em 1 e 2/4, a comunidade da modalidade esteve a postos no Clube Hípico de Santo Amaro. Em ambos os concursos teve chamada desde a categoria 0.50m até a série 2 estrelas, além de uma clínica CBH com o técnico nacional e cavaleiro olímpico Guto de Faria.
O cavaleiro olímpico Marcio Appel com seu Nektar, conjunto em franca evolução, vencedor da série 2* em casa no Clube Hípico de Santo Amaro
"É um privilégio estar nesse clube lindo e poder ter feito a clínica na quinta e sexta-feira, a exemplo do que aconteceu Ribeirão Preto, com os cavaleiros, candidatos a uma vaga no Pan-americano e outros de fomento: jovens talentos que estão chegando, crescendo no esporte", destacou Guto de Faria. "A clínica foi muito boa e proveitosa e a estrutura fantástica. Já o nível dos concorrentes aqui na competição também está bem bacana", acrescentou o técnico. "Faz um tempo que a gente não tinha um nível tão bom de gente subindo de categoria, talentos, bons cavalos e a CBH tem a possibilidade de oferecer a eles esse treinamento. Juntos podemos fazer com que o esporte cresça. "
Guto de Faria com Ricky Candi e o Capitão Pedro Henrique Resende de Nunes
Fernando Sperb, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, e Tatiana Gutierrez, secretária geral, ao lado de Rafael Christianini, diretor da modalidade, também prestigiaram a competição no domingo, 2/4, dia do cross country. Lembrando que o Clube Hípico de Santo Amaro que foi palco do cross no Pan-americano de 1963 retomou a modalidade há três anos, após um hiato de cerca de 20 anos, graças a uma iniciativa de Leonardo Vani Fernandes, diretor da modalidade no clube e Federação Paulista de Hipismo.
Rafael Christianini, Tatiana Gutierez, Guto de Faria e Fernando Sperb, na pista de grama em Santo Amaro, chegada do percurso de cross country
O próximo Concurso Completo será em Colina, em 6 e 7/5. "Lá já teremos também a chamada 3 estrelas, uma competição de alto nível na casa do André Parro, sempre palco de grandes concursos. "Novamente teremos uma clínica lá e vamos abranger mais uma região forte dentro do Concurso Completo no Brasil", pontuou Guto.
No Concurso em Santo Amaro, o cavaleiro olímpico Marcio Appel levou Nektar à vitória na série 2* e o Capitão Pedro Henrique Resende Nunes com Uruguai garantiu o 2º posto. Já também olímpico Cel Jeferson Sgnaolin Moreira com Alcapone do Rincão emplacou em 3º lugar.
Capitão Pedro Henrique Resende Nunes com Uruguai
Cel Jeferson Sgnaolin Moreira e Alcapone do Rincão
Ao todo largaram na disputa 69 conjuntos, com boa participação em todas os níveis. Vale destacar também os jovens talentos - Donatella Huese Appel e Marcelo Tonello Appel, sobrinha e filho do olímpico Marcio - que garantiram bela estreia na categoria mini-mirim na série 0.50m.
Na série 1 estrela Rafael da Silva Pereira com sua nova montaria Destaque JT garantiu o 1º posto. Na concorrida série 0.90m, vitória para Ana Luisa Ribeiro Approbato apresentando Gaivota. Na série 0.75m, o Pedro Henrique Maia, habitual cavaleiro de salto, levou Virmond à vitória e jovem amazona Giovna Marchezzi Fofanoff, herdeira do olímpico Guega Fofanoff, foi vice na classificação e vencedora na categoria Pré-mirim.
Confira como ficou a classificação geral agrupada. Resultado completo - clique aqui.
Série 2* - 16 conjuntos
Campeão Marcio Appel / Nektar - FPH -29,8
Vice Cap Pedro Henrique de Resende Nunes / Uruguai do Rincão - CDE -37,5
3º Cel Jeferson Sgnaolin Moreira / Alcapone do Rincão - CDE -39,4
4º Cel Fabricio Caldas de Albuquerque / Hulk da Vista - CDE - 46,0
5º Coronel Rodrigo Bragança / Ucrânia do Rincão - CDE -47,3
6º 1º Tenente Henrique Varallo Teixear Camiran / Ucrânia do Rincão - CDE - 47,7
Série 1* - 13 conjuntos
Campeão Rafael da Silva Pereira / Destaque JT - FPH -33,8
Vice Sayumi Gallo Izu / Erotica dos Arete - FPH -37,5
3º Valentina Ambroiso Fernandes / Euler do Guega - FPH -45,5
0.90m - 20 conjuntos
Campeã Ana Luisa Ribeiro Approbato / Gaivota - FPH -28,1
Vice Marcio Appel / Jazz Fly - FPH -28,9
3º Eder Gustao Baldin Pagoto / Boy Jordan Super do Feroleto 4 - FPH -31,5
0.75m - 13 conjuntos
Campeão Pedro Henrique Maia / Virmond - FPH -30,3
Vice Giovana Marchezzi Fofanoff / Spartano - FPH -30,7
3º Eduardo Borba / Leg Bay - FPH -36,9
Série 0.50m - 7 conjuntos
Campeã Donatella Huese Appel / Colighy Z Bom Sabor - FPH -33,8
Vice Marcelo Tonello Appel / Iberon - FPH -34,8
3º Lucas Carrilo / Quick Concorde - FPH -36,7
Fonte e fotos: Imprensa CBH