No final de semana, entre 28 e 30/4, o Brasil fez bonito no Internacional de Concurso Completo de Equitação - Spring Tour Sopot, na Polônia. O cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano Marcio Carvalho Jorge montando Royal Encounter fechou a série CCI4*S (curta), estreia da dupla no nível 4*, em 5º lugar com -32,5 pontos perdidos (pp) no Adestramento (67,5%), 4,4 pontos no Salto e zero no Cross / 6 pp por excesso tempo fechando com 42 pp. Participaram da disputa 22 conjuntos e a vitória coube a Pawel Warszawski com Lucinda Ex Ani 4, pela Polônia, 33 pp.
Marcio e Royal Encounter já tem índice técnico para o Pan. "Também conto com ele como um das opções para a Olimpíada ano que vem também", destaca Marcio Jorge, radicado na Inglaterra.
Marcio e Royal Encounter sem faltas nos obstáculos do cross 4* curto
Já na série CCI3*-S, o olímpico e medalhista pan-americano Ruy Fonseca, também radicado na Inglaterra, com seu Ballypatrick SRS garantiu o 2º posto com 31,4 pp no Adestramento (68,6%), zero no cross / 2,8 pp no tempo e zero no Salto, totalizando 34,400 pp, entre 26 conjuntos. A vencedora foi a dinamarquesa Mia Hastrup com Fox Fire 3, -30,8 pp.
Missão cumprida para Ruy e Ballypatrick SRS: vice-campeões no Internacional 3* curto
Essa semana, entre 4 e 7/5, Marcio e Ruy voltam a competir em Sopot. Marcio está inscrito CCI4*L com Castle Howard Casanova e Kilcotrim Kit Kat e Ruy também larga no CCI4*L com seu Ballypatrick SRS.
De olho no Pan
Marcio e Ruy integram a lista de cavaleiros candidatos a vaga no Time Brasil - quatro titulares e um reserva - no Pan-americano do Chile (ordem alfabética): André Parro, Carlos Parro, Fabrício Albuquerque, Marcelo Tosi, Marcio Appel, Nilson Moreira da Silva, Pedro Resende Nunes, Rafael Mamprim Losano, Ricky Candi e Vinícius Albano.
O índice técnico da Federação Equestre Internacional rumo ao Pan - Minimum Eligibility Requirement (MER) em um CCI3*Longo ou acima - precisa ser alcançado entre 1 de janeiro de 2022 e 24 de setembro de 2023.
A Escola de Equitação das Forças Armados no Chile, em San Isidro de Quillota, na região de Santiago, vai sediar as competições de hipismo, entre 20/10 e 5/11, e as provas do Concurso Completo de Equitação acontecem entre 27 e 29/10. As equipes medalha de ouro e prata garantem vaga de seus países em Paris 2024. Os EUA que faturaram prata no Mundial 2022 em Pratoni na Itália já estão qualificados para os Jogos Olímpicos e caso garantam ouro ou prata no Chile, o time medalha de bronze carimba o passaporte de seu país para Paris.
Imprensa CBH