Em seu terceiro Internacional no circuito europeu, o cavaleiro Renderson Oliveira montando o Lusitano Fogoso Campline registrou 70.261% de nota média final no Grand Prix neste sábado, 29/4, ocupando o 3º lugar no pódio. Foi o melhor resultado da dupla que estreou nas pistas em fevereiro de 2023 no CDI3* de Cascais (67.957%), competiu no CDI4* de Beloura (66.630%) e segue firme em busca do MER - índice mínimo de elegibilidade – para se credenciar a uma vaga no Time Brasil de Adestramento para os Jogos Pan-americanos 2023 de Santiago, no Chile.
Renderson e Fogoso Campline em bela piroueta; img: Rui Pedro Godinho
Fogoso Campline, montaria de Renderson, foi o único Puro Sangue Lusitano na final individual nas Olimpíadas de Tóquio 2021, montado na ocasião por Rodrigo Torres e defendendo as cores de Portugal.
O Grand Prix contou com outros dois brasileiros, os olímpicos João Victor Marcari Oliva montando Feel Good V.O, garanhão westfalen, que fechou a apresentação com 68.500% (5º lugar) e Luiza Tavares de Almeida montando o Lusitano Hermes, em 12º.Já no Grand Prix Special, em 30/4, Renderson e Fogoso Campline emplacaram novemente em 3º lugar 70,298% e João e seu Feel Good VO, em 4º, 68.872%
João Victor e Feel Good VO em flash de arquivo no CDI3* de Lisboa 2023; img: Rui Pedro Godinho
O júri do CDI3* de Alter do Chão foi formado pelos juízes FEI5* Elke Ebert e Henning Lehrmann, das Alemanha, Clive Halsall, da Grã Bretanha, dos juízes FEI4* Cláudia Mesquita, do Brasil, e Carlos Lopes, de Portugal, assim como Claudia Mattos, FEI3*.
Sobre os XIX Jogos Pan-americanos 2023
A 29ª edição dos Jogos Pan-americanos, evento esportivo maior das Américas, acontece entre 20/10 a 5/11 em Santiago, no Chile. As provas de hipismo serão sediadas na Escola de Equitação San Isidro Graneros de Quillota, na região de Santiago. A modalidade Adestramento acontece entre 22 e 25/10. No Adestramento, as equipes – 4 titulares e 1 reserva – podem ser formadas conjuntos em dois níveis Small e Big Tour.
Índices rumo ao Pan-americano
O índice mínimo de elegibilidade (MERs), o Certificado de Capacidade, que cada conjunto (cavalo x cavaleiro) deve alcançar para se tornar apto a competir no Pan é de no mínimo 64% no Small Tour e Big Tour é de 58%. Cada conjunto deve alcançar o índice pelo menos duas vezes em eventos distintos e com juízes FEI de nacionalidades diferentes do atleta. Porém, o índice desejado pela Confederação Brasileira de Hipismo para formação de equipe é superior, devendo girar em torno dos 70%. O prazo para o Certificado de Capacidade é até 24/09/2023. Integram a long-list de candidatos a uma vaga no Pan, 37 cavaleiros e amazonas.
Paris 2024
Garantem vaga para as Olimpíadas os dois países que melhor se posicionarem no Pan do Chile 2023, desde que tenham, ao menos, dois conjuntos competindo no Big Tour. Os Estados Unidos já garantiram vaga durante o Mundial 2022 em Herning, Dinamarca. No individual, os dois melhores resultados de conjuntos do Big Tour, desde que sejam de países diferentes, também se tornam elegíveis para Paris 2024.
Resultados CDI3* de Alter do Chão
Imprensa CBH com colaboração Rute Araujo; img: Rui Pedro Godinho