Montando a égua BH Chevaux Primavera Montana Império Egípcio, há apenas um mês na Europa, Stephan mostra a força do hipismo brasileiro e da criação nacional. "A Primavera é um cavalo para toda vida . Esse é apenas o começo", declarou Stephan, que permanece na Europa, visando o Pan 2023 e Paris 2024.
A temporada de Stephan Barcha e Chevaux Primavera Império Egípcio, dupla bicampeã brasileira senior top 2021/2022, recém chegada à Europa há apenas um mês está perfeita. Nesse domingo, 28/5, Stephan e Chevaux Primavera Montana Império Egípico, égua Brasileira de Hipismo de 11 anos, conquistaram a medalha de bronze no GP Rolex, a 1.60m, no 90º CSIO5* de Roma mediante grande público na icônica Piazza de Sienna, que uma vez por ano se transforma no templo do hipismo italiano e mundial.
Atuação espetacular de Stephan e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio no GP Rolex e Copa das Nações no 90º CSIO de Roma
Largaram no GP Rolex, a 1.60m, 50 conjuntos top mundiais e 13 - entre os quais 11 sem faltas na 1ª volta com 13 obstáculos - voltaram para o 2º e decisivo percurso com oito obstáculos, incluindo um duplo totalizando nove esforços, idealizado pelo italiano Uliano Vezzani. Stephan e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio fizeram mais um percurso perfeito cruzando a linha de chegada sem faltas em 47s46, que lhe rendeu o 3º posto e a fatia de 75 mil euros de um total de 500 mil euros em jogo.
Stephan e Chevaux Primavera Montana, conjunto 100% brasileiro, no galope a vitória na Piazza di Siena, no 90º CSIO de Roma
Sagrou-se campeão o top alemão Andre Thieme com DSP Chakaria que zerou em 42s64. O sueco Jens Fredricson com Markan Cosmopolit foi vice, sem faltas, em 45s19. Já os brasileiros Marlon Zanotelli com Grand Slam VDL e Pedro Veniss com Nimrod de Muze Z fecharam a 1ª volta com somente um derrube.
GP Rolex: André Thieme, campeão, Jens Fredricson, vice, e Stephan Barcha, 3º
Stephan e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio vem de vitória no GP4* em Montefalco, na Itália, em 14/5, e na sexta-feira, 26/5, garantiram o único percurso sem faltas do Time Brasil na Copa das Nações. Certamente para o hipismo brasileiro as conquistas da dupla que vem de uma trajetória vitoriosa em solo brasileiro, integrou o time Brasil medalha de ouro e foi prata individual no Odesur 2022, apontam para a qualidade da preparação do conjunto e ranking brasileiro senior top (categoria de rendimento máximo).
Sem dúvida, o 3º posto no GP Rolex e o zero em uma Copa das Nações 5 estrela podem ser consideradas as maiores conquistas de Stephan, 33, com Primavera Montana, candidatos a uma vaga no Time Brasil no Pan 2023, e que tem com grande objetivo os Jogos Olímpicos Paris 2024. "A Primavera é um cavalo de uma vida. Senti isso, desde que montei ela primeira vez aos seis anos", declarou Stephan, na coletiva de imprensa. "Tivemos um grande resultado em Montefalco e agora aqui em Roma na Copa das Nações e no GP com percurso espetacular, em que demos o nosso melhor, sem arriscar demais. É apenas o começo para gente. Eu já tinha morado na Europa e depois da Olimpíada do Rio, voltei a morar no Brasil. Agora mais uma vez mudei minha vida e vim morar na Holanda ao lado da minha família."
Só alegria na coletiva de imprensa com reconhecimento ao desempenho de Stephan e a BH Chevaux Primavera Império Egípcio
Fernando Sperb, presidente da CBH, presente no CSIO5* de Roma, relatou a surpresa de parte da comunidade com o resultado. "Não paravam de perguntar: mas a égua nasceu e foi criada no Brasil? Eles vieram há um mês só para a Europa? Mas a égua já tinha feito uma gira na Europa né?", conta Sperb. "Isso, sem dúvida, aponta para a qualidade do hipismo no Brasil."
Primavera Montana, BH de 11 anos filha de Calvaro Z em HFB Primaluna (Paroli), em afago com Fernando Sperb no CSIO de Roma
w
Stephan Barcha e Fernando Sperb (à direita) com o Alberto Vriz e Claudia Marcelli, titulares da renomada marca Animo, nova patrocinadora da CBH confeccionando os uniformes do Time Brasil
Rumo ao Pan
As disputas do hipismo nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile acontecem em San Isidro de Quilota, na região de Santiago, entre 20/10 e 6/11, e o Salto está agendado entre 31/10 e 4/11. Pedro Paulo Lacerda é o chefe do equipe e Phillipe Guerdat, o técnico do Time Brasil. Os três primeiros países no Pan garantem vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Imprensa CBH com fotos: Luis Ruas e Animo (cedida)