Miss Blue Saint-Blue Farm, criação nacional do Haras Rosa Mystica, que vem de ouro e prata em Copas Nações na França e Suíça, é a grande aposta de Yuri para as principais competições no ciclo olímpico até Paris 2024 e anos seguintes.
Nessa quarta-feira, 28/6, Yuri Mansur e Miss Blue-Saint Blue Farm garantiram o topo do pódio no GP Europa Turkish Airlines, 1.60m, no CHIO5* Aachen, Alemanha, concurso hípico considerado a meca do hipismo mundial. Dos 54 conjuntos, oito zeraram o percurso inicial e sete efetivamente largaram no desempate idealizado pelo course-designer alemão Frank Rothenberger. Yuri e Miss Blue Mystic Rose, BH filha de Chacco Blue em Magnolia Mystic Rose que completa 10 anos em setembro - criação do Haras Mystica e propriedade de Thalita Olsen de Almeida - faturaram o título com mais um percurso limpo, em 42s27.
Yuri Mansur e Miss Blue-Saint Blue, BH de apenas 9 anos criação do Haras Rosa Mystica e propriedade Thalita Olsen Almeida, em salto espectacular a caminho da vitória no GP Europa
Sagrou-se vice-campeão o suíço Edouard Schmitz com Gamin van´t Naastveldhof, sem faltas, 42s43. Enquanto o 3º posto ficou com Martin Fuchs montando Conner Jei, completando a rodada dos três conjuntos sem faltas, em 42s78, também pela Suíça. A disputa distribuiu 202 mil euros em premiação.
Somente em 2023, Yuri e Miss Blue garantiram vitória no Internacional 5* Global Champions Tour, EUA, vice no Internacional Global Champions Tour do México, 3º lugar no Internacional 5* de Hamburgo, 3º lugar no Internacional 5* de Basel, na Suíça, e integraram o Time Brasil nas recentes conquistas da medalha de ouro na Copa das Nações CSIO5* de La Baule, França, e prata na Copa das Nações CSIO5* de St Gallen, na Suíça.
Yuri e Miss Blue-Saint Blue Fram ovacionados no estádio principal do CHIO Aachen 2023
Além Yuri Mansur, o brasileiro Rodrigo Pessoa também disputou o GP com Major Tom, com o qual também integrou as equipes de ouro e prata em La Baule e St Gallen, fechando com apenas uma falta na 1ª volta. Pela manhã nessa sexta, 28, Rodrigo levou Quick Step ao 5º posto no Prêmio Cidade de Aachen, a 1.50m, sem faltas na 2ª fase em 30s86. A 1ª colocação foi do irlandês Daniel Coyle com Legacy, pista limpa, 29s53, superando demais 46 conjuntos.
Yuri e Rodrigo integram a long-list e estão entre os fortes candidatos para formação do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos 2023, valendo vaga para os primeiros países em Paris 2024. Yuri aposta em Miss Blue Mystic Rose assim como Rodrigo em Major Tom para os Jogos Olímpicos 2024 e principais competições internacionais que estão por vir.
Imprensa CBH com fotos: Luis Ruas