No final de agosto de 2023, um grupo de jovens talentos do hipismo brasileiro deu um passo importante em direção à excelência atlética e ao cuidado com sua saúde. Cinco atletas das categorias de base da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) participaram de avaliações físicas no Laboratório Olímpico, acompanhados por uma equipe de profissionais especializados. A iniciativa marca o início de um projeto de conscientização sobre a relevância do preparo físico adequado para os atletas, visando aprimorar o desempenho esportivo e reduzir o risco de lesões.
Os cinco atletas que participaram das avaliações físicas foram escolhidos após suas conquistas no Brasileiro da Juventude 2023 foram: Lis de Paula Lacerda e Leandro Abrahão Duarte Alecrim, respectivamente, campeã e vice Under 25, Eduardo Coelho Barbara, vice-campeão brasileiro Junior, Gabriela Rezende Sperb, campeã Pré-junior e Thomas de Castro Gouvea, vice-campeão Pré-junior.
Gabriela Sperb, Thomas de Castro Gouvea, Eduardo Barbara, Lis de Paula Lacerda e Leandro Abrahão
Acompanhados pela secretária geral da CBH, Tatiana Gutierrez, Dr. Djalma Jr, diretor médico da CBH, Valdir de Araújo, gerente esportivo Isabela Rossi, parceira CBH fisioterapeuta da Max Recovery, os atletas foram submetidos a uma série de avaliações físicas no Laboratório Olímpico. As avaliações foram conduzidas pela equipe que atende o Time Brasil de todas as modalidades Olímpicas, no mesmo ambiente com várias estrelas do esporte nacional treinando para o Pan-americano do Chile 2023. O objetivo foi compreender melhor as necessidades e características específicas dos atletas da modalidade Salto no hipismo.
Os jovens talentos do hipismo brasileiro acompanhados pela equipe da CBH e Max Recovery
"A iniciativa representa um marco importante na colaboração entre a CBH e a Max Recovery, que têm trabalhado em conjunto para desenvolver um programa voltado para atletas de base", destaca Tatiana Gutierrez. "Além das avaliações no Laboratório Olímpico, os atletas tiveram a oportunidade de aprender exercícios específicos a serem praticados antes das práticas esportivas. Nesse sentido, a CBH está trabalhando para promover o entendimento da importância do preparo físico adequado, buscando otimizar o desempenho esportivo e minimizar os riscos de lesões", complementa Tatiana.
Exercícios sob olhar atento de um preparador físico do COB
Os resultados das avaliações físicas no Laboratório Olímpico serão analisados pela equipe médica e de fisioterapeutas da CBH. "Essa análise aprofundada permitirá identificar áreas de melhoria individualizadas para cada atleta e desenvolver estratégias específicas para aprimorar seu preparo físico e nos ajudará a criar um programa mais abrangente para nossos atletas. A Max Recovery, parceira nesse projeto, também tem desempenhado um papel fundamental ao proporcionar avaliações semelhantes em eventos da CBH", pontua Tatiana. O próximo encontro será no Internacional e Nacional de Salto do 88º Aniversário do CHSA, entre 4 e 10 de setembro, com foco nos atletas de base em preparação para o Sul-Americano da Juventude 2023 em outubro, em Porto Alegre.
Avaliação física personalizada no Laboratório Olímpico
Lis e Leandro em momento descontraído ao lado de preparadora física do Centro Olímpico
A participação dos atletas de base da CBH nas avaliações físicas no Laboratório Olímpico representa um passo significativo em direção ao cuidado abrangente com a saúde e ao aprimoramento do desempenho esportivo. "A colaboração entre a CBH, a Max Recovery e profissionais especializados demonstra o comprometimento em investir no futuro do hipismo brasileiro, preparando as jovens atletas para alcançarem seu potencial máximo no cenário esportivo. Essa conscientização sobre a importância do preparo físico também contribuirá para a construção de uma base sólida para a próxima geração de atletas de elite do hipismo", finaliza Tatiana.