Pódios foram 100% brasileiros com ouro, prata e bronze nas categorias Under 25, Junior, Pré-junior, Pré-mirim e ouro e prata na Mirim, em que a Argentina foi bronze.
O Campeonato Sul-americano da Juventude - FEI South American Championship 2023 - na Sociedade Hípica Portoalegrense, entre 2 e 8/10, fechou com sucesso. Após nada menos que cinco medalhas de ouro, quatro pratas e um bronze por equipes, no pódio individual foram confirmados mais cinco ouros, cinco pratas e quatro bronzes.
Ao todo estiveram pista 116 conjuntos do Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai distribuídos em cinco categorias: Pré-mirim (11 a 13 anos) - 1.10m, 42 conjuntos, Mirim (12 a 14 anos) - 1.20m, 22, Pré-junior (14 a 16 anos) - 1.30m, 21, Junior (14 a 18 anos) - 1.40m, 17, e Under 25 (16 a 25 anos) - 1.40m, 14. Todas as categorias tiveram suas alturas elevadas em cinco centímetros nos percursos nas provas finais, com desenho do course-designer internacional Anderson Lima.
E, sem dúvida, os jovens talentos brasileiros fizeram jus a sua preparação e seletivas que terminaram oficial no Campeonato Brasileiro da Juventude 2023, em julho, no Clube Hípico de Santo Amaro, como também currículo de conquistas ao longo de suas carreiras nas categorias de base.
Na categoria Junior, última disputa do Sul-americano, o pódio final foi um bis do resultado do Brasileiro. Com vitória na primeira parcial, quatro pontos perdidos na final por equipes e duplo zero no GP, o jovem talento e atual campeão brasileiro Felipe Greco, 18, com La Nobless JMen II, arrematou o título de campeão sul-americano Junior 2023, categoria em que foi vice em 2022 na Argentina.
Missão cumpriada para a premiada dupla Felipe Greco e La Nobless JMen: campeão sul-americano 2023; img: Karla Vianna
Já Eduardo Barbara, o Dudu, campeão sul-americano Junior 2022 e vice no Brasileiro 2023, levou RSF Princesa ao vice-campeonato sul-americano 2023. Dudu foi 2º colocado na 1ª parcial, fechou as finais por equipes com 4 pontos e, a exemplo do campeão Felipe, garantiu duplo zero na prova final.
Dudu com sua RSF Princesa: vice-campeão sul-americano Junior 2023; img:Karla Vianna
Enquanto Isadora Vilela com Celtic Rose JMen, 3ª colocada na 1ª parcial, apenas uma falta na final por equipes e outra no 1º percurso do GP Final, arrematou bronze no Sul-americano Junior, também repetindo seu resultado do Brasileiro 2023.
Bronze para Isadora Vilela e seu Celtic Rose JMen;img Karla Vianna
Na categoria Pré-junior, Gabriela Sperb com Kannantina Fas (IA), dupla campeã brasileira Pré-junior 2023 e que em 2022 foi vice no Sul-americano Mirim, dominou o placar do início ao fim sendo a única a fechar o Campeonato com zero ponto perdido.
100% de aproveitamento para a campeão sul-americana Pré-junior Gabriela Sperb com sua Kannantina Fas (IA); img: Karla Vianna
E, mais uma vez, o pódio foi 100% brasileiro com Filippo Colli e Winbishi Angel, vice, que fez apenas uma falta no 1º percurso da prova final e foi 3º colocado no 1º dia, e Maria Eduarda Barreto Bisco com Conthacheblue, bronze, que registrou apenas um derrube na 2ª parcial e foi 6ª na prova inicial.
Filippo Colli comemorou o vice-campeonato Pré-junior; img: Karla Vianna
Bronze para Maria Eduarda Barreto Bisco e Conthacheblue; img: Karla Vianna
Na categoria Under 25, novamente, o ouro ficou com a campeã brasileira 2023. Com uma performance impecável, a jovem amazona Lis de Paula Lacerda com Gody Cooper foi o único conjunto a fechar com menos de uma falta, totalizando 4,66 pontos, com somente uma falta no 2º percurso da prova final, pista limpa nos dois percursos do 2º dia e o 3º lugar na prova de caça, 0,66 pp.
Lis Lacerda e Gody Cooper a caminho do título sul-americano Under 25; img: Seba Passera
Fazendo jus a mais um pódio verde amarelo Lucas Teixeira de Lima com Alpha Condor, 3º no Brasileiro 2023, foi vice, 12,14 pp, seguido de perto por Monique Hubner Busato / RR Cornel du Lys, bronze, 13,17 pp, apontando para bom nível técnico na díficil categoria U25, último estágio de salto rendimento antes das categorias Senior e Senior Top.
O vice-campeão Lucas Lima com Alpha Condor; img: Karla Vianna
Bronze para Monique Busato e RR Cornel du Lys ; img: Karla Vianna
Já na categoria Mirim, quatro conjuntos chegaram ao final da terceira e última prova sem um único ponto perdido nas cinco pistas levando a decisão a um emocionante desempate. Theo Seebacher Branco Jordão, 13, que coleciona títulos na categoria Pré-mirim, montando SL Onix faturou o título sul-americano Mirim com mais percurso perfeito na ótima marca de 33s86.
O campeão sul-americano Mirim Theo Jordão e SL Onix: img: Karla Vianna
O vice-campeonato coube a Carolina Amaral Fontes Amor com Carthagena, dupla campeã brasileira Mirim 2023, que cruzou a linha de chegada em mais uma apresentação perfeita, sem faltas em 34s67. Enquanto a medalha de bronze foi para a Argentina muito bem representada por Josefina Maldonado montando Abril Fire de Semilly, sem faltas, 35s09.
A vice-campeã mirim Carolina Amor com Carthagena; img: Karla Vianna
E finalmente na categoria Pré-mirim, a 1ª final individual do Sul-americano da Juventude 2023, deu início a chuva de medalhas Sagrou-se campeã a atual vice-campeã brasileira Pré-mirim Luiza Casal Fauvel de Moraes montando Oracle Tok, única a fechar o campeonato sem um único ponto perdido.
Luiza Fauvel com Oracle Tok: a grande campeã sul-americana Pré-mirim: img: Zequi Gasparini
O vice-campeonato coube a Gustavo Alberto Corbetta Gibelli com RR Cornel du Lys que computou apenas 5,23 pp e Manuela Ribeiro com Domenico foi bronze, 8 pp, em mais um pódio 100% brasileiro.
O vice-campeão Gustavo Alberto Gibelli com RR Cornel du Lys; img: Karla Vianna
Bronze para Manuela Ribeiro com Domenico; img: Karla Vianna
Nos bastidores não faltaram homenagens especiais ao comitê organizador entregues por Marcelo Brandolino, presidente da Federação Equestre Argentina, pais anfitrião do Sul-americano 2022, a Fernando Sperb, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, e Karina Johannpeter, presidente do Comitê Organizador e da Federação Gaúcha de Esportes Equestres, com todo apoio de seu pai Jorge Gerdau Johannpeter, um dos grandes patronos do hipismo brasileiro por décadas.
Fernando Sperb, Jorge Gerdau Johannpeter, Marcelo Brandolino e Karina Johannpeter; img: Enzo Castro
Junior
Campeão Felipe de Mello Siqueira Greco / La Noblesse JMen II - BRA - 4 pp
Vice Eduardo Coelho Barbara / RSF Princesa - BRA - 4,11 pp
3º Isadora Pastore Resende Vilela / Celtic Rose JMen - BRA - 9,15 pp
Pré-junior
Campeã Gabriela Rezende Sperb / Kannatina Fas (IA) - BRA - 0 pp
Vice Filippo Colli / Winbishi Angel - BRA - 5,98 pontos
3º Maria Eduarda Barreto Bisco / Conthacheblue - BRA - 6,92 pp
Under 25
Campeã Lis de Paula Lacerda / Gody Cooper - BRA - 4,66 pp
Vice Lucas Teixeira de Lima / Alpha Conder - BRA - 12,14 pp
3º Monique Hubner Busato / RR Cornel du Lys - BRA - 13,17 pp
Mirim
Campeão Theo Seebarchar Branco Jordão / SL Onix - BRA - 0pp - 0/33s86
Vice Carolina Amaral Fontes Amor / Carthagena - BRA - 0 pp - 0/34s67
3º Josefina Maldonado / Abril Fire de Semilly - ARG - 0 pp - 0/35s09
Pré-mirim
Campeã Luiza Casale Fauvel de Moraes / Oracle Tok - BRA - 0 pp
Vice Gustavo Alberto Corbetta Gibelli / Gran-Coste JMen I - BRA - 5,23 pp
3º Manuela Ribeiro / Domenico - BRA - 8 pp
Imprensa CBH