Na véspera do Natal, 24/12, teve Brasil no pódio do GP no CSI4*-W no Abu Dhabi Equestrian Club nos Emirados Árabes. Luiz Felipe de Azevedo Filho montando Sierra du Piedroux Z, de apenas 9 anos, garantiu o 3º posto no GP World Cup Qualifier, a 1.55m.
Felipinho Filho e Sierra du Piedroux Z, 3º no GP4* em Abu Dhabi; img: Nour Al Masri Ghraeeb
A vitória ficou em família. Sagrou-se campeã Celine Schoonbroodt de Azevedo, esposa de Felipinho, montando Deesse de Embruns, que garantiu duplo zero em 43s01, selando a principal conquista da carreira.
Celine e Deesse de Embruns a caminho de sua primeira vitória em um GP, a 1.55m; img: Nour Al Masri Ghraeeb
Dos 27 conjuntos, sete foram para a 2ª e decisiva volta e cinco fecharam sem faltas. A alemã Sophie Hinners montando Singclair foi vice, com dois percursos zerados, em 43s26. Felipinho e Sierra du Piedroux Z também fizeram duplo zero, em 46s44. Já seu filho Luiz Felipe de Azevedo Neto, de apenas 18 anos, garantiu o 6º posto, com percurso limpo na 1ª volta e duas faltas na 2ª, em 45s93.
Trio familiar no placar no GP World Cup em Abu Dhabi: Celine, campeã, Felipinho Filho, 3º e Felipinho Neto, 6º; img: cedida
Há um mês na Copa das Nações do CSIO 3* de Vilamoura, Felipe e Sierra du Piedroux Z garantiram duplo zero, competição que também contou com Felipinho Neto, estreando em uma Copa das Nações ao lado do pai pelas cores do Brasil e Celine defendendo a Bélgica. Vale ressaltar que, após ser campeão europeu Junior por equipes pela Bélgica em 2022, Felipinho Neto passou a defender o Brasil.
Felipinho Neto em ação com Pandora na série Internacional 4* em Abu Dhabi; img: cedida
De fato, o hipismo é um esporte que une a família e muitas vezes se perpetua de geração em geração. Esse, sem dúvida, é o caso do clã Azevedo. Luiz Felipe de Azevedo, o patriarca, um dos maiores íconces do hipismo brasileiro e internacional, integrante das equipes medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1996 e 2000, transmitiu o gosto do esporte a seus filhos homens. Luiz Felipe de Azevedo Filho e seu filho caçula Luiz Felipe Neto estão em atividade na Europa e seu irmão Luiz Francisco de Azevedo, nos EUA, ambos competindo com sucesso no circuito top mundial.
Pódio três integrantes da família Azevedo em Abu Dhabi; img: Nour Al Masri Ghraeeb
“O hipismo envolve, entre outras coisas, paixão, talento e persistência. Desenvolvê-lo no seio familiar por tantas gerações é, sem dúvida, a junção desses predicados que os Azevedos têm de sobra. É um orgulho tê-los representando a CBH e o Brasil. Muito obrigado a todos os talentosíssimos Azevedos”, ressalta Fernando Sperb, presidente da CBH.
Fonte: CBH