Enduristas brasileiros fizeram bonito Fursan Cup 2024 nas trilhas de Alula, na Arábia Saudita, em 11/2, na categoria CEI 3* 160 km (rendimento máximo). Foram 64 conjuntos na série 160km e somente 22 cruzaram a linha de chegada. Na série 120km foram nada menos que 180 competidores e 80 finalistas. Ao todo o evento distribuiu mais de 23 milhões de reais em premiação e já foi considerado um evento teste para o Mundial 2026.
Pelo Brasil, Renato Moraes Salvador Silva montando Puro Sangue Árabe Uzes Trio, representantes do Haras Trio, da cidade de Confins (MG), conquistou o 6º lugar da competição. Também com excelente atuação, a brasileira por Mônica Pinto Lima Graziano e a égua PSA Proeza do Bom Viver, conquistou a 7ª colocação. Representando o Bahrein, Hamada Aljanahi com Deese Stables-Bahrain foi o grande vencedor.
Renato Salvador e Uzes Trio
“O local é espetacular em termos de belezas naturais, mas a trilha é muito difícil. Normalmente, as provas no deserto são planas. Mas, lá não: montanha, areião e pedras nas partes mais planas, muita pedra. Daí o grande número de eliminações", explicou Renato Salvador.
Monica e Proeza do Bom Viver (318) e Renato com Uzes Trio (319): parceria de sucesso
“Fiquei feliz com a colocação, comprovando que o trabalho que estamos fazendo está dando resultados. Trabalho de equipe sempre. O meu cavalo está em Dubai sob os cuidados e treinamento de Mônica Graziano e Mário Castro. O desempenho dos cavaleiros brasileiros nesta competição internacional evidencia o crescimento e a competitividade do Enduro Equestre no Brasil, além de reforçar a qualidade e o potencial dos cavalos da raça Árabe criados no país”, finalizou.
Trilha de Alula, na Arábia Saudita
Com a fonte: Natalia de Oliveira / Agência Cavalus