A temporada de hipismo no Exterior está em pleno andamento e, entre 15 e 18/2, mais uma vez, o Brasil fez bonito nas principais competições de Salto pelo mundo. Sem dúvida, o grande destaque do final de semana ficou por conta de Santiago Lambre, 48, que após 21 anos defendendo o Brasil, voltou a competir pelo Brasil em 2021. Dando continuidade a sua excelente temporada em países no Oriente Médido, Santiago foi o grande nome do Internacional 5* em Doha, no Quatar, com vitória no GP5*, a 1.60m, montando seu Chacco Blue II, em 17/2.
Dos 25 conjuntos em pista, quatro foram ao desempate em que Santiago e Chacco Blue II foram os únicos a garantir mais um percurso sem faltas, em 33s05. Sagrou-se vice-campeão Abdullah Alsharbatly com Alamo, um derrube, 29s91, pela Áraba Saudita, seguido por Rikke Bellinda Barker montando Tabalu, representando a Dinamarca, uma falta, 35s66. Santiago também garantiu o 2º posto a 1.45m em 15/2 montando Cetano van Aspergem Z e no mesmo dia venceu a disputa a 1.50m, dessa feital, com Zeusz.
Santiago no topo do pódio do GP5,* a 1.60m, no Quatar
A família Azevedo que na semana do Carnaval competiu no CSIO5*2* em Abu Dhabi, essa semana largou no Internacional 5*2* Sharjah, nos Emirados Árabes. Dessa vez, o destaque foi o jovem talento Luiz Felipe de Azevedo Neto, de apenas 19 anos, fazendo jus ao nome da família. Felipinho, neto e filho do primôgenito do medalhista olímpico Luiz Felipe de Azevedo, montando Valentino Massuere garantiu o vice a 1.50m em 17/2. Dos 32 conjuntos, sete foram ao desempate e Felipinho Neto e Valentino voltaram a zerar em 36s16. A vitória coube ao português João Marquilhas com Jacarta Equigenne, pista limpa, 35s52. No GP5*, a 1.55m, que encerrou a competição em 18/2, Felipinho Neto e Valentino zeraram a primeira passagem e fecharam com duas faltas na 2ª volta. Porém, a família subiu ao pódio: sua mãe, a amazona belga Celine Schoonbroot de Azevedo com Deese de Embruns sagrou-se vice-campeã. De quebra, Felipinho Neto com Pandora Boy Z foi 5º na prova de seis barras em 17/2.
Felipinho Neto e Valentino Massuere em salto perfeito
Vale lembrar que na semana anterior, mais uma representante da nova geração do hipismo Mariana Frauches, 24, foi destaque em Abu Dhabi vencendo GP2*, a 1.45m, com Verdict de Kezes. A disputa aconteceu paralelamente com programação da 1ª Etapa do Longines League of Nations, em 11/2, em Luiz Felipe de Azevedo Filho com Sierra du Piedroux, Yuri Mansur com QH Alfons do Santo Antonio, a amazona Luciana Diniz com Vertigo du Desert e Marlon Zanotelli com Grand Slam VDL fecharam na importante 4ª colocação entre as 10 melhores equipes do mundo.
Mariana e Verdict de Kezes a caminho da vitória
Enquanto isso, no Winter Equestrian Festival, em Wellington, nos EUA, Ivo Roza Filho, cearense que normalmente compete em São Paulo, garantiu vitória a 1.45m, em 15/2, montando Night Star VD, superando demais 29 conjuntos. Também pelo Brasil, na mesma disputa, Gabriel de Matos Machado com Legaland Sandro foi 3º colocado. Já no sábado, 17, no GP Hermès, a 1.50m, Ivo e Night Star VD e Luciana Lossio com Lady Louise honraram o Brasil, respectivamente, com 5ª e 6ª colocação, sendo os mais rápidos entre os 12 conjuntos com apenas falta. Única a zerar o percurso inicial, a vitória ficou com a norte-americana Brianne Goutal Marteau montando Bianca, superando demais 44 concorrentes.
No Internacional 3* em Ocala, nos EUA, em 15/2, o medalhista pan-americano Eduardo Menezes montando a BH Zilouet Mystic Rose foi vice na qualificativa do GP, a 1.50m, que contou com quatro conjuntos no desempate e somente dois duplos zeros. A vitória foi do irlandês Tom Wachman com Cathalina S.
No Internacional 4* de Opglabbeck, na Bélgica, a amazona olímpica Camila Benedicto, sempre formando novas montarias, garantiu o vice com Barbarossa Dree Brooeka, a 1.35m, em 16/2. Já em 18/2, Camila levou Honey Lady ao 4º posto em uma disputa a 1.45m. Destaque também para o campeão pan-americano Marlon Zanotelli que, no domingo, 18/2, no Meditterean Equestrian Tour, na Espanha, levou Zy-Zento à vitória na Gold Tour, a 1.45m, batendo demais 75 conjuntos.
No Internacional 3* de Neumünster, na Alemanha, Ricardo Correa Reinert com o BH Cassilano JMen garantiu o 4º posto a 1.50m, em 16/2m disputa vencida pelo alemão Patrick Bölle com Caramba de Janeiro, que superou 43 concorrentes. Finalmente, no Internacional 2* San Miguel de Allende, México, Bruno Cavalheiro Rebello montando Huberth foi 4º colocado no GP, a 1.45m, em 17/2, principal disputa da semana.
Imprensa CBH com imagens cedidas pelos atletas