O Concurso de Salto Internacional e Nacional na Sociedade Hípica Paranaense começou nessa quarta-feira, 24, e segue até domingo, 28/4. Ao todo estão programadas nada menos que cinco provas internacionais e 22 nacionais com destaque para o GP Internacional Neodent, a 1.60m, no sábado, 27, a partir das 15 horas.
O GP Neodont é válido como última observatória em solo nacional para formação do Time Brasil de Salto nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A disputa também é válida como 2ª etapa do ranking brasileiro senior top 2024 (rendimento máximo) e etapa seletiva da liga sul-americana para Copa do Mundo 2025. Doda Miranda com seu Dinozo un Prince foi o campeão do GP Internacional de Curitiba em 2023 e vem de vitória no GP, a 1.60m, no SHP Open em São Paulo em 14/4, assumindo a liderança do ranking brasileiro senior top 2024.
Doda Miranda e Dinozo un Prince a caminho da vitória do GP Internacional 2023 em Curitiba; img: Grace Cambraia
Nessa quarta-feira, 24, o campeão pan-americano Stephan Barcha, especialmente vindo da Europa, levou CHJR Clight à vitória na primeira prova internacional a 1.40m. O cavaleiro também venceu a principal disputa da série Nacional, a 1.45m, montando Chevaux Zilverstone Z.
Já nessa quinta-feira, 25, a prova a 1.50m, é a principal prova internacional, válida como qualificativa para o GP Neodent. No domingo, 28, o mini-GP, a 1.45m, também tem status internacional.
A série Nacional, com provas de 1 a 1.40m para todos os níveis e categorias, também contempla a 2ª Etapa do Circuito de Amadores e Cavalos Novos 2024. Em 2024, os amadores em suas cinco categoria disputadas a 1, 1.10, 1.20, 1.30 e 1.45m contam com uma premiação inédita de R$ 127 mil distribuída entre as cinco categorias. Agora em Curitiba, a disputa dos Amadores também recebe a 1ª Etapa da categoria Amador B, a 1 metro, única categoria que terá cinco etapas válidas ao longo de 2024.
Já o Circuito CBH, ABCCH e Haras Agromen de Cavalos Novos 2024 - disputado em nove etapas nas categoria 6, 7 e 8 anos e em cinco para cavalos novos de 4 e 5 anos ao longo de 2024 - estabelece novo recorde de premiação de mais R$ 900 mil reais.
Agenda paralela - Na sexta-feira, 26, o hipismo será o foco do Smile Talks, um talk show que traz debates sobre diversos assuntos, entre eles os esportes. O evento acontece às 18h30 na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba, com transmissão pelos telões do evento e redes sociais da Confederação Brasileira e Hípica Paranaense.
A conversa conduzida pelo CEO da Neodent, Matthias Schupp, reunirá os presidentes da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Fernando Sperb, e da Sociedade Hípica Paranaense, Oscar Martinez Neto, com o medalhista olímpico Doda Miranda, o campeão Pan-Americano Stephan Barcha e ainda o cavaleiro Daniel Khury. A ação é pela Neodent.
Os convidados vão discutir as expectativas para os campeonatos de Salto Internacional (CSI-W) e de Salto Nacional (CSN), classificatórios para as Olimpíadas de Paris 2024. Ambos os concursos são referência no calendário anual dos amantes do hipismo e contam com a participação de atletas olímpicos e da elite internacional do esporte.
Para Fernando Sperb, são encontros como esses que ajudam a promover e valorizar ainda mais o esporte. “Este torneio é a última etapa observatória, em solo brasileiro, para a escolha da equipe que disputará os Jogos Olímpicos de Paris 2024 na modalidade salto. Ter um espaço como o Smile Talks para o debate sobre importantes aspectos da formação da equipe – e com atletas que estão disputando diretamente uma vaga nas Olimpíadas – é extremamente enriquecedor”, finaliza.
Já no sábado, 27, durante um almoço especial, a Hípica Paranaense recebe um Leilão Beneficente em prol do Hospital Pequeno Príncipe com valor revertido para a instituição.
Placar, Horários e Transmissão ao vivo
Imprensa CBH com informações Hípica Paranaense