Nessa segunda-feira, 25/11, no Rio de Janeiro, a eleição do presidente e vice-presidente e Conselho de Administração para a gestão 2025 a 2028 transcorreu com absoluta tranquilidade. Os representantes da chapa única Hipismo Forte e Ativa, Constantino Scampini, presidente, e Daniel Khury, vice-presidente, foram eleitos por aclamação.
Formaram o colégio eleitoral 17 Federações e seis representantes de atletas que participaram de modo presencial e online. A comissão eleitoral foi formada pelo Dr Gustavo Delbin, presidente, Dr. Luiz Felipe Santoro e Cel José Evandro Gervásio. Elano Pontes Melo, presidente da Federação do Amazonas, nomeou Tatiana Gutierrez, secretária geral da CBH, para secretariar a sessão.
Em seguida, o presidente Gustavo Delbin, deu início ao processo da eleição. Por ser uma chapa única, Almir Lustosa Vieira, presidente da Federação de Brasília, propôs a eleição por aclamação, o que foi prontamente aceito pelos membros da Assembleia. Depois foram eleitos os representantes das Federações para o Conselho de Administração da CBH, também por aclamação. A saber:
Geraldo de Almeida Pereira, representante das Federações – região Centro Oeste.
Marcelo Giovanetti D´Arienzo, representante das Federações – região Sudeste.
Renata Silva Holanda, representante das Federações – região Norte / Nordeste.
Valdir Roberto Toni, representante das Federações – região / Sul.
Colégio eleitoral e dirigentes reunidos no Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, após a bem-suedida eleição
Finalmente, aconteceu a eleição para membro independente do Conselho de Administração, tendo como candidatos Fernando Sperb e Ricardo Figueira Bidone, em que Sperb foi eleito por unanimidade. Ao final, Fernando Sperb, fez um breve discurso.
Constantino Scampini e Fernando Sperb: em cenário único com a praia de São Conrado ao fundo
“Por tudo que vocês falaram, pelas conversas que tivemos, pelo momento que estive à frente da CBH e também votação que acabei recebendo de todos vocês, fico realmente muito emocionado. A gente sempre se questiona se toda a doação que a gente faz, até que ponto está correta, se estamos agindo de forma adequada ou não”, destacou Sperb. “Vendo tudo isso que está acontecendo, eu tenho certeza de que tudo valeu e vale a pena. O sacrifício é grande, mas a paixão é muito maior, pelo esporte e tudo que nós fazemos”, acrescentou o dirigente.
Sperb também apontou alguns feitos esportivos, como o número de Nacionais e Internacionais de Adestramento, a expectativa para Pan-americano Enduro 2025 que será no Brasil, a realização do Sul-americano de Volteio e na modalidade Salto o sucesso dos Circuitos Amadores, Cavalos Novos, Juventude, Senior Top, em que os patrocinadores foram essenciais para o crescimento do esporte.
Na parte de gestão, destacou a melhor nota do GET, plano de Gestão, Ética e Transparência do COB. “Hoje a CBH tem a melhor nota do GET e é a Confederação que está em 1º lugar na prestação de contas, isso gerou um aumento gradual de arrecadação que se reverte diretamente ao esporte e federações”, disse Sperb. “Também conseguimos, pelo trabalho incansável do Nuno Eusébio, presidente da Camara Setorial de Equideocultura, a abertura das fronteiras sanitárias hoje podemos exportar cavalos para Europa, isso realmente é uma conquista muito grande”, emendou.
“Mas dito tudo isso, enquanto eu estava preparando esses pontos, eu pensei que o principal, na minha concepção, é o lado humano: o lado pessoal de toda essa gestão. Como todos sabem, nós tivemos uma eleição anterior conturbada, uma Confederação dividida há quatro anos”, pontuou o Sperb.
“Hoje temos uma Confederação unida, porque sempre tive a convicção e a certeza de que todas as pessoas que estavam divididas naquele momento, tinham um interesse maior, que é o esporte. Hoje nós temos uma união muito grande e isso realmente traz uma satisfação muito grande. (...) É o que eu costumo dizer, é o “ganha ganha”: o ciclo virtuoso em que todos também tem o reflexo virtuoso. Essa união realmente me deixa muito emocionado. Agradeço a toda equipe, capitaneada pela Tatiana (Gutierrez) e Valdir (Araújo), são pessoas que realmente fazem parte da minha vida para sempre”, enfatizou o presidente da CBH no ciclo 2022 a 2024.
“Eu não poderia deixar de agradecer também a cada diretor. Foram muitas reuniões individuais, pois eu achava que seria mais dinâmico. Traziam os problemas e já com algumas soluções. Todos foram muito hábeis nisso. Isso fez com que a gestão tivesse muito êxito”, pontuou.
“Então meu muito obrigado a cada um dos diretores e a cada presidente de federação também é muito obrigado por toda a paciência, por toda a compreensão e pelo trabalho conjunto que tivermos durante todo esse tempo. Eu fico aqui de coração partido, mas ao mesmo tempo muito feliz por estar e continuar junto com vocês e ter uma pessoa tão boa quanto Constantino como sucessor!”, finalizou Sperb, agora membro independente do Conselho de Administração da CBH.
Finalmente, o presidente eleito Constantino Scampini também fez um breve discurso. “Muito obrigado pela presença, pelo apoio, pelo voto de confiança, o que posso garantir é emprestar meus melhores esforços para que a coisa flua muito bem e que dê continuidade a esse trabalho sensacional que o Fefo (Fernando Sperb) fez com essa união e gestão colaborativa, que é fundamental”, disse Scampini.
“Eu também sinto a saída do Fernando Sperb, adoraria que ele continuasse, mas infelizmente não pôde. Então estou aqui, no espaço que deixou e muito difícil de ocupar, por conta do grande trabalho que ele fez. Agradeço a todos que estão aqui e também aos que participaram de longe, que espero que colaborem comigo. Espero honrar e fazer jus a esse voto de confiança”, destacou o novo presidente.
“Vamos tentar fazer alguma coisa ainda melhor para que o nosso esporte possa crescer ainda mais. Estamos em um momento de união muito mais concreto e conciso e esperando que nos próximos anos a gente conquiste muitas medalhas em todas as modalidades para ocupar um espaço maior no esporte nacional. (...) Em nossa gestão, estaremos abertos a todos os presidentes de Federações que serão tratadas indistintamente com absoluta igualdade, esse é o nosso projeto. Vocação e paixão é o que me move em estar aqui agora. Vamos em frente juntos nos próximos quatro anos”, finalizou Constantino.
Imprensa CBH