superior hipismo 2

portaltransparencia icone

ID CBH 4

Sem dúvida, a semana entre 21 e 25/5, foi especial para o hipismo brasileiro na Europa. A começar pelo tradicional 92º CSIO5* de Roma em que Brasil em que Yuri Mansur e Stephan Barcha foram os grandes protagonistas. No domingo, 25/5, Yuri Mansur com sua Miss Blue-Saint Blue Farm fizeram história na Piazza di Siena conquistando o GP5*, Rolex, a 1.60m, sendo agora o segundo brasileiro a vencer um GP da tradicional competição italiana e uma das principais do mundo. Rodrigo Pessoa é tricampeão 2001/2003/2009.

yuri piazzadisiena2505

Espetaculares, Yuri e Miss Blue-Saint Blue Farm, Brasileira de Hipismo fenômeno, a caminho da vitória no GP Rolex

Também no GP Rolex, a dupla campeã pan-americana e 5ª colocada em Paris, Stephan Barcha com Chevaux Primavera Império Egípcio, que em 2023 foi 3ª no mesmo GP, garantiu o 5º posto. Já no sábado, 24, Stephan venceu o Prêmio Loro Piana, a 1.55m, com sua nova montaria Dinoso Império Egípcio, adquirida pelo Haras Império Egípcio do cavaleiro olímpico Doda Miranda, no final de 2024. A dupla também emplacou em 2º lugar na 1ª prova a 1.50m em 23/5.

stephan primavera roma25

Stephan e Chevaux Império Primavera Egípcio, dupla campeã pan-americana, 5ª colocada em Paris 2024, vencedora dos principais GPs em solo nacional    

Montando Chevaux Hex-lup Império Egípcio, Brasileiro de Hipismo (BH) de 15 anos e considerado um verdadeiro rei em provas de velocidade no Brasil e agora na Europa, Stephan venceu a 2ª prova de velocidade, a 1.45m, em 23/5, em Roma.

stephan HEXLUP2205 01

Stephan e Chevaux Hex-lup Império Egípcio: reis em Roma e em qualquer outra pista quando o assunto é velocidade 

Vale destacar que Miss Blue Sain-Blue Farm, de 12 anos, criação do Haras Rosa Mystica e adquirida por Thalita Olsen de Almeida aos dois anos de idade, e Chevaux Primavera Império Egípcio, de 14 anos, criação do Haras Montana e propriedade do Haras Império Egípcio há três anos, fazem jus, sem dúvida, à qualidade do cavalo BH meio a elite mundial. Primavera foi formada no Brasil por Stephan Barcha desde as séries de Cavalos Novos até o mais alto rendimento na categoria Senior Top, vencendo praticamente todos principais GPs no Brasil, garantindo o bicampeonato brasileiro Senior top 2021/2022 (rendimento máximo) e o ranking brasileiro Senior top 2022.

stephan gprolex2505

Stephan e Chevaux Primavera Império Egípcio: rotina de conquistas

Já Miss Blue Saint-Blue Farm também foi iniciada no Brasil, disputou provas de cavalos novos e sua subida meteórica ao alto rendimento começou há cerca de três anos no Exterior, quando passou para sela de Yuri Mansur. Entre as conquistas anteriores estão, entre outras, a histórica vitória no GP de Hamburgo na Alemanha em 2024 e, em 2025, o bronze no GP Rolex na Holanda e a vitória no GP de Fontainebleau na França, além de ter integrado o Time Brasil em Paris 2024.

yurigprolex2505 1

Yuri e a craque Miss Blue Saint-Blue Farm, filha de Chacco-Blue em VDL Zirocco Blue, perfeição e orgulho do Brasil

Yuri massimoargenziano galope2504

Yuri e Miss Blue-Saint Blue Farm, conjunto 100% brasileiro, ovacionados na Piazza di Siena

Dinozo Império Egípcio, garanhão sela-francês de 12 anos, que antes concorria com Doda Miranda então com o nome de DTC Dinozo un Prince, também chegou ao auge no Brasil, vencendo GP Indoor 2023 e Campeonato Brasileiro Senior Top no mesmo ano, entre outras conquistas. Stephan Barcha foi o melhor cavaleiro do CSIO5* de Roma Troféu Piero e Raimondo D´Inzeo empatado com o irlandês Cian O´Connor e Yuri Mansur fechou em 3º no computo geral, entre 64 cavaleiros e amazonas top mundiais.
 
stefan dinozo2405 1
 
Stephan e Dinozo Império Egípcio: uma dupla que vem quente na temporada 2025 já com vitória em GP 5* Estrelas  
 
Lembrando ainda que o Brasil contou com nada menos que quatro representantes no GP Rolex e dois - Yuri e Miss Blue Saint-Blue Farm e Stephan com Chevaux Primavera Império Egípcio - já tem vaga garantida no GP5* Rolex, no CHIO Aachen, na Alemanha, entre 1 e 6 de julho, mesmo local sede do Mundial em 2026.

"Sem dúvida, essa semana, a conquista maior foi a do Yuri no GP Rolex. Mas o conjunto todo também é muito importante. As duas éguas Brasileiras do Hipismo e também o Dinozo refletem a qualidade na formação de cavalos novos e dos circuitos de alto rendimento no Brasil. Stephan, que está dividindo sua agenda entre o Brasil e Europa, saiu direto da Copa JK em Brasília, onde conquistou o tri consecutivo em 18/5 para vencer em Roma. São resultados que provam que o circuito Senior Top no Brasil bem como o Circuito de Cavalos Novos, agora com pouco mais de três anos no atual formato, mostram que estamos no caminho certo tanto na formação dos cavalos e como na preparação e competividade dos cavaleiros no alto rendimento", destaca Daniel Khury, diretor de Salto da CBH e experiente cavaleiro.

daniel piet constantino jan25

Daniel Khury, diretor de Salto e vice-presidente da CBH, Piet Raijmakers, novo técnico do Time Brasil no ciclo olímpico Los Angeles 2028, e Constantino Scampini, presidente da CBH, em janeiro de 2025, na Sociedade Hípica Paulista

Vale lembrar ainda que mais um BH esteve a postos no CSIO de Roma, Celtic Boy JMen, de 11 anos, formado nas provas de Cavalos Novos no Brasil e que chegou até a categoria Senior Top, com Daniel Khury, representou a Argentina na condução de Marino Ossa.

As conquistas não pararam por aí. Encerrando o CSIO3* de Peelbergen, na Holanda, a amazona olímpica Luciana Diniz com Vertigo triunfou no GP, pódio que também contou com o jovem talento João Victor Castro, em 3º, montando Kenzo Quality Z. Em Portugal, no CSI2* de Lisboa, Felipe Guinato com Chiron RC, venceu o mini-GP, em 24/5, e ficou em 6º no GP, em 25/5. Destaque ainda para vitória de Vinícius Paulino Pereira da Silva com Hector d´Ecaussines na qualificativa do GP em 21/5 no Internacional 2* em Martofte, na Dinamarca.

Enquanto isso, no Italian Champions Tour, concomitantemente com o CSIO de Roma, entre outras classificações, foram duas as vitórias do Brasil com Luiz Francisco de Azevedo na primeira prova a 1.45m. Já Felipe Nagata integrando o Time FHORSE, venceu a prova final e a disputa por equipes que também teve Luiz Felipe de Azevedo Neto e Mariana Frauches na equipe Fapel Presented by ICT 1983, 3ª colocada. Boas atuações de Bernardo Alves, incluindo uma vitória a 1.40m, e Eduardo Menezes no Internacional 2* de Opglabeek, na Bélgica.

piet roma2025

O novo técnicoTime Brasil de Salto, o holandês Piet Raijmakers, destaca: "com a qualidade dos cavaleiros e cavalos do Brasil, temos boas condições e chances nas principais competições mundiais. Vamos trabalhar para o Mundial de Aachen 2026 que é nosso grande objetivo nesse início do ciclo olímpico."

 

Imprensa CBH com imagens: Luis Ruas e Piazza de Sienna - FISE / M. Argenziano

 

Patrocinadores:

logo rocha 35          anonimo 

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.